10 lugares onde andar de skate e patins em Lisboa e arredores
Pegue no skate ou nos patins e venha deslizar no meio de florestas, em calçada portuguesa ou com pores do sol cinematográficos.
Está de visita à capital e quer saber onde andar de skate ou patins? Ruas, praças e skate parques tornam os arredores de Lisboa, e o centro da cidade, o destino perfeito para a prática deste desporto radical que, para além de estar sempre na moda, é das formas mais sustentáveis de mobilidade.
Não se sabe ao certo como nasceu a modalidade, mas tudo indica que terá sido em Los Angeles, na década de 60, pela vontade dos surfistas californianos continuarem a deslizar nas suas pranchas, mesmos em épocas de maré baixa e mar flat. Sete décadas decorridas foi reconhecido como desporto olímpico e fez a sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos, em 2021, em Tóquio. Por Portugal há cada vez mais locais preparados para as manobras em quatro rodas, por isso deslize com o All About Portugal e descubra onde andar de skate e patins nos arredores de Lisboa e pela Baixa da cidade.
Skatepark Expo
Construído há mais de 20 anos, com o Rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama como cenário de fundo, é dos mais emblemáticos parques onde andar de skate, patins e bicicleta é também poder desfrutar de um dos locais mais frequentados de Lisboa, com acesso a todo o tipo de serviços e com uma combinação perfeita de pistas, que inclui uma das maiores pump tracks da Europa.
Odivelas Skatepark
Construído num antigo lago, acompanhou várias gerações de skaters, já que também está na lista dos mais antigos parques de skate do país. Também conhecido como Skatepark da Torre, em 2020 teve obras de renovação. De cara lavada, ganhou também novas curvas, corrimões e muros, e um lifting nas inclinações e obstáculos. E não sendo muito grande, vai permitir grandes manobras!
Quantum Park Lisboa
Junta adrenalina e diversão no mesmo espaço e promete horas inesquecíveis em família! Para os que estão a dar os primeiros passos no skate, há as rampas, uma delas com um airbag gigante que ampara as quedas mais acrobáticas, de miúdos e graúdos. Mas pode ainda aventurar-se pela escalada, pelos trampolins, pelos campos de futebol, pelo drop vertical ou tentar a sorte nos imensos jogos disponíveis.
Skatepark de Monsanto
Situado no meio da floresta, com uma envolvência incrível, é o sítio perfeito para quem procura natureza e tranquilidade na zona de Lisboa. Dividido em três patamares, os superiores têm os típicos obstáculos de street, com obstáculos para todos os níveis, e o inferior é a área reservada para o bowl. Um parque onde andar de skate ou patins se vai tornar uma experiência inesquecível e bucólica.
Fun Track
Numa versão mais familiar, se procura um sítio seguro onde andar de skate, patins, kart, bicicleta, trotinete e um sem fim de outras modalidades, em Lisboa, vá até à doca de Alcântara. Aqui está situado o Fun Track, que tem cerca de 400 metros de pista, onde pode soltar a criança que há em si e gastar a energia dos mais pequenos até à última gota.
Praça do Comércio / Terreiro do Paço
Com o rio Tejo como pano de fundo, esta é uma das maiores praças da Europa e uma pista perfeita para o street skate. Situado em plena Baixa de Lisboa, e rodeada por edifícios históricos que já serviram de morada oficial da monarquia portuguesa, este é um excelente local para dar rédea solta às manobras mais incríveis, sob o olhar atento da estátua de D. José I e de centenas de turistas que aqui passam diariamente.
Praça Martim Moniz
Também situada na Baixa de Lisboa, e ao lado do Rossio, se quer passear pela cidade de skate na mão, este é um bom local para fazer uma paragem radical e dar azo às acrobacias em quatro rodas. É um dos espaços mais multiculturais da capital e ao fim de semana enche-se de eventos, música, feiras e de gente. Ideal se está de visita à cidade e trouxe o seu skate!
Parque das Gerações
Os fins de tarde neste local são mágicos e, só por isso, merece bem a visita. Aberto para o oceano atlântico e com imenso espaço, é um bom spot para trazer o skate ou os patins e apreciar o pôr do sol. Está bem equipado com rampas, obstáculos, pistas para várias modalidades, e com lojas e cafés. Um espaço imperdível que junta várias gerações de skaters dos arredores de Lisboa.
Skate Parque do Casal da Barota (Massamá Norte)
Este espaço radical, com rampas inovadoras, é perfeito para praticantes de nível médio nas modalidades de patins, skate e BMX. Está localizado num parque urbano com boa acessibilidade, muitos espaços verdes e jardins, ideal para atividades ao ar livre. Pode ainda andar à vontade de trotinete, patins em linha ou bicicleta.
Skatepark São Sebastião
Situado perto da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa encontra este skate park, integrado no Corredor Verde de Lisboa, por onde passa uma ciclovia. É composto por algumas estruturas em madeira, decoradas a sprays de várias cores, e é recomendando para quem está a começar agora as suas primeiras manobras neste desporto radical.
Recomendado
Mais Lidos