Veja os melhores miradouros no Porto
Com o Rio Douro como grande referência, a capital do Norte de Portugal proporciona “quadros” magníficos. Descubra os melhores miradouros no Porto.
Considerada um dos melhores destinos europeus, a Cidade Invicta tem muito para apreciar. Pode começar pelo Rio Douro, descobrir os melhores miradouros no Porto e ver as seis pontes que o servem. Embarque neste roteiro com o All About Portugal e fique a conhecer lugares que lhe proporcionarão vistas portentosas. Também nas proximidades da capital do Norte de Portugal, na zona do Grande Porto, existem miradouros que o vão deixar encantado.
Jardins do Palácio de Cristal
São uma das principais áreas verdes da zona central da Invicta e o local perfeito para um passeio romântico, em especial ao fim da tarde, altura em que os seus diversos miradouros oferecem um pôr do sol magnífico. As panorâmicas esplêndidas sobre o Rio Douro, a Serra do Pilar, a Ponte da Arrábida, a Alfândega e a marginal ribeirinha da vizinha Vila Nova de Gaia são motivos que justificam uma visita a este jardim, que surge destacado em qualquer lista sobre os melhores miradouros no Porto.
Torre dos Clérigos
É um dos monumentos mais visitados do Porto e para se chegar ao seu topo é preciso subir 225 degraus através de uma escada em espiral. Um esforço devidamente recompensado quando nos deparamos com as soberbas vistas de 360 graus sobre o Douro e a envolvente que o Monumento Nacional e os seus 75 metros de altura permitem desfrutar. Em épocas especiais, a Torre está aberta até às 23 horas, o que possibilita uma experiência marcante a ver o sol a pôr-se ou a noite movimentada do centro histórico.
Passeio das Virtudes
Não muito longe, o Jardim do Passeio das Virtudes constitui outro ponto que se destaca entre os melhores miradouros no Porto, oferecendo uma esplêndida panorâmica de quase todos os seus recantos. O enquadramento é magnífico para a cidade, o Rio Douro, a Alfândega e Gaia. Este é o local ideal para desfrutar de um fim de tarde relaxado em boa companhia. Aproveite também para apreciar a maior Ginkgo Biloba do país, uma árvore do século XVIII, proveniente da China, com aproximadamente 35 metros.
Miradouro das Fontainhas
Situado na freguesia do Bonfim, bairro típico próximo da Ponte do Infante, oferece panorâmicas impressionantes sobre o Douro, Vila Nova de Gaia e parte da Ponte de Dom Luís e da própria cidade do Porto. É um local ótimo para tirar fotografias excelentes para mais tarde recordar ou para mostrar a amigos e familiares a beleza desta zona. É também um dos spots mais procurados para se apreciar o espetáculo de fogo de artifício das famosas Festas de São João, em junho.
Pérgola da Avenida do Brasil
É um ícone da zona da Foz, que já foi considerado um dos lugares mais “cool” do mundo, e, com praia em frente, possibilita uma visão extraordinária para o mar. Artéria privilegiada da Invicta, é muito procurada para a prática de caminhadas ou jogging ou, simplesmente, admirar a beleza da envolvente. Pela localização, beleza arquitetónica e vistas que proporciona, a também conhecida por Pérgola da Foz, que se assume como uma varanda sobre o Oceano Atlântico, figura entre os melhores miradouros no Porto.
Jardim do Morro
Fica do lado de Vila Nova de Gaia, mas é muito fácil lá chegar a pé indo do Porto através da bonita Ponte de Dom Luís. Se preferir também pode fazer o trajeto de metro, até porque há uma paragem mesmo em frente a este bem cuidado jardim, que oferece panorâmicas espetaculares sobre o Porto e o Douro. Embarque no teleférico de Gaia e explore o magnífico cenário que liga as estações do Jardim do Morro, situada a 63 metros, à do mercado municipal do Cais de Gaia, a uma quota de 4,5 metros.
Miradouro da Serra do Pilar
Na mesma área, mas num ponto mais sobranceiro, ergue-se o Mosteiro da Serra do Pilar, de onde se avistam panorâmicas brutais sobre o Porto, o Douro ou a Ribeira. De resto, a par com o Centro Histórico do Porto, o Mosteiro da Serra do Pilar está classificado como Património Mundial pela UNESCO, uma distinção que o tornou ainda mais procurado. Do seu imponente terraço é possível observar as zonas ribeirinha do Porto e de Gaia, bem como as Fontainhas e a Ponte de São João.
Miradouro de Nossa Senhora da Assunção
É um dos “ex-libris” do concelho de Santo Tirso e um dos melhores miradouros na zona do Grande Porto, oferecendo vistas excelentes sobre a cidade e o Vale do Ave. Situa-se no Monte de Nossa Senhora da Assunção, local com grande valor paisagístico, florestal e turístico, que acolhe habitualmente uma das etapas mais emblemáticas da Volta a Portugal em bicicleta. O bonito Santuário localizado no Monte é outro motivo forte para visitar o miradouro.
Miradouro de Nossa Senhora do Salto
Sensivelmente à mesma distância do Porto, mas no concelho de Paredes, o Miradouro de Nossa Senhora do Salto é outro onde é possível apreciar panorâmicas encantadoras. Um dos pontos mais belos do Parque da Senhora do Salto é a “boca do inferno”, uma espécie de garganta com peculiares caraterísticas geológicas de onde a água brota em cascata. Com sorte, pode ainda observar espécies como o falcão peregrino. Este lugar está envolto em grande misticismo, graças à lenda de um cavaleiro que terá sobrevivido a um salto para o abismo.
Miradouro de São Félix
Outro dos melhores miradouros na zona do Grande Porto é o de São Félix, localizado no monte com o mesmo nome, na Póvoa de Varzim. Encontra-se no ponto mais alto da Serra de Rates, a 200 metros de altitude, e constitui um ponto panorâmico de eleição, com vistas fantásticas sobre a região envolvente, nomeadamente para o mar, cidade e campo. É um ótimo local para convívios familiares ou de amigos, sendo que o Monte tem ainda como atração diversos moinhos de vento, para além de uma capela dedicada a São Félix.
Recomendado
Mais Lidos