Se não conhece este prato icónico da gastronomia da Invicta, podemos descreve-lo como uma sanduíche recheada com carnes variadas, coberta por queijo derretido e um aveludado molho à base de tomate, cerveja, picante e um toque secreto. Pode também ser acompanhada por batata frita e ovo estrelado: é uma sinfonia de deliciosos sabores, um festival para o seu palato, que deve ser “regada” com uma cerveja bem fresquinha! Quanto às melhores francesinhas, o tema não é de todo pacífico, em especial se debatido com um portuense de gema. Estas são as escolhas do All About Portugal.
Bufete Fase
O Bufete Fase serve francesinhas sem pretensiosismos desde 1984, confecionadas à frente do cliente. Um espaço simples, onde as filas comprovam a qualidade desta iguaria, pelo que deixamos a dica: chegue cedo. Aqui, existe apenas a francesinha típica, sem variações modernas e sem picante, Quem quer picante, coloca à parte.
Café Santiago
Espaço histórico na Invicta, o Café Santiago serve francesinhas há mais de 50 anos, mas terá aberto portas ainda antes, nos anos 30, como casa de pasto e botequim. O seu molho especial é apontado por muitos como um dos melhores da cidade. E como quando algo é bom nunca é demais, o Santiago conta já com três espaços, dois na Rua Passos Manuel e outro na Praça dos Poveiros.
Cervejaria Brasão
Com vista para a Avenida dos Aliados, a Cervejaria Brasão é um espaço rústico mas elegante, com ambiente a meia-luz que convida à conversa pela noite dentro. Aqui, a francesinha é a estrela da casa, juntamente com uma vasta seleção de cervejas artesanais. O espaço original nos Aliados já não dava conta do recado, tal a fama desta iguaria, pelo que em 2017 abriu uma segunda casa ao lado do Coliseu.
Cufra
Com uma localização privilegiada, bem no meio da Avenida da Boavista, a Cufra é conhecida pelas francesinhas, pelo marisco e pela cerveja de pressão que acompanha na perfeição esta iguaria. A funcionar desde 1974, mantêm o seu aspeto tradicional, com um ambiente acolhedor e informal, que convida a mais uma rodada de cerveja.
Capa Negra II
A funcionar há mais de 30 anos, o Capa Negra II é um dos restaurantes mais emblemáticos da cidade. A sua ementa é variada, desde marisco a massas, mas a estrela da casa é sem dúvida a francesinha. Uma dica dos locais: para entrada, prove os afamados rissóis de carne, mas guarde estômago para a francesinha!
Locanda
É em Canelas, Vila Nova de Gaia, que se encontra o Locanda, com as suas magníficas francesinhas gratinadas em forno de lenha. E se está a pensar se valerá a pena ir tão longe para comer uma francesinha, não tenha dúvidas: o sabor do forno de lenha e o molho aveludado e picante q.b. fazem valer a viagem! Para além da típica francesinha, um dos pratos mais requisitados é a francesinha calzone, servida em massa de pizza.
Lado B Café
Localizado mesmo em frente ao Coliseu do Porto, o Lado B Café é um espaço moderno, onde se destaca a decoração ligada ao mundo da música, ou não pertencesse ao antigo proprietário da conhecida loja de música Jo-Jo’s Music. Aqui, a francesinha é rainha e, por isso, a casa decidiu registar a marca “a melhor francesinha do mundo”.
O Afonso
O restaurante Afonso é um espaço discreto e informal, onde ainda hoje a francesinha é confeccionada na hora e de forma artesanal, como manda a tradição. Desconhecido para muitos, este pequeno restaurante foi catapultado para a fama quando, em 2017, foi visitado pelo chef Anthony Bourdain. E todos que o visitaram desde então confirmam a qualidade da sua francesinha, confecionada apenas pelo próprio dono, que guarda religiosamente a receita.
Tappas Caffé
As francesinhas do Tappas Caffé diferenciam-se por serem feitas em forno a lenha e pelo seu delicioso molho. Parte do segredo deste molho é o chiripiti, uma bebida alcoólica bem conhecida dos clientes, uma vez que também é servida no final da refeição. Resultado da qualidade das suas francesinhas, conta atualmente com seis restaurantes no Grande Porto e ainda um em Lisboa.
Yuko Tavern
Terminamos com chave de ouro com a francesinha do Yuko, considerada por muitos como a melhor da cidade. Para além do delicioso molho, o que sobressai nesta francesinha é o presunto, um ingrediente pouco usual nesta iguaria. Com um ambiente intimista, a meia-luz, é um ótimo local para petiscar a horas tardias.
Recomendado
Mais Lidos