Um dos destinos mais procurados em Portugal por ocasião das férias de verão, o Algarve é popular no mundo inteiro graças às suas praias. No entanto, não deixe para o verão a oportunidade de conhecer um outro lado da região, fora do "caos" das praias e da época alta. O All About Portugal traçou um roteiro de Páscoa, de um extremo ao outro do sul de Portugal, e desafia-o a partir à descoberta de paraísos naturais de grande beleza, que poderá equilibrar com atividades radicais para descomprimir do stress do dia a dia e a gastronomia à beira-mar.
Ponto de Partida: Castro Marim
A viagem começa entre o rio e o mar, junto à fronteira com Espanha. A vila de Castro Marim ecoa memórias de outros tempos, tendo sido habitada por diferentes povos, como gregos e romanos, antes de ser conquistada aos mouros, no século XIII. Visite o Castelo, ainda hoje o elemento mais destacado na paisagem da vila, e descubra as salinas tradicionais, o artesanato e as influências que os povos próximos foram deixando na população.
Santa Luzia, a Capital do Polvo
Faça de seguida uma paragem em Santa Luzia, a cerca de meia hora de distância, já no concelho vizinho de Tavira. A freguesia é de uma beleza singular, muito marcada pela tradição piscatória da população naquela zona. Conhecida como a "Capital do Polvo," pescado nas imediações, é o destino ideal para uma pausa para almoço ou jantar. A agitação da pesca matinal, aliás, é um dos poucos acontecimentos que quebra a calmaria da povoação, ideal para relaxar.
Passeie de barco até à Ilha Deserta
Viaje até Faro, mas não se fique apenas pelo lado urbano. Nas proximidades da cidade encontra um verdadeiro paraíso natural, que poderá explorar num passeio a pé. A Ilha Deserta não tem construções e é caraterizada, fora da época alta, por não ser muito procurada. Aproveite para relaxar numa caminhada pelos passadiços e pelas praias, marcada pelo silêncio e pelo azul do mar. Deve deslocar-se até lá de barco ou de ferry, disponíveis todo o ano.
Mergulhe no Zoomarine (ou fique só a ver)
Se quiser passar também alguns momentos mais animados, poderá aproveitar os parques de diversões da região. Um dos mais populares, para um bom momento em família, é o Zoomarine. Poderá observar os seres marinhos e os espetáculos diários, assim como mergulhar com os golfinhos ou experienciar outras atividades mais práticas. Tenha em conta o horário do espaço e compre o bilhete online, já que fica mais barato e evita as filas.
Vá a banhos num Parque Aquático
Entre as opções radicais, há uma que impera em dias de maior calor: ir até um Parque Aquático. Se ainda não se atreve a mergulhar numa praia – mas não se admire se vir alguém fazê-lo –, uma das melhores alternativas é ir até ao Slide & Splash. Os escorregas fazem as delícias de miúdos e graúdos. Embora haja vários Parques Aquáticos no Algarve, a verdade é que muitos só abrem em maio ou junho, pelo que deverá ter isso em atenção se visitar a região na Páscoa.
Deixe-se impressionar pelo Algar, em Benagil
As praias da Lagoa fazem cair de amores os veraneantes, mas há muito para descobrir mesmo quando o tempo não convida a mergulhos. Além dos passeios pela costa, há um tesouro natural para explorar perto da Praia de Benagil: o Algar do José Rodeira. Trata-se de um local de beleza singular e um fenómeno geológico raro. As grutas são invadidas pelo mar e pela luz do sol, proporcionando um espaço de contornos quase mágicos, que não vai resistir a fotografar.
Delicie-se com o peixe em Portimão
O Algarve é uma referência no que diz respeito ao peixe fresco, nomeadamente à sardinha, que habitualmente começa a ser mais procurada em maio. No entanto, há muita oferta todo o ano, e a qualidade do peixe dá fama, até internacional, a muitos restaurantes da região. A meio da viagem pare em Portimão e aproveite para se deliciar com uma refeição de peixe fresco junto à Marina. Esta é uma experiência gastronómica que não vai querer perder!
A belíssima Ponta da Piedade
Para muitos, este é um dos locais mais bonitos do Algarve: a Ponta da Piedade é mais um recurso natural que o vai encantar neste roteiro. Os seus penhascos são de uma beleza impressionante e, consoante a ferocidade do mar, poderá fazer uma viagem de barco neste paraíso de Lagos. Há construções na rocha para todos os gostos, desde arcos de grandes dimensões a grutas e a pilares isolados. Dos pontos mais altos, acessíveis a pé, poderá encarar esta península em toda a sua plenitude.
Caminhe na Rota Vicentina
A Rota Vicentina é o percurso pedestre mais procurado do Algarve. Há percursos para todos os gostos e resistências, de Santiago do Cacém, ainda no Alentejo, ao Cabo de São Vicente, a cerca de 140 quilómetros. A Rota aproveita os espaços verdes, revelando-se uma experiência exigente mas incrivelmente bela. Se lhe falta a "coragem", visite pelo menos o Cabo de São Vicente, no extremo sudoeste de Portugal continental. Foi dali que, há muitos séculos, se impulsionaram os Descobrimentos portugueses.
Recupere energias na Serra de Monchique
Já longe do mar, há outro espaço natural à sua espera: a Serra de Monchique. Penetre na montanha de carro ou bicicleta, consoante a sua força de pernas, e siga por entre a vegetação e as diversas populações que surgem pelo caminho. Há também autocarros que ali se deslocam desde as cidades mais próximas. Além de aproveitar a Natureza, não deixe de visitar Caldas de Monchique, Picota e Fóia, o ponto mais alto do Algarve.
Recomendado
Mais Lidos