Aventure-se num roteiro radical para crianças
Quer viver um dia diferente com as crianças e proporcionar-lhes uma experiência radical com diversão garantida? Não faltam locais para o fazer.
Levar as crianças a voar ou a conduzir um kart são duas das diversas atividades de vertente radical que pode realizar com os mais novos em Portugal. O All About Portugal preparou um roteiro que vai do Norte ao Sul e nem as ilhas dos Açores e da Madeira ficam de fora deste périplo onde a aventura e a diversão estão asseguradas.
Acrobacias no airbungee em Braga
Neste roteiro radical não podiam faltar Parques Aventura. Situado em Braga, o Picoto Park disponibiliza atividades para petizes a partir dos três anos como trampolins, insufláveis, pedal karts ou circuito aventura. Para quem tiver mais um ano pode também experimentar o arbokids, um percurso de pontes suspensas, ou fazer escalada. A partir dos seis anos, os miúdos já poderão aventurar-se a fazer tubbing, onde deslizam sentados numa boia, ou a realizar acrobacias no airbungee.
Testar vertigens no Teleférico da Penha
Eis uma experiência divertida que poderá criar um friozinho na barriga consoante os miúdos estejam habituados ou tenham receio de alturas. O Teleférico de Guimarães faz a ligação entre a cidade minhota e a Montanha da Penha ao longo de um percurso de 1.700 metros, que vence 400 metros de altitude em poucos minutos, numa viagem feita num ritmo lento que permite desfrutar de uma bela panorâmica. Chegados ao topo, a envolvência do Santuário da Penha permite usufruir de mais vistas e da Natureza no seu esplendor.
Conduzir um carro de estilo tobogã em Ribeira de Pena
O Alpine Coaster, que permite viagens em carros de estilo tobogã ao longo de 700 metros repletos de curvas, subidas e descidas, é uma das atrações do Pena Aventura, localizado em Ribeira de Pena e que os petizes entre os três e os oito anos podem fazer na companhia de um adulto. A partir dos nove já se podem aventurar sozinhos ao “volante”. As crianças podem ainda testar a destreza no percurso aventura kids, adequado para idades entre os seis e os 11 anos, fazer slide, ou conduzir um crazy kart.
Saltar em queda livre na Maia
Os seus filhos sonham voar como os super-heróis preferidos e gostava de lhes proporcionar essa experiência radical? A partir dos cinco anos, qualquer criança ou adulto pode praticar o indoor skydiving, praticado num túnel de vento vertical que simula um salto em queda livre de quatro mil metros. Os miúdos podem testar a adrenalina, enquanto se divertem e melhoram a coordenação motora e confiança. O túnel de vento da DreamFly, que tem espaços na zona do Porto e de Lisboa, gera velocidades até aos 300 km/hora.
Acelerar ao volante de um kart na Batalha
Por norma, quando observam os pais a conduzir, as crianças costumam imaginar-se nesse papel. Para as ajudar a concretizar esse sonho, um passeio de kart é uma sugestão que certamente vão gostar de experimentar. Existem diversos kartódromos espalhados pelo país e muitos admitem pequenos pilotos. Um deles é o Euroindy, situado na Batalha, onde há karts elétricos para petizes dos seis aos 12 anos. A partir desta idade, e desde que tenham 1,45 metros de altura, já podem testar a perícia ao volante de um kart com 270 centímetros cúbicos.
Batalhas de pistolas de água em Mafra
Se acha que o paintball é uma atividade mais indicada para adultos, o Megacampo Adventure Park, localizado perto de Lisboa, ajuda a desmistificar essa ideia. Para miúdos a partir dos três anos, a diversão está garantida com as batalhas de pistolas de água ou com dardos de esponja. Para quem tiver o dobro da idade, há o mini e o soft paintball com bolas mais pequenas e equipamento de baixo impacto. É considerado o maior parque do género da Península Ibérica e tem 12 cenários para explorar.
Andar de skate em Lisboa
Andar de skate, patins ou fazer acrobacias de trotinete é outra ideia que sugerimos neste roteiro radical. Situado no Parque das Nações, o Skatepark Expo oferece um extraordinário enquadramento com vistas para o Rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama. Dispõe de diversas rampas, corrimões e uma área de bowl, para os mais experientes. Não faltam parques radicais espalhados pelo país. Na zona do Porto, no Skate Park de Ramalde, há aulas gratuitas para quem tiver mais de seis anos e se quiser iniciar.
Fazer arborismo em Lagos
Neste parque situado no Algarve, os mais novos são convidadas a testar a destreza, agilidade e força num dos dois circuitos de arborismo disponíveis. No nível curioso, a altura mínima é de um metro, enquanto que no aventureiro, a medida exigida é 1,20m. Há também um campo de paintball com 2.500 metros quadrados, em que a idade mínima são os 10 anos. No Algarve, existem ainda Parques Aventura em Albufeira e Vila Real de Santo António, aqui só com a vertente de arborismo.
Descer até ao Funchal em carros de cesto
Aí está uma tradição com mais de um século que promete adrenalina às crianças que experimentarem este pitoresco “meio de transporte”, que é uma das atrações turísticas da ilha da Madeira. Feitos em vime sobre dois patins de madeira, os Carros de Cesto são empurrados durante dois quilómetros por dois "Carreiros" que conduzem estes veículos pelo percurso que liga a freguesia do Monte, a 500 metros de altitude, até à localidade do Livramento, nas proximidades do Funchal.
Recomendado
Mais Lidos