Os melhores locais para visitar

Património em Portugal

MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea

  • património

Praça do Império
1449-003, Lisboa

Lisboa

Convento de São Francisco

  • património

Avenida da Guarda Inglesa, 1-A - Calçada de Santa Isabel
3040-193, Coimbra

Coimbra

Conjunto monástico austero e simples, denotando o espírito franciscano que esteve na sua base. Merecem uma atenção especial o claustro, de linhas clássicas e composto por elementos eruditos, e o anterrefeitório, lavabo e refeitório, com abóbadas de barrete de clérigo e decoração interior em azulejos característicos do período. A construção do convento foi iniciada em 1602 e, em 1888, o espaço é ocupado pela Fábrica de Lanifícios de Santa Clara, que aí se mantém a laborar durante mais de um século descaracterizando o edifício. Em 1995, o convento é adquirido pela Câmara Municipal de Coimbra a fim de ser transformado …

Centro Português de Fotografia

  • património

Largo Amor de Perdição
4050-008, Porto

Porto

Instalado no edifício da antiga Cadeia da Relação, o Centro Português de Fotografia foi criado em 1997, ainda antes da total requalificação e ampliação. Desde 2001, o Centro oferece um programa anual de exposições temporárias a par do Núcleo Museológico permanente que inclui uma tão rara quanto valiosa exposição de máquinas fotográficas. Os visitantes podem aceder ainda a uma biblioteca especializada, uma loja, e um serviço gratuito de visitas guiadas ao edifício e às exposições.

Quinta das Lágrimas

  • património

Estrada das Lágrimas
3040-266, Coimbra

Coimbra

A importância deste local está sobretudo relacionada com a história dos amores de Dom Pedro e Dona Inês de Castro. É de salientar a beleza romântica da Quinta, a raridade de alguns exemplares botânicos (alguns classificados como árvores de interesse nacional), a janela gótica e a fonte, apontada como sendo a Fonte dos Amores cantada por Camões. O Solar da Quinta, construído no século XVIII pela família Osório Cabral, alberga atualmente um hotel de charme.

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC)

  • património

Rua dos Correeiros, 9
1100-161, Lisboa

Lisboa

Este núcleo arqueológico debruça-se sobre as diversas fases de ocupação da baixa lisboeta, apresentando as sucessivas estruturas construídas nesta zona da cidade, desde o período romano até ao século XVIII. Conserva um importante conjunto de cetárias, três pequenas piscinas que faziam parte de umas termas, um mosaico, um troço de via romana e materiais cerâmicos dessa época.

Igreja de São Torcato

  • património

Rua da Santíssima Trindade
2100, Coruche

Coruche

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

  • património

Rua Serpa Pinto, 4
1200-444, Lisboa

Lisboa

O Museu do Chiado, ou Museu Nacional de Arte Moderna, oferece uma panorâmica da arte portuguesa de 1850 a 1960, ou seja, desde o período romântico até ao modernismo, passando pelo naturalismo, surrealismo e abstracionismo. Subordinada ao tema "De Columbano ao Modernismo", é a maior coleção de arte portuguesa contemporânea, com obras de pintura, escultura e desenho. Dispõe ainda de uma secção de arte francesa dos finais do século XIX. Recebeu uma menção honrosa no Festival Europeu de Museus de 1996.

Museu Nacional do Traje

  • património

Largo Júlio de Castilho, 2
1600-483, Lisboa

Lisboa

Instalado no palácio Angeja-Palmela, ao Paço do Lumiar, este museu integra coleções de indumentária civil dos séculos XIV a XX, trajes populares, trajes de ópera, acessórios de épocas distintas, brinquedos dos séculos XIX e XX, entre outras curiosidades. A fim de manter o seu acervo em pleno estado de conservação, o museu segue uma política de apresentação temporária e rotativa das 35 mil peças que o compõem, realizando diversas exposições temáticas. A tecnologia têxtil é objeto de uma exposição permanente, que inclui uma apresentação das técnicas de fiação, tecelagem e estampagem manual de tecidos. O museu dispõe ainda de uma …

Museu Nacional do Teatro e da Dança

  • património

Estrada do Lumiar, 10
1600-495, Lisboa

Lisboa

Museu instalado no antigo Palácio do Monteiro-Mor, a exibir uma vasta panóplia de objetos relacionados com o universo do teatro. A exposição inclui fotografias, vinhetas humorísticas alusivas a atores famosos do século XX, trajes e adereços de cena, objetos pessoais de atores, maquetes de cenários, figurinos, programas, cartazes, caricaturas, desenhos, teatros de papel, discos, filmes, entre outras peças evocativas da vida e carreira de personalidades ligadas à arte de representar. De salientar uma secção especialmente dedicada à fadista Amália Rodrigues.

Museu de Arte Popular

  • património

Avenida de Brasília, 202
1400-038, Lisboa

Lisboa

Museu dedicado às artes populares e ao artesanato tradicional, a apresentar um conjunto de peças que, na sua maioria, já haviam estado patentes na Exposição de Arte Popular Portuguesa de 1935, em Genebra. A exposição encontra-se distribuída por províncias, documentando a enorme diversidade existente entre as regiões do país. Destacam-se o vestuário, a cerâmica, o mobiliário, os utensílios de trabalho, as filigranas, a cestaria e a pintura. Inicialmente projetado para acolher a Exposição do Mundo Português, de 1940, o edifício do museu foi posteriormente remodelado e adaptado às suas novas funções.

1 2 3 ... 998 999 1000 >