Por entre serras, miradouros, aldeias e uma biodiversidade e história riquíssimas, as cascatas do Gerês são uma das suas principais atrações. É no norte de Portugal, fazendo fronteira com Espanha, que se encontra o magnífico Parque Nacional da Peneda-Gerês, um paraíso para os amantes da Natureza. Entre uma fauna e flora muito ricas, o Gerês é percorrido por um sem fim de rios e outros cursos de água, que resultam num maravilhoso conjunto das melhores cascatas que já viu. Na base das cascatas, poderá desvendar a melhor parte: piscinas naturais, com água límpida e fresquinha, uma maravilha no verão! O Parque Nacional pode ser visitado durante todo o ano, mas, devido às características sazonais das cascatas, recomendamos que as visite entre a primavera e o verão, não só pelo caudal, mas também pela temperatura. Algumas das cascatas do Gerês são de difícil acesso, pelo que não se esqueça de levar calçado adequado para evitar acidentes.
Cascata da Portela do Homem
A Cascata da Portela do Homem é uma das cascatas do Gerês mais conhecidas. Apesar de só ter acesso a pé, é muito fácil lá chegar, uma vez que se localiza na estrada que liga à fronteira. Deve estacionar mais à frente, no parque de estacionamento junto à fronteira, e regressar a pé pela estrada, cerca de 800 metros. Antes de descer, aproveite a magnífica panorâmica, de cortar a respiração.
Cascata do Tahiti - Fecha das Barjas
Já a Cascata Fecha das Barjas, mais conhecida como Cascata do Tahiti, é uma das mais perigosas cascatas do Gerês, mas também uma das 0mais bonitas. Para lá chegar, deve seguir pela estrada que liga Fafião a Ermida, estacionar junto à ponte e descer pelo lado direito com extremo cuidado. Aqui, o Rio Arado vai descendo por uma espécie de degraus onde, a cada patamar, existem pequenas lagoas onde pode tomar banho.
Cascata do Rio Arado
Nas margens do mesmo rio, e bem perto da cascata anterior, encontramos a Cascata do Rio Arado. Estacione perto da ponte e suba por uma escadaria que conduz a um miradouro, onde poderá contemplar a beleza dos seus 900 metros, com uma sucessão de pequenas cascatas que criam uma lagoa de águas límpidas. Desça a ladeira e aproveite para dar um mergulho, em total comunhão com a Natureza.
Cascata Cela Cavalos
Localizada entre as aldeias de Lapela e Cela, a Cascata de Cela Cavalos é pouco movimentada, pelo seu acesso complicado, mas é uma das mais bonitas cascatas da região norte de Portugal. Deve deixar o carro junto à Capela de Santa Luzia e seguir por um caminho em terra batida por cerca de dois quilómetros. O próprio caminho oferece espetaculares vistas sobre o vale e o Rio Cávado, mas o ponto alto será, claro, quando encontrar a magnífica lagoa.
Cascata de Pincães
Pela sua rara beleza, a Cascata de Pincães merece, sem dúvida, figurar entre as melhores cascatas do Gerês. Deve deixar o carro na aldeia de Pincães e seguir num trilho com cerca de dois quilómetros, passando por um antigo lagar de azeite e alguns moinhos. Após este trilho, a cascata é de fácil acesso e a paisagem, essa, vai fazê-lo pensar que está numa ilha paradisíaca.
Cascatas de Firvidas
Menos conhecidas, as Cascatas de Firvidas localizam-se nas terras altas do planalto do Alto Barroso, em Montalegre. Para ali chegar, o acesso faz-se apenas a pé, seguindo por um caminho em terra por vezes alagado. Chegado às cascatas, rodeadas de vegetação e escarpas, onde apenas se ouve o barulho da água e dos pássaros, sentimo-nos em total harmonia com a Natureza.
Cascata de Pitões das Júnias
Ao contrário das anteriores cascatas do Gerês, a Cascata de Pitões das Júnias não é recomendada para banhos, pela dificuldade e perigo no acesso às suas piscinas naturais. Mas a beleza do seu Miradouro, e de toda a região de Pitões das Júnias, merece destaque e, sem dúvida, uma visita. O trilho de Pitões permite visitar o famoso Mosteiro e ainda o passadiço. Siga por este passadiço de acesso ao Miradouro e aproveite a assombrosa envolvente natural.
Cascata de Leonte
Tal como a de Pitões, também a Cascata de Leonte não é recomendada para banhos, mas pela sua beleza merece ser apreciada, nem que seja ao longe. Localizada na estrada que liga a Vila do Gerês à fronteira espanhola, na zona conhecida como Portela do Homem, a cascata fica do lado esquerdo, um quilómetro antes da Casa de Leonte, onde se encontra um guarda florestal a controlar a entrada na Mata da Albergaria. Outra maneira de ver esta cascata é fazer o Trilho da Preguiça.
Recomendado
Mais Lidos