10 restaurantes vegan a não perder em Lisboa e no Porto
Deixe-se seduzir pelo mundo de sabores frescos, originais e saudáveis que a comida Vegan tem para oferecer!
Seja por uma questão de consciência ambiental ou de saúde, a verdade é que o número de Vegans tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Mais do que uma opção alimentar, o veganismo é um estilo de vida, que tenta excluir todas as formas de exploração animal, não só na alimentação, mas também no vestuário e produtos de beleza. A originalidade dos pratos e a variedade de sabores acompanharam a crescente procura, pelo que vale a pena espreitar as sugestões do All About Portugal de restaurantes vegan, em Lisboa e no Porto, que temos a certeza que o vão surpreender.
Ao 26 – Vegan Food Project
Localizado na zona do Chiado, em Lisboa, este espaço descontraído, mas elegante, serve inúmeras iguarias vegan. Não deixe de provar a bifana de seitan, os hambúrgueres vegetarianos e o caril tailandês de legumes, assim como as tentadoras sobremesas. Para acompanhar, não falta uma carta de vinhos biológicos, cerveja artesanal e chás.
O Botanista
Ao entrar neste agradável espaço, localizado no Cais do Sodré, poderá pensar que se enganou e está numa estufa. O local, dividido em dois pisos e uma esplanada, foi pensado por uma arquiteta paisagista e o resultado é encantador. A ementa, disponível durante todo o dia, tem um conceito “brunch all day long”, contando igualmente com sobremesas de babar.
Legumi Sushi Vegan
Comer sushi já não é um problema para quem segue uma dieta vegan! O Legumi é o primeiro restaurante de Lisboa de sushi vegan, feito apenas com legumes, sem qualquer tipo de peixe. Pelas mãos do sushiman Leonardo Lattari, sai sushi confecionado com mais de 40 ingredientes. No local existe ainda uma pequena mercearia com produtos vegan e biológicos, como queijos, chocolate e vinhos.
The Green Affair
Um espaço elegante, localizado na zona do Saldanha, que consegue ser ao mesmo tempo sofisticado e informal, a servir comida vegan de apresentação cuidada, com influências de todo o mundo. A ementa muda em cada estação, para aproveitar a sazonalidade dos produtos, que são na sua grande maioria de produção local e biológica. Para acompanhar pode pedir um cocktail de autor criado pelo barman Telmo Pacheco.
Veganapati
Que melhor combinação poderá existir do que comida indiana e vegana, mesmo na baixa lisboeta? O nome é exatamente uma junção de Vegan com Ganapati, um dos vários nomes atribuídos à entidade sagrada hindu Ganesha. Serve pratos criativos e deliciosos, pelas mãos do chef Ricardo Salsa, que lhes confere uma apresentação cuidada. Não deixe de provar os croquetes de “alheira” e o hambúrguer de feijão-preto com maionese de lima.
Apuro - Vegan Bar
É o primeiro bar vegan do Porto, um espaço multifuncional onde pode beber um copo, comer deliciosos petiscos vegan e ainda assistir a concertos, tertúlias ou outros eventos. Da carta destacam-se as tapas, para uma refeição partilhada, os hambúrgueres e, para acompanhar, vinho biológico e cerveja artesanal. O espaço é completamente pet friendly, não sendo raro ver por ali amigos de quatro patas, e até já acolheu um aniversário canino!
Árvore do Mundo
Não é apenas um restaurante, nem apenas um café, é uma casa que serve pratos vegan/vegetarianos, uma galeria com exposições de pintura ou escultura, uma pequena biblioteca e ainda uma loja de artesanato. Localizada na Batalha, esta harmoniosa casa, com móveis coloridos e recantos acolhedores, incluindo duas esplanadas, faz-nos mesmo sentir em casa.
Nola Kitchen
Para além de servir comida essencialmente saudável e vegetariana, o Nola Kitchen confeciona sobretudo produtos biológicos e não usa plásticos.
O Macrobiótico
O nome não deixa margem para dúvidas: aqui não entram produtos com origem animal, seguindo-se um regime macrobiótico vegan. Localizado na zona do Bonfim, o espaço, moderno mas com toques ‘vintage’, funciona como restaurante, padaria e mercearia. A cozinha é criativa e sustentável, utilizando essencialmente produtos sazonais e biológicos.
Padoca
Localizada em Vila Nova de Gaia, funciona como padaria e local de petiscos, destacando-se por alguns produtos originalmente brasileiros. Criou a marca PadoVegan, que oferece uma panóplia de produtos vegan de qualidade, desde bolos variados a pastéis folhados e rissóis. Promove mensalmente um almoço convívio vegan e, ocasionalmente, um festival de francesinha vegana.
Recomendado
Mais Lidos