10 Parques Aventura de Norte a Sul de Portugal
Com mais ou menos adrenalina, consoante o gosto de cada um, há Parques Aventura espalhados por Portugal, que lhe garantem um dia bem radical e muito divertido.
Quer passar um dia diferente acompanhado pela família, amigos ou mesmo colegas de trabalho? Os Parques Aventura são uma excelente opção para o fazer e estão repletos de atividades desafiantes que o vão fazer sair da sua zona de conforto e, em alguns casos, testar a sua adrenalina ao máximo. Desde paintball, karting ou arborismo até bungee jumping, jogar bubble football ou ter a sensação de “voar”, há muita oferta de atividades de índole radical para experimentar em boa companhia. O All About Portugal preparou um roteiro com os melhores parques de atividades ao ar livre do país, e vai poder constatar que a oferta é bastante diversificada e que vai de Trás-os-Montes até ao Algarve. A maior parte dispõe de programas para famílias, grupos, team building, despedidas de solteiro ou aniversários.
Diverlanhoso - Parque Aventura, Póvoa de Lanhoso
Com uma área de 170 hectares e uma oferta de mais de 50 atividades, é apresentado como o maior dos Parques Aventura em toda a Península Ibérica e também como um dos maiores na Europa! Para os mais destemidos há bungee jumping, salto de pêndulo ou salto negativo, em que os participantes podem atingir até 14 metros de altura em menos de um segundo. A diversão e a adrenalina estão igualmente garantidas com as pontes suspensas, a Mina Labirinto Subterrânea, rappel, escalada, paintball, canyoning ou rafting. Este parque situado no coração do Minho, bem próximo do Parque Nacional da Peneda-Gerês, possui ainda um restaurante panorâmico que serve cozinha regional e diversas opções de alojamento em comunhão com a Natureza.
Picoto Park, Braga
O quick jump, em que os participantes se lançam para o vazio e se deixam cair numa queda livre de 18 metros de altura até chegarem ao solo de forma progressiva é uma das experiências que suscita emoções fortes neste parque. Situado num monte sobranceiro a Braga, proporciona uma estupenda panorâmica sobre a cidade. Circuito de arborismo panorâmico, slide, bumperball, zorb ball, em que os participantes entram em bolas insufláveis gigantes com três metros de diâmetro, escalada, paintball ou tiro ao alvo são outras das atividades disponíveis. Para crianças a partir dos três anos, há trampolins, insufláveis, pedal karts, mini-golf ou o Eco Fun com a sua eco roda e eco carrossel, que se distinguem por serem equipamentos de madeira, movidos a manivela e sem consumo de energia elétrica.
Pena Aventura, Ribeira de Pena
Já se imaginou a “voar” a 150 metros de altura durante mais de um quilómetro e meio? É o que poderá fazer no fantasticable, a “estrela da companhia” deste parque de atividades lúdicas e de desportos aventura localizado em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real. Presos a um cabo, os “corajosos” que aceitam este desafio podem atingir a velocidade de 130 quilómetros à hora, no equipamento que é um dos maiores fantasticable em todo o mundo. Outra atividade muito procurada neste que é um dos melhores Parques Aventura do país é o Alpine Coaster, onde vai poder subir e descer em carros de estilo tobogã ao longo de 700 metros repletos de curvas e contra curvas. A oferta de atividades é vasta e vai desde o crazy cart ou big air jump, com saltos até sete metros de altura para um colchão gigante insuflável, ao slide, escalada, paintball, percursos aventura ou rafting.
Azurara Parque Aventura, Vila do Conde
A possibilidade de fazer uma descida em slide ao longo de 300 metros é uma das atrações deste parque de atividades radicais, que conjuga adrenalina e Natureza na perfeição. Estão disponíveis um conjunto de experiências de índole radical ligadas ao ar, terra e água. Há atividades para todas as idades a partir dos três anos, desde as mini pontes aos slides de 30 metros, a piscina de barquinhos, a cama elástica ou andar a cavalo. Para os mais velhos existe tiro com arco e tiro à lata, canoagem, circuitos de arborismo, air bungee, rappel, canoagem, stand up paddle ou caça ao tesouro diurna e noturna. Paintball, passeios em canoa à nau e boias radicais são algumas das atividades que podem ser realizadas por grupos. O parque situa-se perto da cidade de Vila do Conde, do Rio Ave e da Praia da Azurara e é acessível também de metro.
Fun Park, Ourém
Gosta de testar a sua perícia ao volante? Este parque situado na zona Centro, bem próximo de Fátima, tem disponíveis várias opções de karts para se poder divertir e acelerar em segurança. Para os adultos há karts mais tradicionais e outros mais modernos, ambos com motores de 270 centímetros cúbicos, enquanto que os mais novos poderão experimentar um kart de iniciação ou testar um kart de dois lugares, com a companhia de alguém mais velho. Há também provas cronometradas para quem gosta de competição. O ideal é juntar um grupo de, pelo menos, 15 pessoas. Há comissários de pista, cronometrista e até espumante para o pódio. Outras atividades radicais disponíveis neste parque são o arborismo, paintball, slide, escalada, rappel ou percursos de orientação.
Megacampo Paintball & Adventure Park, Mafra
O paintball é a “especialidade” deste parque com 40 hectares, situado a meia hora de Lisboa. É tido como o maior parque da Península Ibérica dedicado ao jogo que tantos praticantes tem, dispondo de 12 cenários cinematográficos para explorar. Os nomes são sugestivos e vão desde o Forte Apache, Vietname, Iraque, Stonehenge, Kamikaze, Pontes do Rio Kwai até ao Templo Perdido. Para as crianças, a partir dos três anos, o divertimento está assegurado com as batalhas de bisnagas de água ou com dardos de esponja. Há também a possibilidade de praticar laser tag e airsoft e, quem preferir outro tipo de atividades, igualmente divertidas, pode desfrutar dos megainsufláveis, das lutas de sumo, do bootcamp challenge ou da ponte himalaiana.
Parque Aventura Cova da Baleia, Mafra
No mesmo concelho, e não muito longe, fica outro dos Parques Aventura que incluímos nesta lista e que dispõe de 60 mil metros quadrados vocacionados para atividades de lazer, entretenimento e aventura ao ar livre. Se os dois circuitos de arborismo, a sete metros de altura, vão testar a sua coragem, concentração e equilíbrio, o paintball para adultos e para crianças é uma excelente escolha para reforçar o espírito de equipa e de competitividade. Há também escalada, slide, salto Tarzan, batismo de mergulho, tiro com arco ou percursos de orientação. Para os mais pequenos existe ainda um insuflável em forma de crocodilo, matraquilhos humanos, jogos cooperativos ou um trampolim, que é sinónimo de muita gargalhada.
Parque Aventura Sniper, Loures
Já jogou futebol “equipado” com uma bolha gigante e insuflável? É este o pressuposto do bubble football, cujo objetivo é jogar em equipa e marcar golos como no futebol tradicional com o interesse adicional de poder derrubar os adversários sem ser admoestado com cartões. Esta é uma das atividades mais divertidas deste parque localizado às portas de Lisboa que possui também diversos cenários de paintball, desde o Vietname até ao Farwest. É possível igualmente jogar de noite, o que aumenta a dificuldade e a emoção. Rappel, slide, escalada, pontes de cordas, tiro com arco, matraquilhos humanos, bazooka ball ou arrow tag são outras das atividades de vocação radical que se podem experimentar.
Adventure Park, Oeiras
“Armas” com 70 metros de alcance são algumas das aliciantes do combate laser, atividade ao ar livre que ajuda a fortalecer o espírito de equipa e a definição de estratégias. Cada participante tem uma arma de infravermelhos que dispara feixes invisíveis e que está equipada com sensores que captam os tiros dos adversários. Esta é uma das experiências deste parque situado no Complexo Desportivo do Jamor, nas imediações do Estádio que habitualmente acolhe a final da Taça de Portugal de futebol. Há também arborismo, onde se pode explorar a pequena floresta ou o mega circuito, um dos maiores da Península Ibérica, cujos obstáculos terminam sempre com um slide de 200 metros. Canoagem e orientação completam o lote de atividades disponíveis e que prometem umas horas divertidas e cheias de adrenalina.
Parque Aventura, Lagos
Arborismo e paintball são as duas atividades propostas neste parque que é apenas mais uma “prova” de que o Algarve tem muito para oferecer para além das praias. É uma ótima forma de passar um dia diferente e viver uma experiência desafiadora junto de familiares ou amigos. No arborismo, existem diversos percursos e três níveis, mais ou menos exigentes conforme a preparação física, experiência e determinação de quem aceitar o desafio de superar vários obstáculos entre árvores. Até as crianças podem testar a sua força e agilidade, bastando ter, pelo menos, um metro de altura e quatro anos de idade. Em relação ao paintball, as emoções fortes não vão faltar com um campo de cerca de 2.500 metros quadrados, repleto de obstáculos naturais e artificiais. No Algarve, há ainda Parques Aventura em Albufeira e Vila Real de Santo António.
Recomendado
Mais Lidos