Mamoa de Tojais
A cerca de 100 metros a Oeste da Via Romana, no Pindo, junto a uma bifurcação de caminhos e já dentro de terrenos particulares, encontra-se o que resta deste monumento megalítico. Não é possível determinar as suas dimensões, visto que o mesmo foi quase destruído por trabalhos agrícolas. No entanto, conserva um esteio fincado com cerca de 0,90 metros de altura e 0,67 metros de largura, que foi posteriormente reutilizado como marco divisório de propriedades. Numa das faces parecem transparecer duas cruzes gravadas. Numa parede de propriedade, a cerca de 50 metros, encontra-se o que parece ser outro esteio, decorado com um motivo solar. Nas proximidades deste monumento há registo de outros que deverão ter sido totalmente destruídos pela agricultura.
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Mamoa de Tojais
Fonte Romana de Arcos
Aproveitando a formação rochosa existente, esta fonte de mergulho surge através de duas pequenas grutas escavadas na mesma, uma das quais em arco quebrado (com…
Forno do Povo de Arcos
Os fornos comunitários foram essenciais na subsistência dos povos do barroso. A massa era preparada em cada agregado familiar e depois levada para o forno da a…
Marco Miliário de Cervos
Marco miliário anepígrafo procedente do Pindo, em Arcos, sendo posteriormente trasladado para o jardim da escola de Cervos. Trata-se de um cilindro em granito …
Via Romana XVII do Itinerário de Antonino
Via construída durante a dinastia Júlio Claudiana, considerado um dos troços mais importantes e com mais espólio da Via XVII do Itinerário de Antonino. Partind…