Via Romana XVII

Troço de caminho romano pertencente à Via XVII do Itinerário de Antonino. Nesta freguesia tem início alguns metros para sul da ponte da Cambela, nas imediações da qual foi encontrada uma estela funerária romana. Na descida para a ponte, conserva-se um belo troço lajeado, cuja marca de rodados é notória.
Nos Pisões, atravessaria a antiga EN ao km 116, onde conservava um troço de calçada. A partir dos Pisões encontra-se submersa pela albufeira do Alto Rabagão até Villa de Mel, a Sul do Alto do Pedrouço. Na Cruz de Leiranque, local inundado pela albufeira, foi encontrado um miliário, posteriormente transferido para Viade de Baixo.

Contactos


Pisões
5470-526,Viade de Baixo

    Características


  • Estacionamento exterior fácil
  • Locais arqueológicos
  • True

Monumentos perto de Via Romana XVII

Casa dos Queridos - Solar de Viade de Baixo


Segundo se diz, este solar pertencia a uma grande família, sendo uma das muitas propriedades desta espalhadas pelo país. O brasão que se encontra à entrada do …

Igreja Matriz de Viade de Baixo


A Igreja de Santa Maria de Viade é uma das Igrejas mais antigas do Barroso. Tem vestígios românicos. Possui um cachorro que indica o limite da primeira constru…

Marco Miliário do Largo da Seara


Marco enipígrafo que pertenceu á Via XVII do itinerário de Antonino. Originalmente, encontrava-se nas imediações da Cantina do Leiranque/ Cruz de Leiranque, lo…

Vai a Montalegre?

Veja as sugestões de lugares a visitar que temos para si!

Best Of em Montalegre

O que fazer perto de Via Romana XVII