Visitas virtuais: apaixone-se por Portugal sem sair de casa
Desde Castelos a Palácios ou Museus há sítios icónicos, de Norte a Sul do país, que disponibilizam visitas virtuais.
Conhecer monumentos nacionais e locais históricos de Portugal a partir do seu computador, tablet ou smartphone é uma das vantagens que as visitas virtuais oferecem. Esta é uma forma bem interessante, rápida e económica de conhecer lugares incríveis e que, em muitos casos, abre o apetite para uma ida “in loco” até esses locais. A realidade virtual está cada vez mais em voga e oferece múltiplas possibilidades para se explorar, de uma forma, por vezes bastante pormenorizada, vários marcos culturais. O All About Portugal apresenta-lhe 10 sugestões de pontos emblemáticos que pode conhecer sem sair de casa ou de qualquer outro sítio, desde que tenha acesso à Internet. Há propostas bem interessantes que permitem ao utilizador sentir-se quase como se estivesse fisicamente nos monumentos, podendo, para além de ver imagens em alta resolução, “tirar” fotografias e até ouvir som real.
Palácio da Brejoeira, Monção
Esta casa senhorial é um dos “ex libris” desta vila do Alto Minho que faz fronteira com Espanha. Edificado no começo do século XIX, este belíssimo Palácio apresenta um estilo neoclássico com alguns apontamentos de barroco e é Monumento Nacional, desde 1910. Na visita virtual é possível observar a magnífica fachada e o esplêndido jardim e bosque que o rodeia, bem como explorar o seu interior de uma forma minuciosa e apreciar a decoração neoclássica das salas. Podem ainda ser observados a capela e o teatro. O Palácio da Brejoeira é também uma referência na produção do afamado vinho Alvarinho, tão típico desta zona do norte de Portugal. Não descurando as potencialidades das visitas virtuais, a hipótese de fazer uma prova de vinhos é um motivo extra que justifica uma ida presencial ao local. Clique aqui para visitar.
Theatro Circo, Braga
Localizado na bonita e florida Avenida da Liberdade, é uma sala histórica de espetáculos e uma referência na programação cultural da cidade minhota. Inaugurado em 1915, foi alvo de obras de remodelação e restauro no final da década de 90 e reabriu em 2006, permanecendo intacta a sua beleza interior e exterior. A realidade virtual permite ficar com uma noção bem explícita da beleza e imponência da Sala Principal, com capacidade para quase 900 pessoas, onde se destacam o trabalhado do teto e o grandioso candeeiro colocado estrategicamente no centro. Possibilita, igualmente, ver outros espaços como o foyer, o Salão Nobre e Pequeno Auditório com 236 lugares. Há quem considere o Theatro Circo uma das salas de espetáculos mais carismáticas de Portugal e faz parte da Rede Ibérica da Rota Europeia de Teatros Históricos. Clique aqui para visitar.
Torre dos Clérigos, Porto
Imaginar-se no topo deste edifício icónico do Porto, a 75 metros de altura, a desfrutar de uma vista portentosa, sob várias perspetivas, é uma das possibilidades que as visitas virtuais conferem. A Torre, que se encontra no centro da Cidade Invicta, constitui, de facto, um miradouro espetacular, o que constitui uma imagem de marca deste Monumento Nacional desde 1910. Os “visitantes” podem ver alguns dos seus 225 degraus e apreciar, para além de poder “fotografar”, espaços, como o Salão Nobre, o Museu, a Sala do Cofre e outras áreas temáticas, bem como a Igreja. Construído nos inícios do século XVIII, o conjunto arquitetónico dos Clérigos é de inspiração Barroca. Clique aqui para visitar.
Termas de São Pedro do Sul
São Pedro do Sul é uma vila do distrito de Viseu muito conhecida pela sua estância termal, uma das principais de Portugal e da Península Ibérica. As Termas estão abertas durante todo o ano e estão indicadas para o tratamento de várias patologias, desde doenças do foro músculo-esquelético e de reumatismo até problemas relacionados com as vias respiratórias. Estas termas muito procuradas possuem dois edifícios, o Balneário D. Afonso Henriques, vocacionado para o termalismo terapêutico e fisioterapia, e o Balneário Rainha D. Amélia, destinado ao bem-estar termal. Na visita virtual dá para “viajar” por dentro do primeiro balneário e conhecer diferentes espaços das suas renovadas instalações, bem como apreciar a bela envolvência exterior junto do Rio Vouga. Clique aqui para visitar.
Mosteiro da Batalha
Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 1983, é um dos monumentos góticos mais fascinantes da Península Ibérica. O seu valor arquitetónico e significado histórico é indiscutível, apresentando também largas influências do Manuelino e apontamentos renascentistas, até porque a sua construção se prolongou ao longo de quase dois séculos. Também conhecido por Mosteiro de Santa Maria da Vitória, a sua construção deve-se a uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pelo triunfo na batalha de Aljubarrota, em 1385, que assegurou a independência de Portugal em relação a Espanha. A visita virtual é acompanhada de uma pormenorizada descrição e enquadramento histórico deste grandioso monumento. É possível, por exemplo, ficar com uma perspetiva dos vitrais dos séculos XV e XVI. Clique aqui para visitar.
Museu Nacional dos Coches, Lisboa
As potencialidades das visitas virtuais estão bem patentes no site deste Museu, que apresenta uma magnífica coleção de viaturas reais desde o século XVII aos finais do século XIX. Para além de ser possível deambular pelas diversas salas, a realidade virtual possibilita observar ao pormenor os muitos coches, para além de ser disponibilizada uma breve descrição de cada um e ainda, caso pretendam, ser remetidos para outra página com informação mais detalhada. Inaugurado em 1905, o Museu Nacional dos Coches alberga um dos mais importantes espólios de coches e carruagens reais de todo o mundo, permitindo ver a evolução técnica verificada nos transportes de tração animal, assim como a evolução registada na decoração das viaturas. Clique aqui para visitar.
Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa
Localizado no coração da cidade de Lisboa, este museu, que sucedeu ao Real Museu de História Natural, criado no século XVIII, possibilita navegar de forma interativa por vários espaços e ter acesso a informações sobre as exposições e a sua história. Os visitantes virtuais podem, por exemplo, ver o último grande laboratório químico do século XIX ou o emblemático Amphiteatro Chimico, enquanto ouvem som ambiente que os levam a imaginar-se nos corredores do Museu, cujo acervo possui interessantes coleções de história natural e de objetos científicos. Se ficar satisfeito com o “aperitivo” que esta visita proporciona, o seu Jardim Botânico Tropical é um motivo de relevo que justifica uma ida física ao local. Clique aqui para visitar.
Palácio Nacional de Sintra
Encontra-se no centro de uma das vilas mais românticas de Portugal e é fácil de identificar pelas suas duas grandes chaminés cónicas da cozinha real. É parte importante da Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial, em 1995, e foi residência de muitos dos reis e rainhas de Portugal. De fundação muito antiga, adotou várias formas ao longo dos tempos e apresenta atualmente uma mistura de diversos estilos arquitetónicos, em que se evidenciam os elementos manuelinos e góticos. Na visita virtual é possível ver ao pormenor as diversas salas majestosas, bem como o pórtico de entrada e as janelas manuelinas, acompanhados de descrições em áudio, em texto e até em linguagem gestual. Clique aqui para visitar.
Castelo de Portel
Monumento Nacional construído no século XIII, é o “ex libris” da vila alentejana de Portel, que faz parte do distrito de Évora. De inspiração gótica, apresenta uma invulgar planta heptagonal com torres circulares nos ângulos e uma distinta Torre de Menagem quadrangular, de 25 metros de altura. Na visita virtual, pode explorar-se o exterior e percorrer o interior do monumento, que se situa num ponto sobranceiro, sendo possível “subir” ao topo da Torre de Menagem e desfrutar de uma bela panorâmica sobre o casario branco da localidade e os campos e a serra que a rodeiam. Em 2021, foi inaugurado o Centro de Interpretação do Castelo de Portel, que permite ficar a saber mais sobre a história do Castelo e do próprio concelho. Clique aqui para visitar.
Vila de Monsaraz
Ainda no Alentejo, as visitas virtuais são uma excelente forma de ficar a conhecer e de poder “viajar” pelos sítios mais emblemáticos desta vila medieval, que faz parte do concelho de Reguengos de Monsaraz. O site interativo 360 graus é uma autêntica visita a Monsaraz, por meio de fotografias de alta resolução, vídeos e som real, de forma a oferecer uma experiência mais imersiva para os utilizadores. Com recurso à tecnologia, é revelada muita da história e do rico património cultural e arquitetónico, para além de serem divulgados estabelecimentos de comércio, alojamentos e restaurantes. Ao todo, são disponibilizadas cerca de 50 panorâmicas de pontos de interesse da vila e proximidades e até é possível ouvir duas modas do tradicional Cante Alentejano. Clique aqui para visitar.
Recomendado
Mais Lidos