Há fenómenos da Natureza que nos deixam sem palavras, seja pela sua dimensão, pela sua beleza natural ou pela forma como o acaso criou elementos que parecem esculpidos pela mão do Homem. De norte a sul de Portugal, encontramos muitos exemplos, quase sempre associados a lendas e superstições. De pedras que “dão à luz”, a rochas com forma humana, passando por rios em forma de dragão… Junte-se ao All About Portugal e deixe-se encantar por estes fenómenos da Natureza, que são verdadeiras obras-primas da Mãe Natureza.
Pedras Parideiras - Arouca
Uma pedra a parir outra? Parece impossível, mas acontece e é um fenómeno geológico único em Portugal, raro no mundo e um dos geossítios mais emblemáticos do Arouca Geopark. Aqui, de uma enorme pedra-mãe, de um granito raro, nascem outras pedrinhas com cerca de 1 a 12 centímetros de diâmetro, que se descolam da “progenitora”, espalham-se à sua volta, deixando-a com pequenas covinhas. Para melhor compreender estas rochas enigmáticas visite a Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação, na aldeia da Castanheira, em pleno planalto da serra da Freita. Na tradição ancestral da região, acredita-se que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade.
Cabeça da Velha - Seia
Esculpida pela mão da Natureza, esta beleza natural remete-nos para a imagem de uma mulher de idade, sem dentes, imortalizada num enorme bloco de granito. Situada perto do Santuário da Nossa Senhora do Desterro, em Seia, e às portas do Parque Natural da Serra da Estrela, a ela está associada a lenda de uma aia, de nome Marta, que é transformada em pedra por ter delatado o amor secreto e proibido de dois jovens, Leonor e Afonso. Independentemente da sua origem, é uma boa desculpa para descobrir a região e partir numa aventura até ao ponto mais alto de Portugal Continental.
Boca do Inferno - Cascais
Este local é tão impressionante que, em 1930, serviu de cenário a um bizarro acontecimento, que deixou em alvoroço a imprensa portuguesa. Aleister Crowley, um excêntrico britânico ligado ao oculto, simulou aqui a sua morte. Como cúmplice teve o poeta e escritor Fernando Pessoa, que participou nesta farsa pré-fake news, empolando o evento com os seus escritos. Romances à parte, é um dos miradouros mais surpreendentes de Portugal e o seu nome deve-se à sua forma (de boca) e ao assustador impacto das ondas neste local, principalmente no Inverno. Pensa-se que foi uma gruta, que pelo desgaste do impacto do Oceano Atlântico se terá aberto para o mar. Hoje é um dos locais mais emblemático de Cascais e um ponto privilegiado para apreciar magníficos pôr do sol e fazer interessantes caminhadas.
Odeleite – Castro Marim
Às vezes basta-nos mudar o ponto de vista para ver as coisas de outra perspetiva. Foi o que aconteceu em 2015, quando uma fotografia aérea revelou ao mundo inteiro um segredo que estava à vista de todos, em Castro Marim, no Algarve: a forma de um imponente dragão azul da albufeira da Barragem de Odeleite. Desde então, o fenómeno tem atraído visitantes de todo o mundo, em especial chineses, para quem o animal é símbolo de poder, força e sorte, e ganhou o epíteto de “Rio do Dragão Azul”. Superstições à parte, aproveite a visita e descubra a bela povoação de Odeleite, os moinhos de vento e de água típicos da região e deixe-se surpreender pelos encantos da serra Algarvia, outros dos segredos bem guardados de Portugal.
Gruta de Benagil - Lagoa
É um dos fenómenos da Natureza mais icónicos do Algarve e só é visitável pelo mar. Visitá-la por dentro, de barco ou de caiaque, é uma aventura inesquecível, mas em alternativa pode escalar até ao seu topo para espreitar o seu interior, onde encontrará uma espécie de claraboia que ilumina a gruta. Embora a ciência nos explique o fenómeno pela força da Natureza, o imaginário popular conta a história de dois apaixonados, ela princesa e ele plebeu que – mais uma vez – viram o seu amor proibido. Ele acabou assassinado neste local e as lágrimas da sua amada foram tantas que escavaram estas enormes covas na rocha, hoje uma das imagens mais partilhadas por turistas de todo o mundo, nas redes sociais.
Lagoa das Sete Cidades – São Miguel
É um dos fenómenos da Natureza mais fotogénicos de Portugal. Localizado na ilha de São Miguel, é o maior lago de água doce dos Açores e formou-se na cratera de um vulcão que teve uma histórica erupção em 1445. Mas o que torna única esta maravilha natural é o facto das suas águas terem duas cores diferentes, o azul e o verde. A ciência explica que as cores diferem consoante a profundidade e concentração das algas que existem nas lagoas, que ao refletir o céu, acabam por revelar a cor das algas. Mas a lenda conta-nos outra versão bem mais romântica. A de uma princesa de olhos azuis, que se apaixonou por um pastor de olhos verdes, que ao verem o seu amor proibido, despediram-se neste local e encheram de lágrimas as lagoas, e cada uma delas adquiriu a cor dos seus olhos.
Recomendado
Mais Lidos