Castro de São Vicente da Chã/ Castro dos Mouros
Este povoado fortificado conserva uma parte das três linhas de muralha e um fosso que o circunda parcialmente. Encontra-se estrategicamente implantado numa curva do rio Rabagão, sendo defendido por este. Na muralha intermédia ainda se observa uma porta de acesso ao povoado.
Tudo indica que o castro se tenha desenvolvido sobretudo nas plataformas superiores, dentro dos limites da segunda muralha, pois são aí visíveis ruínas de construções de aparelho castrejo. O povoado cinge-se ao cabeço, à exceção de um prolongamento de muralha externa para uma rechã natural onde se identificam algumas construções. Distinguem-se, neste local, vestígios de estruturas, fragmentos de cerâmica e pedaços de escória de ferro. Tudo indica que o povoado teria uma área urbana extensa, incluindo um setor com evidente atividade metalúrgica. Os vestígios existentes remontam à Idade do Ferro, sendo pouco evidentes os vestígios de romanização, embora se conserve, relativamente perto, o traçado da Via Romana XVII.
- Estacionamento exterior difícil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Castro de São Vicente da Chã/ Castro dos Mouros
Igreja Românica de São Vicente da Chã
Templo de elevado valor patrimonial, de estilo românico. Foi edificada entre os séculos XI e XIII e encontra-se no núcleo mais antigo da aldeia de São Vicente,…
Pedra com Inscrição a Júpiter
Trata-se de um altar dedicado a uma divindade, colocado junto da Via romana XVII. Bloco granítico retangular, rudemente trabalhado, tendo sido apenas afeiçoa…
Povoado do Alto da Carvalha
Antigo povoado romano localizado a Leste da aldeia da Chã, na margem esquerda da estrada que liga à aldeia de Torgueda, num planalto designado por Carvalha. Aq…