Igreja Matriz de Viade de Baixo
A Igreja de Santa Maria de Viade é uma das Igrejas mais antigas do Barroso. Tem vestígios românicos. Possui um cachorro que indica o limite da primeira construção da Igreja. Posteriormente, devido ao aumento da população, esta Igreja sofreu vários acrescentos, sendo exemplo disso o altar e o átrio. Pode ainda comprovar-se que o sino se encontrava na fachada principal, devido ao desgaste que podemos observar na parede, provocado pela gramalheira (corrente de ferro) que era utilizada para tocar o sino. A pedra, com vestígios românicos, que se encontra na porta principal tem um interesse extraordinário pelo facto de não ser comum. Na região de Barroso apenas se conhecem mais três. Nesta Igreja destaca-se a pia batismal, presente no exterior, que tem na sua origem construção românica, sendo que, a parte superior sofreu alterações recentemente. Era nesta pia que, há cerca de mil anos, os batismos eram realizados, uma vez que as crianças não batizadas não podiam entrar na Igreja. A partir do momento em que a criança era batizada, em caso de morte já poderia ser sepultada em terreno sagrado.
- Estacionamento exterior fácil
- Igrejas, capelas e ermidas
- True
Características
Monumentos perto de Igreja Matriz de Viade de Baixo
Casa dos Queridos - Solar de Viade de Baixo
Segundo se diz, este solar pertencia a uma grande família, sendo uma das muitas propriedades desta espalhadas pelo país. O brasão que se encontra à entrada do …
Marco Miliário do Largo da Seara
Marco enipígrafo que pertenceu á Via XVII do itinerário de Antonino. Originalmente, encontrava-se nas imediações da Cantina do Leiranque/ Cruz de Leiranque, lo…
Via Romana XVII
Troço de caminho romano pertencente à Via XVII do Itinerário de Antonino. Nesta freguesia tem início alguns metros para sul da ponte da Cambela, nas imediações…