Nos últimos anos apareceram no Porto (e não só) muitas padarias e pastelarias artesanais, cuja premissa é: pão mais natural, saudável, leve e nutritivo, mas igualmente saboroso e irresistível. Mais do que uma moda, o pão de fermentação lenta, confecionado com massa mãe, é um regresso ao passado, uma vez que não utiliza fermentos químicos, tendo como base apenas as melhores farinhas (de preferência moídas em mó de pedra), água e sal. A massa mãe mais não é do que um fermento natural, que utiliza as leveduras e bactérias naturalmente presentes nos cereais, resultando num pão indiscutivelmente mais leve para a digestão, apresentando ainda um baixo índice glicémico e funcionando como prebiótico natural. A importância do pão na alimentação dos portugueses é inquestionável, mas muita gente deixou de consumir o pão industrial por razões de saúde. Saiba, pois, que nestas padarias e pastelarias artesanais poderá encontrar pães mais saudáveis, como pão de espelta, de cereais, de alfarroba, sem glúten… Mas existem também opções mais gulosas, como focaccias ou pão brioche, e ainda os doces, com pastelaria artesanal para todos os gostos.
Fariña - A Badass Bakery!
O Farinã nasceu em 2020, funcionando na altura com entregas ao domicílio, mas o rápido sucesso fez com quem abrissem uma banca no Mercado da Alegria, na Foz do Douro, e mais tarde uma loja perto da famosa Ribeira. Entre os seus pães de fermentação natural destacam-se as irresistíveis focaccias (como a de presunto, figo e queijo de cabra!), broas e brioches, enquanto na padaria artesanal sobressaem os rolinhos de canela, os brownies e as rabanadas de brioche.
Royale Pão Paixão
O nome não deixa margem para dúvidas, no Royale Pão Paixão, na zona da Boavista, o pão é rei e senhor, uma autêntica paixão que, convenhamos, é comum a grande parte dos portugueses. Num espaço moderno e sofisticado, mas com ambiente acolhedor e familiar, servem-se também pratos do dia e ao sábado brunch. Os pães, confecionados com massa mãe das melhores farinhas, de moagem em mó de pedra, juntamente com os produtos de pastelaria artesanal compõem a irresistível montra.
OH PA!daria
Inaugurada em 2022, a OH PA!daria é uma das padarias e pastelarias artesanais mais recentes da cidade do Porto. O espaço é pequeno e funciona apenas com serviço de take-away, mas aqui sente-se o amor pelo pão e pastelaria de fermentação lenta, confecionada com as melhores farinhas, “feito com as mãos e o coração”. Não deixe de provar as focaccias, o pão brioche, a babka de chocolate, os rolinhos de canela e o pão de queijo.
Trindade - Pão Artesanal
No Trindade - Pão Artesanal cada pão demora três dias a ser feito, e apenas são utilizadas as melhores farinhas, moídas em mó de pedra. Utilizam leveduras selvagens, sendo o seu lema “Massa mãe, tempo e amor”. Funciona apenas em regime de take-away ou entrega ao domicílio, e as encomendas devem ser feitas com antecedência. Para além dos pães mais tradicionais, destaque para o pão de espelta e o trioche.
Brites - Padaria & Pastelaria Artesanal
Inaugurada em 2022, a Brites é já um autêntico fenómeno na cidade invicta. Para além do pão de fermentação lenta, que varia entre os mais tradicionais e os “recheados”, a sua fama deve-se à excelência e originalidade da sua pastelaria artesanal, com claras influências francesas. O pain au chocolat, as bolas de Berlim, os cruffins (um delicioso cruzamento entre croissant e muffin), as rabanadas e os saturnos, tudo é uma tentação!
Pão da Terra
O Pão da Terra foi uma das primeiras padarias e pastelarias artesanais da cidade do Porto, com uma primeira loja no Mercado Municipal de Matosinhos e, mais tarde, com uma segunda loja a abrir na zona da Boavista. Aqui, o pão leva apenas farinha, água e sal, sendo as farinhas biológicas moídas em mó de pedra. O espaço é amplo e moderno, servindo menus de almoço e lanches onde a estrela, como não poderia deixar de ser, é o pão e a padaria artesanal.
Masseira - Padaria Artesanal
Na Masseira, todo o pão é fermentado com massa lêveda e confecionado com farinhas, grãos e sementes biológicas. Os seus três pilares são: a fermentação natural, as farinhas e outros ingredientes de agricultura biológica e a moagem em mó de pedra, uma prática milenar que preserva melhor o valor nutricional dos cereais. Funciona com entregas em casa ou take-away, e pode consultar o menu diário e fazer as suas encomendas através do site. Para além do pão, prove os mini brioches de chocolate!
PAO - Padaria Artesanal Orgânica
A PAO - Padaria Artesanal Orgânica, localizada na zona da Foz do Porto, serve comida de verdade, e pretende trazer de volta o prazer das coisas simples. E que existe de mais simples e delicioso do que pão, feito à moda antiga, apenas com farinhas biológicas, água e sal? Para além de comprar o seu maravilhoso pão, poderá provar, no moderno e acolhedor espaço, tostas variadas ou pratos do dia confecionados com conservas artesanais.
Ogi by Euskalduna
Foi pelas mãos do conhecido chef Vasco Coelho Santos, do restaurante Euskalduna, que nasceu o Ogi by Euskalduna, uma padaria e pastelaria de fermentação natural. O pão, como produto estrela, é confecionado com cereais portugueses moídos em mó de pedra, mas os produtos de pastelaria não lhe ficam atrás. Não deixe de provar o pão brioche de azeite, os buns de sésamo, os danishs e os brioches de fruta.
Madan - Pão Artesanal
É com a Madan - Pão Artesanal que chegamos à última sugestão deste apetitoso roteiro pelas melhores padarias e pastelarias artesanais do Porto. O pão disponível muda todos os dias, entre os mais tradicionais e os especiais, como pão de abóbora e nozes, focaccia com tomate cherry e alecrim, o pão de queijo ou os irresistíveis rolinhos de canela. Para além do menu do dia, que pode consultar no site, poderá encontrar diariamente na loja, localizada na Foz Velha, algumas fornadas surpresa.
Recomendado
Mais Lidos