Se, por um lado, o final do ano letivo traz algum descanso às crianças, por outro pode tornar-se um verdadeiro quebra-cabeças para os pais: como ocupar os mais pequenos durante estes quase três meses de tempos livres? Para que as férias de verão não se resumam apenas a praia, cinema ou videojogos no sofá, o All About Portugal preparou um roteiro com ideias para animar este período, onde não faltam atividades lúdicas e radicais, animais e aventuras na Natureza.
Parque Aventura & Trilho Ecológico - Lipor, Gondomar
Pode, à partida, ser um local improvável para divertimentos, mas a Lipor, empresa responsável pela gestão de resíduos do Grande Porto, tem à disposição dos mais pequenos equipamentos à sua “altura”. Há campo de minigolfe, parque infantil e parque radical, inseridos no Parque Aventura, e ainda a possibilidade de percorrer o Trilho Ecológico. Nos campos de férias há jogos lúdicos, oficinas de reutilização e de culinária, sempre com o objetivo de divertir, educando.
Zoo Santo Inácio, Vila Nova de Gaia
“Futebol na Savana!”, “Na Casa dos Pinguins”, “Pequeno-almoço para os Morcegos” ou “Picnic Selvagem” são algumas das atividades que compõem o programa dos campos de férias do Zoo Santo Inácio, que decorrem de julho a agosto. Ali, onde habitam mais de 600 animais de 200 espécies dos cinco continentes, é possível alimentá-los, acompanhar os tratadores e saber mais sobre o mundo animal, através de jogos divertidos. Uma experiência que certamente os mais novos não vão esquecer.
Arouca Geopark
E porque não um passeio de bicicleta pela Natureza no seu estado mais puro, com passagem pelas famosas Pedras Parideiras da Serra da Freita? O Arouca GeoBike tem 15 bicicletas para aluguer (11 para adultos e 4 para crianças), para poder desfrutar e explorar o Património natural e cultural da região. O Geopark oferece ainda visitas interpretativas e percursos pedestres, nomeadamente pelos Passadiços do Paiva.
Parque Biológico da Lousã
Também aqui, em plena Serra da Lousã, pode passar um dia num espaço natural, considerado a maior amostra da fauna selvagem do país. No Parque Biológico encontrará várias espécies de aves, ursos pardos, linces, lobos e ainda um reptilário, algo que sempre aguça a curiosidade dos miúdos (e graúdos). Na quinta pedagógica, pode conhecer as várias raças da agropastorícia portuguesa, e no centro hípico pode experimentar aulas de equitação e passeios de charrete.
Portugal dos Pequenitos, Coimbra
Para visitar pela primeira vez, ou para repetir, o Portugal dos Pequenitos é um clássico que nunca “sai de moda”. A magia das casas em miniatura, representativas das diferentes regiões de Portugal, bem como dos principais monumentos do país, também à escala mini, faz as delícias dos mais pequenos. A bordo do “Expresso dos Pequenitos”, as crianças podem visitar os diferentes espaços do parque, que inclui uma área dedicada à cidade de Coimbra, e também o Museu do Traje.
Parque dos Monges, Alcobaça
Na Quinta das Freiras há um parque multifacetado com atrações para todos os gostos: há atividades mais ou menos radicais, como slide, escalada, arborismo, paintball, canoagem ou tiro ao arco; há um zoológico para visitar e há locais temáticos, como o Museu dos Doces Conventuais ou as Oficinas Monásticas, onde se podem fazer, por exemplo, workshops de pão. O objetivo é sempre recriar a forma de viver dos monges, que em tempos ocuparam a região.
Dino Parque, Lourinhã
O fantástico mundo dos dinossauros faz parte do imaginário das crianças e, agora, é possível vivenciá-lo neste parque temático. Aqui, os visitantes podem fazer quatro percursos correspondentes a quatro períodos da história da Terra, onde observam mais de 180 espécies de dinossauros, à escala real, e ficam a saber mais sobre paleontologia e fossilização. Há ainda o percurso “Monstros Marinhos”, onde pode observar animais que reinaram os mares há milhares de anos.
Footlab, Carnaxide
Se são candidatos a atletas ou, simplesmente, amantes do desporto rei, a passagem pelo Footlab é obrigatória. Graças a uma tecnologia única no mundo, este espaço de “futebol do futuro” possui sistemas de testes à perícia e velocidade de cada jogador, que permitem avaliar, em quatro estações de prova, a técnica de controlo de bola, a potência de pontapé ou precisão. No final, é entregue um relatório detalhado da performance, podendo entrar na Galeria dos Campeões.
Quinta Pedagógica Armando Villar, Cascais
A apenas 10 minutos da cidade, é possível passar um dia em família no campo, em perfeita harmonia com os animais, que nesta quinta são carinhosamente apelidados. Aqui, pode interagir com o Burro de Miranda, o Eléctrico, o carneiro Choné, a porquinha Minnie ou o cabrito Cris. Nas férias, há programas que incluem tratamento dos animais, oficinas de horticultura, expressão corporal e artística, entre outras atividades que proporcionarão um contacto divertido com a Natureza.
Rota dos Golfinhos, Setúbal
O Estuário do Sado é o local ideal para observar o comportamento de um dos animais preferidos das crianças. São várias as empresas que organizam o passeio da Rota dos Golfinhos, tendo como cenário a Serra da Arrábida e a Península de Tróia. Ao longo da viagem pelas águas da Baía de Setúbal poderá conhecer melhor o mundo dos golfinhos e avistar alguns dos mais de 20 que ali habitam. Os mais aventureiros podem saltar do barco e dar um mergulho.
Badoca Safari Park, Santiago do Cacém
Embarque numa viagem pelo mundo selvagem, sem sair de Portugal! O Badoca Safari Park proporciona experiências únicas, desde a aventura do safari, onde poderá observar de perto 18 espécies de animais selvagens, a rafting africano a bordo de um barco pneumático, ou a um passeio pela “Floresta Africana”, onde conhecerá fascinantes espécies de aves. O parque proporciona ainda um “espetáculo” de aves carnívoras e permite a interação com lémures. Tudo para um dia inesquecível.
Krazy World Zoo, Silves
Um espaço que engloba animais, piscinas e atividades desportivas é o sonho de qualquer criança. O Krazy World Zoo tem uma oferta variada para passar um dia em família memorável, desde alimentar cabras anãs, lamas e gamos, interagir com tartarugas africanas, aves exóticas ou lémures, e ainda conhecer a maior cobra da Europa. Há uma piscina para refrescar, insufláveis e, para quem tiver energia, atividades como kart a pedal, minigolfe, arborismo ou mini moto 4.
Recomendado
Mais Lidos