Paço de Vilar de Perdizes
Complexo de grande valor histórico constituído por solar e hospital, botica, capela com cruzeiro junto ao caminho de Santiago. Constitui um dos poucos, senão único, Morgadio em Portugal que se sabe ter sido instruído por comenda pontifica. A origem deste Paço esta Intimamente ligada a Santiago da Compostela, pois a criação inicial da botica e hospital tinha como objectivo o apoio a esse peregrinos. O hospital teria capacidade para 9 a 12 indivíduos e, ao que parece, estava relativamente bem apetrechado, visto a carta de instituição determinar oferecer um caldo de azeite, caldo de carneiro e frango. Aliás, em Vilar de Perdizes existia um talho ao serviço do hospital. O pão seria feito no forno, nomeadamente no de cima da vila. O solar de Vilar de Perdizes terá ainda desempenhado um papel importante na introdução da cultura do bicho-da-seda em Trás-os-Montes, tendo as primeiras experiencias sido aí realizadas. Aliás, uma amoreira centenária testemunho dessa tentativa sobreviveu no Parada do Paço até há poucos anos.
Contactos
Rua do Paço
5470-461,Montalegre
- Estacionamento exterior fácil
- Casas típicas e edifícios relevantes
- True
Características
Monumentos perto de Paço de Vilar de Perdizes
Ara Romana a Júpiter
Ara romana encontrada em outubro de 1969, aquando da abertura da estrada 508, junto ao caminho que liga ao Altar de Penascrita. Encontra-se esculpida num bloco…
Ara Romana a Larouco
Ara romana encontrada em outubro de 1969, aquando da abertura da estrada 508, em pleno eixo da via. Dedicada ao Deus Larouco, é em quase tudo idêntica à ara de…
Calçada de Santa Marinha/ Penedo do Podão
Troço de trilho empedrado, que integrava o antigo caminho de Santa Marinha. O tramo tem cerca de 250 metros de extensão por três metros de largura média e enco…
Capela de Nossa Senhora das Neves
Capela do século XVI situada na aldeia de Vilar de Perdizes. Este edifício não apresenta características decorativas de grande destaque, enquadrando-se num tip…