Algarve: descubra os tesouros do Baixo Guadiana
A zona do Sotavento algarvio, mesmo na fronteira com Espanha, tem muito para explorar. O Baixo Guadiana está repleto de maravilhas da Natureza e estende-se por uma área que vai desde o movimentado litoral, principalmente no verão, até ao despovoado interior.
Desde castelos a algumas das praias mais procuradas do Algarve, a região do Baixo Guadiana tem muito para visitar, estendendo-se ao longo dos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim, que têm no Rio Guadiana o seu grande denominador comum. Esta zona ostenta autênticos tesouros da Natureza e uma diversidade de paisagens belíssimas, a que se junta um clima atrativo. No entanto, também nos meses mais frescos não faltam motivos que justificam uma visita a esta região, propícia também a experiências repletas de adrenalina para colocarem à prova o seu espírito de aventura. Siga o roteiro proposto pelo All About Portugal e descubra uma região encantadora.
Parque Natural da Ria Formosa, Vila Real de Santo António
É um dos locais de maior beleza e riqueza natural em todo o Algarve, tendo sido eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Ostenta uma área com cerca de 18 mil hectares e alonga-se por vários concelhos e por 60 quilómetros do litoral algarvio. Classificada como Parque Natural desde 1987, a Ria Formosa é a “casa” de uma das maiores comunidades de cavalos-marinhos em todo o mundo. Os cavalos-marinhos de focinho longo e de focinho curto são as duas espécies mais comuns, e que um mergulho a baixas profundidades costuma permitir observar. Durante a época de hibernação, costuma albergar cerca de 20 mil aves aquáticas, incluindo espécies raras como a marrequinha ou a gaivota de cabeça preta. Hoje em dia, a Ria Formosa é também utilizada para a produção natural de bivalves com destaque para as amêijoas e para as ostras.
Grande Rota do Guadiana, Vila Real de Santo António
Para os amantes da Natureza, este é um roteiro que não podem perder. A pé ou de bicicleta, a Grande Rota atravessa os três concelhos do Baixo Guadiana, num percurso de 65 quilómetros, que vai até Mértola, já no Alentejo, estendendo-se por um total acumulado superior a 150 quilómetros. O percurso que une o litoral algarvio ao interior serrano é feito sempre nas proximidades do rio e está repleto de paisagens belíssimas e diversificadas, património histórico e cultural, aventura e ar puro. A possibilidade de observar uma assinalável diversidade de fauna e flora existente é outra das atrações da Grande Rota do Guadiana, que está dividida em vários setores de diferentes distâncias.
Praia de Monte Gordo, Vila Real de Santo António
As águas do mar tradicionalmente tranquilas e amenas, bem como a extensão do areal são fatores que fazem com que seja presença constante em qualquer roteiro das melhores praias do Algarve, sendo a opção de muita gente para ser o seu destino de férias. Os barcos de pesca artesanal e o largo cordão dunar conferem um bonito colorido à paisagem, enquanto que o vasto pinhal, situado bem próximo da praia, é ótimo para animados almoços em família ou com amigos. A zona central da praia está enquadrada pela avenida marginal que apresenta espaços ajardinados, hotéis, bares e restaurantes, em que o peixe grelhado e os mariscos frescos são dos pratos mais escolhidos. Outras duas praias de água salgada muito procuradas na zona do Baixo Guadiana são a Praia da Manta Rota, igualmente no concelho de Vila Real de Santo António, e a Praia Verde, em Castro Marim.
Parque Aventura, Vila Real de Santo António
Uma proposta diferente para quem gosta de aventura ou quer viver uma experiência desafiante para testar os seus limites, em família ou com amigos. Há cinco percursos de arborismo, mais ou menos radicais consoante a experiência, determinação ou a preparação física dos participantes. Curioso, aventureiro e destemido são os três níveis disponíveis, em que os participantes são desafiados a superar vários obstáculos, sempre, como o nome indica, em altura, entre árvores. O Parque Aventura está instalado no Complexo Desportivo da cidade algarvia, pertíssimo de Monte Gordo, e até as crianças podem experimentar. Só têm de ter, pelo menos, quatro anos e mais de um metro de altura.
Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
Eis outra pérola da Natureza. Foi o objetivo de assegurar o equilíbrio dos ecossistemas e proteger uma zona húmida com características únicas, situada próximo do estuário do Rio Guadiana, que levou à sua criação em 1975. Assume-se como uma das mais importantes zonas húmidas de Portugal e foi a primeira Reserva Natural a ser criada no país. Esta área protegida do Baixo Guadiana estende-se ao longo de 2300 hectares, que incorporam sapais salgados, corpos de água salobra e salinas, assim como um número apreciável de espécies florísticas e faunísticas. Para além dos peixes e dos bivalves, esta zona húmida é também reconhecida como local importante de passagem e nidificação de numerosas aves aquáticas, como o Pato-real ou o Flamingo sendo considerada uma das áreas de maior interesse ornitológico de Portugal.
Castelo de Castro Marim
Classificado como Monumento Nacional desde 1920, é um dos “ex libris” do concelho de Castro Marim e constitui umas das construções mais representativas da época da Idade Média ao longo do rio Guadiana, tirando partido da localização geo-raiana estratégica da vila. Mandada construir pelo Rei D. Afonso III no século XIII, a fortaleza apresenta um pano de muralha semicircular e proporciona vistas soberbas sobre a envolvente e o Rio Guadiana. No interior das muralhas destacam-se o Castelo Velho, de possível construção muçulmana, e a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires. Possui ainda algumas ruínas em que se incluem o antigo palácio dos alcaides. No interior do Castelo há um núcleo museológico, onde se pode apreciar um interessante conjunto de achados arqueológicos, que vão desde a Idade do Bronze até à Idade Média.
Forte de São Sebastião, Castro Marim
É num ponto sobranceiro que se ergue esta estrutura militar construída durante o século XVII, com o intuito de melhorar o sistema defensivo de Castro Marim durante a Guerra da Restauração. Esta bem conservada fortaleza, edificada num local em que anteriormente terá havido uma ermida dedicada a São Sebastião, possui um pano de muralha de planta irregular, sustentada em cinco baluartes defensivos. A porta principal está virada para Norte, no sentido do Castelo e do burgo. Em conjunto precisamente com o Castelo, o Forte apresenta-se como uma das mais imponentes praças de guerra do sul de Portugal. Para além da arquitetura do Forte aproveite também para apreciar a bela panorâmica sobre a vila e o Rio.
Praia Fluvial do Pego Fundo, Alcoutim
A meio quilómetro do centro de Alcoutim, em pleno interior algarvio, encontra-se aquela que é a única praia fluvial da região. Respira tranquilidade e esse é um dos fatores que a leva a ser muito procurada por habitantes, mas também por turistas, que procuram fugir às muito concorridas praias do litoral, seja para passar um dia de férias diferente ou mesmo um período mais longo. A beleza envolvente, bem como a apelativa temperatura da água que, por vezes, chega a atingir os 28 graus são outros fatores apreciados por muitos veraneantes. Situada nas proximidades do Rio Guadiana, na margem esquerda da Ribeira de Cadavais, e em plena comunhão com a Natureza, possui uma agradável zona de areal e de sombras. Apresenta boas infraestruturas e os títulos de “Bandeira Azul” e de “Praia Acessível” são reveladores da sua qualidade.
Zona Ribeirinha de Alcoutim
É um dos locais mais aprazíveis de Alcoutim. Integra uma marina, dois cais e áreas ajardinadas. Para além de poder passear junto ao Guadiana pode também contemplar as estátuas do Contrabandista, no cais velho, do Pescador, ao lado da Capela de Santo António, e a do Guarda Fiscal, situada na esplanada do quiosque. Este sítio proporciona excelentes panorâmicas sobre o rio e sobre a vizinha vila espanhola de Sanlúcar de Guadiana. Aproveite e aprecie também a colorida Lontra, em grande escala, que o artista português Bordalo II concebeu na margem do rio, no âmbito da coleção Big Trash Animals, que visa chamar a atenção para a poluição através de obras criadas a partir de lixo recolhido nas ruas.
Castelo de Alcoutim
É um dos monumentos mais visitados do concelho de Alcoutim e impressiona pelas vistas sobre o Baixo Guadiana que proporciona e também pelo assinalável pano de muralha com torres defensivas. Foi construído no século XIV, no cimo de uma colina, para ajudar a defender a fronteira e, inicialmente, apresentava uma estrutura arquitetónica simples, em forma quadrangular, e apenas uma porta virada a Norte. Dois séculos depois é que foi aberta a porta ogival, virada para o rio. No interior do Castelo, o Núcleo Museológico de Arqueologia possui duas exposições permanentes sobre jogos intemporais e sobre o património arqueológico de Alcoutim. No jardim encontra-se o “Túnel do Contrabando”, uma instalação artística criada por uma Cooperativa espanhola.
Recomendado
Mais Lidos