O Caminho de Torres destaca-se por mostrar o interior de Portugal, de subidas íngremes e longas caminhadas solitárias, mas também com a passagem em grandes cidades. Começa e termina em Espanha e é inspirado na rota que o poeta e escritor espanhol Diego de Torres Villarroel fez em 1737. Inicia em Salamanca e termina em Santiago de Compostela, sendo composto por 24 etapas e cerca de 600 quilómetros. No Caminho de Torres português, o itinerário foi refeito e sinalizado, sendo agora uma nova rota dos Caminhos de Santiago. Começa na Ponte do Abade, em Sernancelhe, e culmina na travessia do Rio Minho, em Valença, numa extensão de quase 235 quilómetros. Aqui damos-lhe a conhecer alguns pontos principais do Caminho de Torres, com partida em Lamego e destino em Valença, com paragens em Pontos de Interesse classificados como Património Mundial e por paisagens deslumbrantes.
Lamego - 302 Quilómetros
O início desta rota começa em Lamego, cidade situada na margem do Rio Douro. É um bom ponto de partida, com atrações não só religiosas, mas também históricas. No centro, ao lado da Estátua de Dom Miguel, terá uma visão ampla da cidade. No centro de Lamego há vários pontos que assinalados nesta rota: destacam-se a Sé Catedral de Lamego, com especial atenção para a belíssima Capela-mor da autoria de Nicolau Nasoni. Logo à saída encontrará o Museu de Lamego. Não deixe ainda de visitar o Castelo de Lamego e no final deste itinerário o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, com uma vista desafogada e sombras refrescantes.
Régua - 289 Quilómetros
O percurso pela cidade do Peso da Régua é muito agradável, feito praticamente à beira do Rio Douro, passando ao lado do Cais da Régua e terminando com a travessia da Ponte Pedonal sobre o Rio Douro. A cidade da Régua guarda ainda o esplendor dos tempos em que foi um dos mais importantes centros comerciais da Região Demarcada do Douro. Neste percurso linear encontrará a Capela do Cruzeiro, o Museu do Douro, um belíssimo Mural e Azulejos alusivo Marquês de Pombal ao lado da estação de comboio, o Jardim da Régua e a Igreja da Misericórdia.
Amarante - 247 Quilómetros
Com o Rio Tâmega no olhar, a cidade de Amarantemerece ser conhecida a caminhar. Dê início a este caminho na antiga estação de caminhos de ferro em direção à ponte medieval, situada no centro da cidade, e aprecie desde logo a esplêndida paisagem sobre o Rio Tâmega. Aqui perto poderá visitar o Mosteiro e Igreja de São Gonçalo, percorrer as ruas da zona histórica, a Igreja de São Pedro e admirar as casas antigas e os edifícios de estilo românico. Num instante alcança o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, onde poderá ver de perto as obras deste génio e pintor português. Continue a caminhada pelas margens do rio e o Jardim Amadeo de Souza-Cardoso.
Felgueiras - 226 Quilómetros
Em Felgueiras, o Caminho de Torres atravessa o centro da cidade, passando pelo Mural ao navegador Nicolau Coelho, a Igreja Matriz, a Câmara Municipal e a Fábrica de Pão de Ló de Margaride. À saída da cidade terá a oportunidade de passar pelo edifício da Biblioteca Municipal. Embora não esteja incluído na rota do Caminho de Torres, destacamos ainda o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, um dos importantes mosteiros beneditinos desta região, incluído numa outra rota turística importante da zona do Tâmega e Sousa, a Rota do Românico.
Guimarães - 208 Quilómetros
O Caminho de Torres atravessa também o local onde a nação portuguesa deu os primeiros passos. Cultura, Património, História e Natureza são atributos que se conjugam em harmonia na cidade de Guimarães. O Caminho de Torres inclui alguns dos principais pontos turísticos da cidade berço: a Igreja de São Dâmaso, o Castelo de Guimarães, a Igreja de São Miguel do Castelo ou o Padrão do Salado.
Braga - 173 Quilómetros
A cidade de Bragaostenta um conjunto valioso de monumentos, na sua maioria religiosos. No Caminho de Torres há um itinerário de 24 Pontos de Interesse. Destacamos o Arco da Porta Nova, a Sé Catedral, o Convento do Pópulo, a Fonte do ídolo, a Torre de Santiago, os vários museus da cidade e o Theatro Circo.
Ponte de Lima - 153 Quilómetros
O centro da vila de Ponte de Lima é de tal forma acolhedor que apetece abrandar o passo na zona ribeirinha. Da rota do Caminho de Torres o All About Portugal destaca a Igreja Matriz, de estilo gótico, a Torre da Cadeia Velha, a Igreja de Santo António, a Capela do Anjo da Guarda, a travessia da Ponte Medieval e, na saída da vila, os jardins do Parque do Arnado.
Valença - 118 Quilómetros
Em Valença, a principal e incontornável atração é a Fortaleza, umas das mais destacadas fortificações militares da Europa. No entanto, ao contrário de muitas outras, o seu interior enche-se de vida, sendo muito procurada pelo comércio tradicional ao ar livre. Para encontrar o melhor miradouro sugerimos o Baluarte do Socorro, no extremo norte da Fortaleza de Valença. Da rota do Caminho de Torres destacam-se ainda o Núcleo Museológico Municipal de Valença, a Igreja Matriz (Santa Maria dos Anjos) e Igreja de Santo Estêvão.
O Caminho de Torres prossegue em território espanhol depois da travessia da Ponte Internacional sobre o Rio Minho com destino final em Santiago de Compostela.
Recomendado
Mais Lidos