Conhecer as melhores chocolatarias de Portugal é uma sugestão de deixar água na boca aos mais gulosos. A produção artesanal com cacau, de diversas origens, é a imagem de marca destas lojas emblemáticas. Siga o roteiro proposto pelo All About Portugal e fique a conhecer lojas de eleição onde comprar e saborear chocolates feitos de forma artesanal e, nalguns casos, com muita tradição. Há opções de diversos sabores e tamanhos, desde suculentos bombons a saborosas tabletes, que pode, ou não, querer partilhar.
Chocolate com Pimenta, Vila Verde
Situada no coração do Minho, a poucos quilómetros de Braga, esta chocolataria artesanal faz as delícias de quem a procura. Os chocolates são produzidos pelo mestre chocolateiro Pedro Sousa, que utiliza receitas originais e técnicas manuais. Este espaço encontra-se entre as melhores chocolatarias e é um local em que os clientes podem saborear e adquirir produtos como bombons, tabletes ou “cacos” e, simultaneamente, conhecer o funcionamento de uma fábrica de chocolate artesanal.
Chocolataria Equador, Porto
Outra casa incontornável quando se fala sobre as melhores chocolatarias, com produção de chocolate artesanal. Criada em 2009, a Chocolataria Equador trabalha em parceria com a Cacao Equador - Roça de Santo António, que mantém profundas ligações a São Tomé e Príncipe, de modo a garantir as práticas mais adequadas no processo de transformação do chocolate, desde a sua plantação. Tem lojas nas principais cidades do país como Porto, a primeira a nascer, Lisboa, Braga e Coimbra.
Maria Chocolate, Vila Nova de Gaia
Desde 2013 que esta marca registada de chocolates artesanais tem adoçado a boca de quem por ali passa. A fábrica e showroom fica em Serzedo, mas existem diversos pontos de venda pelo país, onde pode comprar uma vasta gama de produtos 100 por cento artesanais. Todas estas “perdições” são elaboradas pelo “chef chocolatier” Fernando Monteiro, desde bombons artesanais a trufas, tabletes e línguas de gato de diversas cores e sabores, corações de chocolate ou brigadeiros, os mais tradicionais ou de saborear à colher.
Feitoria do Cacao, Aveiro
Este projeto, desenvolvido por uma portuguesa e uma japonesa, é, de acordo com as suas responsáveis, a primeira fábrica de chocolate “bean to bar”, a ser criada em Portugal. Quer isto dizer que produzem chocolate em pequenos lotes, desde o fruto da amêndoa de cacau até à tablete final, o que permite obter uma melhor absorção de todos os aromas e sabores. Com lugar entre as melhores chocolatarias nacionais, a Feitoria do Cacao tem sido distinguida, desde 2017, em vários concursos internacionais do setor.
Bombons Amor-Perfeito, Ílhavo
Sem loja aberta ao público, esta oficina de chocolate artesanal, criada pela empreendedora Armanda Lourenço em 2012 no lugar da Vista Alegre, trabalha por encomenda, produzindo bombons de diversas formas e sabores. O método de produção artesanal aliado à ausência de produtos artificiais e ao chocolate de qualidade estão na base do sucesso dos artigos feitos na Amor-Perfeito, sejam bombons ou outras criações originais como tabletes ou esculturas.
Bettina & Niccòlo Corallo, Lisboa
Localizada no Bairro do Príncipe Real, este espaço é presença certa entre as melhores chocolatarias da capital portuguesa e de Portugal, seja pelos seus chocolates artesanais ou pelo café, também muito procurado e apreciado. Há muitas combinações para saborear e todos os chocolates são feitos com 70 a 100 por cento de cacau puro, proveniente de origens tão díspares como Venezuela ou Gana. Deixe-se ainda cair em tentação e experimente o chocolate quente e os brownies.
Chocolates de Beatriz, Odemira
Quis o destino que uma argentina, nascida numa cidade com tradição na produção de chocolate artesanal, escolhesse, em 2010, a vila alentejana de Odemira para abrir uma pequena chocolataria. A qualidade e o sabor dos chocolates artesanais confecionados por Beatriz têm cativado clientes de diversas origens, daí que em 2017 tenha apostado na abertura de outra loja em Faro. Apenas é utilizada matéria-prima de qualidade, sem recurso a aromatizantes ou corantes. Também há brownies e chocolate quente.
Recomendado
Mais Lidos