Vai passar as próximas férias sozinho? Se por algum motivo não tem companhia para as suas férias, não desanime – há todo um mundo de atividades de verão que pode fazer sozinho e que o farão divertir-se a valer. Seja um turista na sua própria cidade ou parta à descoberta dos recantos desconhecidos do país. Descubra praias diferentes ou explore os paraísos serranos. Embrenhe-se na Natureza e parta à aventura, ou aposte num destino tranquilo, longe de corrupios.... Há atividades de verão para todos os gostos e bolsas – os seus incluídos – que o farão ver o mundo e a si próprio de forma diferente. Espreite as sugestões do All About Portugal e prepare-se para umas férias incríveis para experienciar na primeira pessoa.
“Turistar” por aí
Nasceu e cresceu no Porto, mas nunca subiu ao topo da Torre dos Clérigos? Vive em Lisboa e ainda não saboreou um Pastel de Belém acabado de sair do forno na histórica Fábrica dos Pastéis de Belém? É de Braga e nunca subiu as escadas do Bom Jesus? Se o corre-corre dos dias fê-lo sempre passar ao lado destas e outras atrações mundialmente famosas, não adie mais e seja um turista na sua cidade... sem precisar de fazer as malas!
Se vai passar as férias sozinho, pense naqueles pontos de interesse que nunca teve oportunidade de visitar e trace o seu próprio roteiro turístico. Inclua os monumentos mais importantes, as igrejas e museus onde nunca entrou, e dedique-lhes tempo. Aprecie as cores e os aromas daquele mercado tradicional que tantas vezes troca pelo supermercado. Tire fotografias no mais belo miradouro da sua cidade e surpreenda-se com cada recanto desconhecido. Passe algumas horas entre livros e História numa biblioteca ou livraria local. Experimente aquele restaurante da moda. Demore-se na esplanada de um café perto de si.
Apostamos que no final da sua “staycation” (ou férias em casa), vai gostar ainda mais da terra onde vive. Até porque férias sozinho pode ser sinónimo de tranquilidade, e de redescobrir os locais mais próximos de si. Se não vive em Portugal, aproveite para tomar notas dos locais que não pode mesmo perder.
Parta à descoberta
Se a sua ideia de férias de verão implica fazer malas (ou mochila) e partir à descoberta, sugerimos uma road-trip pelos caminhos de Portugal. O país está repleto de tesouros naturais, históricos, arquitetónicos… e gastronómicos, pois claro. São inúmeros os segredos que vai gostar de descobrir nas suas próximas férias sozinho.
A primeira decisão é o meio de transporte a utilizar. O automóvel dar-lhe-á certamente maior conforto, além de permitir cobrir maiores distâncias. Escolha uma banda sonora a preceito e faça-se à estrada. Uma road-trip pelo interior do Alentejo ou, mais a norte, uma viagem sem pressas ao longo da EN222, no coração do Alto Douro Vinhateiro, são itinerários mais do que apetecíveis. Se a montanha é a sua cena, rume ao paraíso chamado Gerês, à Arrábida ou à Estrela, a serra mais alta de Portugal Continental.
Mas porque não fazer algo realmente diferente e embarcar numa road-trip… de bicicleta? Permite um maior contacto com a Natureza e vai fazer milagres pela sua forma física! Se gostar de praia, o All About Portugal recomenda a deslumbrante Costa Vicentina ou o inescapável Algarve – vai encontrar algumas das mais belas praias do mundo.
Mas se o que realmente o move é o património histórico e arquitetónico, então garantimos que terá pela frente uma escolha difícil. Vá pelo tema, pela região ou pela relevância. Precisa de ajuda? Visite a secção de artigos do All About Portugal. Espreite, por exemplo, a lista de cidades e monumentos portugueses que a UNESCO distinguiu como Património da Humanidade. Talvez encontre o seu próximo destino.
Renove corpo e alma
As férias são o momento ideal para recarregar energias, por isso, aproveite cada minuto para retemperar corpo e alma. Se vive na cidade, fuja do trânsito, da poluição, do wi-fi e do frenesim constante e, por uns dias, encontre refúgio na Natureza. Procure uma casa de turismo rural ou um parque de campismo que lhe proporcione uma dose extra de verde e de silêncio.
Desafie-se e programe uma caminhada – de norte a sul, os trilhos e percursos pedestres estão na moda, pelo que pode fazê-lo com conforto q.b., de acordo com a sua aptidão física e em total segurança, sem medo de se perder. Aprecie as paisagens em seu redor, surpreenda-se com a fauna e a flora e respire fundo.
Para uma “cura” ainda mais completa, porque não relaxar num retiro espiritual e de bem-estar, tirando o máximo proveito das suas férias sozinho? Além do contacto estreito com a Natureza, estes retiros oferecem atividades como ioga e pilates que, combinados com tratamentos de Spa, prometem tratar-lhe da saúde: física, mental e espiritual.
Percorrer os Caminhos de Santiago é outra das atividades de verão que pode fazer sozinho, seja pela fé ou apenas pelo desejo de aventura. Escolha um dos percursos disponíveis e parta à descoberta do país… e de si próprio.
Invista em si
Aproveite o tempo para investir em si. Entre o sem fim de atividades que pode fazer sozinho, um workshop é garantia de momentos bem passados e, acima de tudo, enriquecedores.
A oferta deste tipo de cursos é vasta – encontre um que lhe encha as medidas. Aposte num workshop de fotografia, por exemplo, e faça furor no seu Instagram. Inscreva-se num curso de cozinha e surpreenda a família e os amigos com uma receita da sua autoria. Dê largas à imaginação num workshop de escrita criativa. Perca os medos e aprenda a surfar. Se existe em si um enófilo em potência, aprenda tudo sobre vinhos e as melhores formas de os harmonizar.
Dispa-se de preconceitos
O verão rima com praias e piscinas e, convenhamos, não precisa de companhia para estender a tolha e esticar-se ao sol enquanto ouve música, lê um livro ou dorme uma sesta, antes daquele mergulho revigorante.
E já que está por sua conta e risco, porque não uma praia naturista? Se ainda não experimentou, abrace a ideia do All About Portugal e dispa-se de vergonha e preconceitos. Existem oficialmente nove praias naturistas em Portugal – escolha uma e faça-se ao caminho, sem hesitações. Lembre-se que não há conhecidos por perto e, diz quem já experimentou, nada como andar como veio ao mundo para se sentir em total liberdade e comunhão com a Natureza.
Outra opção a ter em conta numas férias sozinho é hospedar-se num hotel para adultos. Leu bem – são hotéis que fixam a idade mínima dos seus hóspedes nos 16 anos ou, nalguns casos, nos 13. Existem vários no Algarve, mas também em Lisboa e na Madeira. Sem culpas, pense nas vantagens de não haver crianças por perto – sem barulho, sem bolas perdidas ou salpicos indesejados. Convencido?
Recomendado
Mais Lidos