Tradição, sátira e muito samba: 10 desfiles de Carnaval a não perder em Portugal
A tradição ainda é o que era em Portugal: descubra os melhores destinos para “tirar o pé do chão” no Carnaval.
De norte a sul do país, passando pelas ilhas, o Carnaval é sinónimo de festa, de folia e de tradição. Todos os anos, são muitas as localidades que se preparam a todo o gás para fazer do Carnaval a maior festa do ano. Organizam-se os corsos, enfeitam-se bonecos e importa-se o samba, mas sempre com a identidade portuguesa bem presente. O All About Portugal convida-o a juntar-se à festa, seja com um simples disfarce, de matrafona, Careto ou “Zé Pereira”, o importante é entrar na brincadeira! E não se esqueça: a vida são dois dias e o Carnaval são três.
Funchal, Madeira

O Carnaval da Madeira, é sem dúvida, um dos melhores da Europa! Tradicionalmente, há dois cortejos: o Cortejo Alegórico é a principal atração do Carnaval Madeirense e, no Cortejo Trapalhão, todos podem participar! As ruas do centro da cidade enchem-se e a sátira social e política imperam. Todo o ambiente festivo lembra o épico Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil.
Torres Vedras

O Carnaval de Torres Vedras é considerado o “mais português de Portugal”, tendo ficado popular devido à sua carga satírica. A receção aos Reis do Carnaval, os carros alegóricos, os grupos de cabeçudos, o grupo musical “Zés Pereiras” deliciam toda a multidão. Tudo isto sem esquecer as tão famosas "matrafonas" (homens que se vestem de mulheres exuberantes). A queima ou enterro do boneco do Entrudo encerra os folguedos do Carnaval.
Alcobaça

O Carnaval deAlcobaça é considerado o "mais brasileiro de Portugal". Aqui, o Carnaval não dura três, mas sim cinco dias! É também costume as pessoas saírem à rua vestidas de branco. O epicentro da festa é na tenda gigante, localizada habitualmente em frente ao Mosteiro de Alcobaça, onde decorrem grande parte das celebrações carnavalescas e o enterro do Entrudo acontece no último dia, como manda a tradição.
Ovar

Desde 1952, o “Carnaval Organizado” de Ovar é de paragem obrigatória e merece uma visita, pelo menos uma vez na vida. No Espaço Folião têm lugar os melhores concertos carnavalescos. Na Aldeia do Carnaval, o recinto das festas, recebe milhares de pessoas, quer seja de dia ou noite. Ao fim dos 10 dias de festa, é feita ainda a eleição do melhor carro alegórico, bem como do Rei e da Rainha do Carnaval!
Loulé

Em Loulé, festeja-se um dos Carnavais mais quentes do país! Junte-se ao mais antigo e famoso corso carnavalesco de Portugal, sempre repleto de sátira política e social e que ainda conta com carros alegóricos, escolas de samba, gigantones, cabeçudos e as famosas Batalhas de Flores. Aproveite e faça também parte do tradicional Baile de Gala de Carnaval.
Sesimbra

É em Sesimbra que se assiste a um dos mais belos Carnavais do País, onde a comunidade local tem um importante papel. O Baile dos Trapalhões dá o sinal de partida e as tradições não ficam de fora, com as "Cegadas", as "Cavalhadas", os centenários teatros de rua e o grupo Tripa Mijona. É também em Sesimbra que acontece um dos maiores desfiles de palhaços do mundo. Tradicionalmente, o Enterro do Bacalhau fecha o programa.
Sines

É na cidade onde nasceu o navegador Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia, que ocorreu o primeiro corso noturno do país. Os sons e os trajes do Brasil tomam conta de Sines e o ambiente normalmente pacato é invadido pela folia. Na Avenida Humberto Delgado, deslumbre-se com os grupos de samba, músicos, acrobatas, cabeçudos e gigantones. As três noites de festa terminam com o tradicional Baile de Máscaras.
Podence, Macedo de Cavaleiros

Os Caretos de Podence são os protagonistas de um dos Carnavais mais tradicionais de Portugal. A confusão instala-se na aldeia com os rapazes e os homens com indumentárias em tons coloridos, de chocalhos à cintura e máscaras em zinco de nariz bicudo. O seu alvo preferido são as mulheres solteiras. Por sua vez, na terça-feira de Carnaval, faz-se a Queima do Entrudo.
Mealhada

O Carnaval da Mealhada tem sotaque brasileiro e muito samba, sendo mais conhecido como o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. Destacam-se o Desfile Trapalhão, tipicamente português, e o desfile dos grupos das escolas de samba. Ao cortejo de terça-feira de Entrudo, junta-se a Festa do Vinho, com distribuição gratuita pelos espetadores dos cortejos.
Elvas

O Carnaval Internacional de Elvas junta portugueses e espanhóis devido à proximidade geográfica. O Carnaval vive-se durante cinco dias, mas atinge o seu auge com o corso dos carros alegóricos e com o Carnaval Trapalhão. Com a ajuda festiva, claro, de todos os mascarados individuais e em grupos organizados que preparam as suas coreografias com meses de antecedência.
Recomendado
Mais Lidos