Marco Miliário de Cervos

Marco miliário anepígrafo procedente do Pindo, em Arcos, sendo posteriormente trasladado para o jardim da escola de Cervos. Trata-se de um cilindro em granito de grão médio a grosseiro, bem talhado, com cerca de um metro de altura. Foi fracturado na parte superior, onde parecem existir vestígios de letras. Acredita-se que sinalizava a Via XVII do Itinerário de Antonino, que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga), passando por Aquae Flaviae (Chaves).

Contactos


Arcos
5470-051,Cervos

    Características


  • Estacionamento exterior fácil
  • Locais arqueológicos
  • True

Monumentos perto de Marco Miliário de Cervos

Fonte Romana de Arcos


Aproveitando a formação rochosa existente, esta fonte de mergulho surge através de duas pequenas grutas escavadas na mesma, uma das quais em arco quebrado (com…

Forno do Povo de Arcos


Os fornos comunitários foram essenciais na subsistência dos povos do barroso. A massa era preparada em cada agregado familiar e depois levada para o forno da a…

Mamoa de Tojais


A cerca de 100 metros a Oeste da Via Romana, no Pindo, junto a uma bifurcação de caminhos e já dentro de terrenos particulares, encontra-se o que resta deste …

Via Romana XVII do Itinerário de Antonino


Via construída durante a dinastia Júlio Claudiana, considerado um dos troços mais importantes e com mais espólio da Via XVII do Itinerário de Antonino. Partind…

Vai a Montalegre?

Veja as sugestões de lugares a visitar que temos para si!

Best Of em Montalegre

O que fazer perto de Marco Miliário de Cervos