Sugestões: Descubra o que fazer em Lisboa no inverno
A capital de Portugal tem muito para visitar e experimentar em qualquer época do ano. Não deixe de conhecer Lisboa no inverno, pois até em dias de frio e chuva há muito para fazer.
Ouvir fado ou conhecer a casa onde morou um dos grandes poetas portugueses são duas ideias que pode explorar se estiver em Lisboa no inverno. Mesmo para os residentes, ou para quem estiver de visita, há muito para explorar. Agasalhe-se e não deixe de espreitar as sugestões que o All About Portugal lhe deixa sobre o que fazer na capital do país nos meses habitualmente mais frios e chuvosos.
Assistir a um espetáculo no CCB
Mesmo se o tempo não estiver de feição, assistir a um espetáculo cultural é uma experiência do agrado de muitos. E fazê-lo naquela que é considerada a maior sala de espetáculos do país aumenta as expetativas. No Centro Cultural de Belém pode ver concertos de música clássica, ópera, jazz ou peças de teatro e espetáculos de dança. É um dos equipamentos mais icónicos e um dos principais pólos de atividades culturais e de lazer em Lisboa. O Museu de Arte Contemporânea do CCB potencia a ligação entre artes visuais, performativas e arquitetura.
Ouvir Fado
Visitar Lisboa e não ouvir Fado, reconhecido como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011, é quase como ir a Roma e não ver o papa. Existem diversas casas de Fado em alguns dos bairros históricos da capital, como o Fado in Chiado que proporciona espetáculos de Fado cantado ao vivo, diariamente, com exceção dos domingos no Cine Theatro Gymnasio. Certamente que não vai ficar indiferente a este estilo de música originalmente português, em que os fadistas são acompanhados pelo som de guitarras portuguesas e de violas.
Ver uma Ópera
Uma boa ideia sobre o que fazer em Lisboa no Inverno é assistir a uma Ópera ao vivo e que melhor local para o fazer do que o Teatro Nacional de São Carlos? Inaugurado em 1793 pela Rainha D. Maria I, este edifício belíssimo, de caraterísticas neoclássicas, está classificado como Monumento Nacional e é o único teatro de Portugal direcionado para a apresentação de Ópera e de música sinfónica e coral. Tem como corpos artísticos residentes a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Integra também a Rota Europeia de Teatros Históricos.
Conhecer um dos melhores aquários do mundo
Quer chova, faça sol ou frio, o Oceanário é sempre um ponto de visita obrigatório a ter em conta quando se está em Lisboa. Reúne mais de oito mil criaturas marinhas e plantas de 500 espécies, sendo considerado um dos melhores aquários do mundo. Tubarões, pinguins, papagaios-do-mar, lontras-marinhas, peixes-palhaço ou belos corais são algumas das espécies que podem ser observadas. Só o aquário central tem cinco milhões de litros de água salgada.
Saber mais sobre Fernando Pessoa
Fernando Pessoa é, indiscutivelmente, um dos escritores portugueses mais conhecidos de todos os tempos e visitar a casa onde residiu nos últimos 15 anos de vida é a sugestão seguinte nesta lista sobre o que fazer em Lisboa no inverno. A exposição sobre a obra e a vida do poeta, cujo espólio está classificado como Tesouro Nacional, desenvolve-se pelos três pisos do edifício, que tem igualmente uma biblioteca onde a poesia mundial está em destaque.
Visitar o Panteão Nacional
O futebolista Eusébio da Silva Ferreira ou a fadista Amália Rodrigues são algumas das personalidades portuguesas que se encontram sepultadas neste edifício que impressiona pela beleza arquitetónica, sendo considerado um dos mais belos monumentos do estilo barroco em Portugal. As salas tumulares acolhem também alguns antigos Presidentes da República e escritores destacados. Para além do simbolismo que assume, o Panteão Nacional é também conhecido pelas magníficas vistas sobre a cidade e o rio, que o seu terraço permite desfrutar.
Ir a um dos Patrimónios Mundiais de Portugal
Lisboa é a capital de um país indelevelmente marcado pelos Descobrimentos e não é de estranhar que possua monumentos marcantes daquela época. Património Mundial da UNESCO, em conjunto com a vizinha Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos é uma assinalável obra de arquitetura do século XVI. Localizado perto das margens do Rio Tejo, impressiona pela fachada imponente e é considerado a "joia" do estilo manuelino, que conjuga elementos arquitetónicos do Gótico com o Renascimento. Nas imediações, aprecie também o icónico Padrão dos Descobrimentos.
Apreciar a arquitetura do MAAT
Situado mesmo junto ao Tejo na zona de Belém, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia destaca-se pela arquitetura diferenciadora e contemporânea. Aberto ao público em 2016, o museu integra uma central termoelétrica e um edifício contemporâneo, que estão ligados por um jardim. Tem exposições permanentes, bem como mostras e atividades temporárias. Mesmo se visitar Lisboa no inverno e tiver alguma sorte com o tempo, não perca o pôr do sol que se consegue observar no topo do Museu.
Observar viaturas usadas por reis
O Museu Nacional dos Coches dispõe de uma interessantíssima coleção de viaturas reais utilizadas entre o século XVII e os finais do século XIX e consta da lista de museus mais visitados de Lisboa e até de Portugal. Ostenta um dos mais destacados espólios de coches e carruagens reais do mundo e ali é possível observar a notável evolução técnica registada nos transportes de tração animal, tal como na decoração e ornamentação destes veículos distintos.
Desfrutar de um Spa
Relaxar num spa é uma experiência do agrado de muitos e uma ótima ideia para seguir se estiver em Lisboa no inverno. Os serviços de spa e de bem estar do Ritz Four Seasons incluem massagens, tratamentos corporais, de assinatura, especializados ou faciais. Existem diversas opções de programas para um dia inteiro, meio dia ou experiências de relaxamento que certamente serão um bálsamo para corpo e mente. Aproveite também para mergulhar na piscina interior aquecida com 18 metros de extensão.
Recomendado
Mais Lidos