Via Romana XVII do Itinerário de Antonino
Via construída durante a dinastia Júlio Claudiana, considerado um dos troços mais importantes e com mais espólio da Via XVII do Itinerário de Antonino. Partindo de Gralhós, esta via segue por Avessó, Ribeira do Cargual, Porto da Geia e Suavila, até entrar na aldeia de Cortiço, já na freguesia de Cervos. Acredita-se que neste local a via poderia ter dois traçados; o primeiro por baixo da aldeia, mais a direito, entre uma veiga, actualmente ladeado de muros, que possivelmente no Inverno ficaria encharcado e outro traçado pelo topo da aldeia. Estes dois percursos encontram-se depois junto às alminhas, para continuar num só em direcção à ponte de Cortiço, sobre o rio Beça. Segue posteriormente em direcção à Breia, Outeiro dos Meninos e lugar de Arcos. Em Arcos continua em direcção ao Pindo, onde termina o seu traçado no concelho de Montalegre e se encontra com o de Boticas. Na descida para o Pindo podem-se vislumbrar sulcos na rocha que comprovam o desgaste da mesma pela passagem dos rodados durante séculos.
Contactos
Arcos
5470-051,Montalegre
- Estacionamento exterior fácil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Via Romana XVII do Itinerário de Antonino
Fonte Romana de Arcos
Aproveitando a formação rochosa existente, esta fonte de mergulho surge através de duas pequenas grutas escavadas na mesma, uma das quais em arco quebrado (com…
Forno do Povo de Arcos
Os fornos comunitários foram essenciais na subsistência dos povos do barroso. A massa era preparada em cada agregado familiar e depois levada para o forno da a…
Mamoa de Tojais
A cerca de 100 metros a Oeste da Via Romana, no Pindo, junto a uma bifurcação de caminhos e já dentro de terrenos particulares, encontra-se o que resta deste …
Marco Miliário de Cervos
Marco miliário anepígrafo procedente do Pindo, em Arcos, sendo posteriormente trasladado para o jardim da escola de Cervos. Trata-se de um cilindro em granito …