Fazendo jus à faceta de exímios curiosos e exploradores, os miúdos adoram conhecer locais novos, ter experiências diferentes e fazer férias em família. De Norte a Sul de Portugal, há destinos encantadores para passar uns dias de descanso ou, pelo contrário, cheios de movimento e aventura. Embarque nesta viagem na companhia do All About Portugal e fique a conhecer 10 regiões com muitos motivos de interesse para conhecer no verão, ou até na primavera, na companhia da família. Prepara-se para uma viagem cheia de praia, Natureza, monumentos, lugares repletos de história, Património e atrações para as crianças.

Gerês/Minho

Gerês/Minho

O norte de Portugal é uma região rica em Natureza e áreas verdes, mesmo nos meses mais quentes. Sugerimos que este roteiro comece no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que se distingue pela diversidade botânica, faunística e histórico-cultural. Há inúmeros trilhos pedestres, mas se os miúdos preferirem antes refrescar-se, há cascatas deslumbrantes para desfrutar. Há também miradouros com paisagens de cortar a respiração como o da Pedra Bela, que oferece uma panorâmica esplêndida sobre as pontes do Rio Caldo, onde há várias praias fluviais, muito procuradas no verão. Na do Alqueirão, o Water Park Gerês é um parque de insufláveis que garante animação para toda a família. Não muito longe, há cidades do Minho que as crianças vão adorar conhecer. Em Braga, não podem perder uma subida pelo elevador movido a água ao imponente Santuário do Bom Jesus do Monte, classificado como Património Mundial. Já em Guimarães, é incontornável uma visita ao Castelo, onde terá nascido o primeiro rei de Portugal, enquanto que em Viana do Castelo, a Fábrica do Chocolate promete tentar miúdos e graúdos.

Porto/Douro

Porto/Douro

Ainda no Norte, a zona do Porto e a extensa área que é banhada pelo Rio Douro é outro dos destinos que propomos para descobrir em família. Duas formas divertidas de o fazer é de barco ou de comboio ou, melhor ainda, conjugando os dois. Na cidade do Porto, sugerimos um passeio pelos bonitos Jardins do Palácio de Cristal, onde os miúdos vão, de certo, gostar de conhecer cada canto. O Sea Life, um aquário “gigante” que é a “casa” de três mil criaturas marinhas, é outra das atrações para umas férias em família. A própria Estação de São Bento, de onde saem os comboios com destino ao Peso da Régua, constitui um interessante ponto de visita para os mais pequenos que vão ficar maravilhados com o seu átrio revestido a azulejos. Fazendo o percurso inverso ao do rio, Peso da Régua, Pinhão, Pocinho ou Barca d’Alva são outras das localidades a conhecer, caso decidam fazer um dos vários cruzeiros que estão disponíveis nos meses mais quentes. O Alto Douro Vinhateiro está classificado como Património Mundial e distingue-se pelas paisagens dignas de postais em que o rio segue junto de vinhas em socalcos.

Coimbra

Coimbra

Até prova em contrário, o Portugal dos Pequenitos tem presença garantida no “top 10” de atrações para crianças a nível nacional. Trata-se de um parque temático dedicado aos mais novos e onde diversão, aprendizagem e descoberta se misturam. Desde casas típicas das diversas regiões aos monumentos mais importantes de Portugal, há muito para ver, tudo em tamanho reduzido. Ainda em Coimbra, sugerimos uma ida à Universidade, a mais antiga do país, e também ao Exploratório Infante D. Henrique, espaço que atesta que é possível conjugar diversão, ciência e tecnologia. Relativamente perto, a grandiosa Mata Nacional do Bussaco é outro ponto que os petizes vão adorar conhecer por oferecer uma assinalável variedade de tipos de árvores, intercalados por pontes, lagos e fontes. Não menos interessante é o jardim do emblemático Palace Hotel do Bussaco. Se os miúdos apreciarem história não deixe de os levar igualmente às ruínas de Conímbriga, importante complexo arqueológico que permite reconstituir parte fundamental da presença romana em Portugal.

Serra da Estrela

Serra da Estrela

É no inverno que a serra mais alta de Portugal Continental é “invadida” por turistas ávidos de desfrutar da neve, mas também no verão é uma opção a ter em conta para umas férias em família, em plena comunhão com a Natureza. Uma ida à Torre, o ponto mais alto a 1.993 metros, é “obrigatória” e oferece panorâmicas espetaculares. Há muitos trilhos a percorrer, rochas com formas peculiares e uma  imagem de Nossa Senhora esculpida na rocha. Se o calor apertar e der vontade de dar um mergulho há praias fluviais retemperadoras como as de Loriga ou do Vale do Rossim. Seia é uma das “portas de entrada” na Serra e tem dois museus muito apreciados pelos petizes. O Museu do Pão faz uma contextualização histórica e cultural da importância daquele elemento central na alimentação. As crianças ficam a conhecer o modo de fabrico mas também são convidadas a meter as mãos na massa. Outro museu que os pequenos adoram é o Museu do Brinquedo, que reúne 10 mil exemplares de Portugal e um pouco de todo o mundo.

Aldeias Históricas

Aldeias Históricas

Distribuídas por 10 concelhos do interior, estas 12 aldeias constituem um “tesouro” a nível cultural, patrimonial, histórico e natural que os mais novos vão gostar de conhecer. Os castelos de Belmonte, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Sortelha, Trancoso, Castelo Mendo e Castelo Novo são alguns dos pontos que as crianças vão querer explorar e, talvez, sonhar com um ambiente de príncipes e princesas. O interativo Museu dos Descobrimentos, em Belmonte, é outra atração desta região, e onde os miúdos se poderão sentir “na pele” de Pedro Álvares Cabral, quando descobriu o Brasil. As outras quatro aldeias que integram este lote de povoações históricas são Castelo Rodrigo, cujo “ex-libris” é o Palácio Cristóvão de Moura, Almeida, em que a sua enigmática Praça-Forte é um dos destaques, e, ainda, Idanha-a-Velha e o Piódão. Esta última foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeias, e foi chamada pelo Huffington Post de "Aldeia dos Flinstones", devido à configuração das casas de xisto espalhadas por uma encosta da Serra do Açor.

Oeste

Oeste

Outro dos destinos de eleição para umas férias em Portugal é a região Oeste, que conjuga praias, Natureza, monumentos e atrações para as crianças. O Dino Parque da Lourinhã é um bom ponto de partida para o roteiro por esta região que compreende 12 concelhos do litoral. Os dinossauros e a sua história estão em destaque neste parque temático da Lourinhã, que se assume como o maior museu ao ar livre do país com 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real. Ali perto, no Bombarral, os miúdos também se vão deixar maravilhar pelas estátuas de grande dimensão do Budha Eden, considerado o maior jardim oriental da Europa. O Forte de Peniche, o Castelo de Óbidos e o Mosteiro de Alcobaça, Património Mundial, são monumentos imperdíveis que os miúdos vão querer explorar e também vão achar piada à louça típica das Caldas da Rainha. A Serra de Montejunto, rica em fauna e flora e onde se podem encontrar pitorescos moinhos recuperados, é outro dos “tesouros” naturais desta região. Para terminar, nada melhor do que ir até à Nazaré e observar algumas das maiores ondas do mundo.

Lisboa

Lisboa

A Baía dos Golfinhos, o Templo dos Primatas ou o Vale dos Tigres são apenas três das muitas atrações que o Jardim Zoológico de Lisboa possui e que fazem as delícias das crianças. Ao todo, são perto de dois mil animais de 300 espécies, entre mamíferos, anfíbios, répteis ou aves. Continuando no “reino animal”, o Oceanário é outro ponto de visita obrigatório para miúdos. Este aquário inteiramente dedicado aos oceanos e à sua conservação já foi considerado o melhor do mundo. Alberga oito mil criaturas marinhas distribuídas por sete milhões de litros de água salgada. Na mesma zona, encontra-se o Pavilhão do Conhecimento, onde os pequenos são desafiados a ter experiências que os vão marcar. Lisboa é a capital de Portugal e possui monumentos marcantes da história de um país fortemente marcado pelos Descobrimentos. Os miúdos vão ficar impressionados com a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. Desfrutem da vista para o Rio Tejo e deliciem-se em família com os famosos Pastéis de Belém.

Sintra

Sintra

A pouco mais de 30 quilómetros, Sintra é outro interessante destino para umas férias em família. Esta encantadora vila tem a sua Paisagem Cultural classificada como Património Mundial e possui monumentos e outros locais que não vão deixar as crianças indiferentes. O Centro Histórico é fascinante e as duas grandes chaminés do Palácio Nacional chamam facilmente a atenção. De visita obrigatória é também o colorido Palácio Nacional da Pena, que oferece um cenário digno de acolher a realeza. Igualmente localizado na Serra de Sintra, o Castelo dos Mouros promete também deixar impressionados os mais novos. Outros dois locais que se destacam pela beleza são a Quinta da Regaleira e o Palácio de Seteais. Mas nem só de monumentos e natureza vive Sintra. Outra experiência que promete ser divertida para toda a família é ir até à Praia das Maçãs de elétrico. A viagem permite observar a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico. Outras duas praias bem interessantes localizadas no concelho são a da Adraga, já considerada uma das 20 mais bonitas da Europa pelo The Sunday Times, e a de São Julião.

Comporta

Comporta

Esta zona do litoral do Alentejo está na moda e as suas extensas praias de areia branca, com uma qualidade da água de eleição e o belo enquadramento para a Serra da Arrábida são apenas alguns dos motivos que a tornam num dos sítios a ponderar para passar uns dias de férias. Junto às praias, os passeios pedestres nos pinhais ou arrozais próximos possibilitam a prática de bird watching. Outro ponto de interesse na zona da Comporta é o Museu do Arroz, criado numa antiga fábrica de descasque daquele cereal. O Cais Palafítico da Carrasqueira, obra de arquitetura popular única na Europa, é também muito visitado. Este embarcadouro para barcos de pesca possibilita um pôr-do-sol espetacular. Outra proposta que, de certo, vai deixar os miúdos entusiasmados é uma ida ao Badoca Safari Park, situado a menos de uma hora. Este parque temático possui 90 hectares e perto de 600 animais, entre 80 espécies diferentes. Ao longo do safari, é possível observar e ficar a saber mais sobre animais selvagens como são os casos das zebras, girafas, búfalos ou cangurus.

Algarve

Algarve

É um dos destinos de excelência quando se pensa em fazer férias em família em Portugal na altura do verão. É a região que se encontra mais a sul do país e nos meses mais quentes a temperatura da água costuma ser mais agradável. A grande maioria dos seus concelhos dispõe de praias e quase todas elas, apesar das características díspares, são apropriadas para os miúdos. Alguns exemplos são as praias da Salema e do Burgau, em Vila do Bispo, da Dona Ana, em Lagos, da Marinha, em Lagoa, de Armação de Pêra, em Silves, dos Olhos de Água e da Oura, em Albufeira, ou a de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António. Ir até um dos vários parques aquáticos da região é outra sugestão que promete deixar os miúdos deliciados. Os mais populares são o Aqualand, o Aquashow e o Slide & Splash. Sem o ser diretamente, o Zoomarine acaba por juntar a vertente da diversão na água ao universo mágico dos animais, assumindo-se como um parque temático, zoológico e aquático. Há apresentações de golfinhos, aves tropicais, focas e leões marinhos. O Festival Internacional de Esculturas em Areia é outra atração que vai deixar os pequenos maravilhados.