Entre presépios originais, castelos coloridos e árvores cheias de luz, há cidades, e até aldeias, merecedoras de uma visita de quem passa o Natal com crianças. Já se sabe que os mais novos ficam encantados com a magia vivida no período natalício, em que o auge é atingido quando se abrem os presentes. Mas, antes ou após esse momento, que os miúdos tanto anseiam, há atividades e locais a explorar em Portugal durante as Férias de Natal. Aproveite as sugestões do All About Portugal, deixe-se surpreender e desfrute de bons momentos na altura do Natal com filhos, sobrinhos ou afilhados. Integrados em algumas das iniciativas propostas existem os apreciados Mercados de Natal, ideais para encontrar presentes originais. Ali é possível encontrar, entre outros itens, apetitosos produtos regionais ou bonitas peças de artesanato.
Presépio ao vivo de Priscos, Braga
Priscos é uma aldeia do concelho de Braga, conhecida por dar nome a um dos pudins mais famosos de Portugal. Desde 2006 ganhou outro motivo de interesse, que atrai à localidade milhares de visitantes durante a época natalícia. Realizado junto à Igreja e Residência Paroquial, aquele que é considerado o maior presépio ao vivo da Europa conta habitualmente com a participação de cerca de 800 figurantes, que retratam mais de 90 cenários, relacionados com a vida de Jesus, distribuídos por uma área superior a 30 mil metros quadrados. Um dos pontos mais apreciados é a gruta, onde são feitas as recriações do nascimento de Jesus e das figuras bíblicas de Maria, José, para além da vaca e do burro. Também não faltam os Reis Magos, um acampamento romano ou representações de ofícios como o ferreiro, padeiro ou lenhador. Os miúdos vão gostar de certeza e os graúdos também.
Perlim, Santa Maria da Feira
Desde 2008 que o Castelo de Santa Maria da Feira, e zona envolvente, se transforma durante o mês de dezembro num local encantado e de visita obrigatória para quem passa o Natal com crianças. Apresentado como o maior e mais original parque temático de Natal de Portugal, Perlim tem vindo a atrair muitos visitantes e todos os anos conta com novidades que fazem as delícias dos mais pequenos. Os duendes gémeos Perlim e Pim Pim, a Árvore do Amor, a Avenida de Chocolate, a Casa do Pai Natal ou os espetáculos musicais são algumas das atrações. Animação e diversão é mesmo o que não falta no recinto da Quinta do Castelo, com as crianças a poderem assistir a peças de teatro, exposições, andar de comboio ou brincar em carrosséis, escorregas, circuitos de “arvorismo” ou slide. O espetáculo de encerramento, repleto de luz, pirotecnia e música, é um momento muito aguardado por todos aqueles que se deixam envolver pela magia de Perlim.
Águeda é Natal
O maior Pai Natal do Mundo “mora” em Águeda durante o período natalício e é um sucesso junto das crianças, mas também de quem os acompanha, que não desperdiça a oportunidade de registar o momento em fotografias para mais tarde recordar. De facto, muitos são aqueles que acorrem ao Largo 1.º de Maio, para apreciar o Maior Pai Natal do Mundo, que já se tornou um ícone com os seus 21 metros de altura, iluminados por 250 mil luzes LED. Para contrapor, o menor Pai Natal do Mundo, esculpido no buraco de um alfinete, pode ser visto no Posto de Turismo. Ao longo de quase dois meses, entre meados de novembro e os primeiros dias de janeiro, este evento enche esta cidade do distrito de Aveiro de iluminações, animações de rua e diversões, como carrosséis ou as casinhas de Natal. Quem passa o Natal com crianças não pode deixar de passar também pela famosa Rua Luís de Camões, considerada uma das ruas mais bonitas do mundo, devido aos guarda-chuvas que a costumam embelezar.
Castelo Mágico, Montemor-o-Velho
O imponente Castelo de Montemor-o-Velho é o anfitrião da iniciativa “Castelo Mágico – Uma viagem ao sonho de Natal”, que é apresentada como o maior parque temático natalício do Centro de Portugal. A Casa do Pai Natal, o comboio mágico, espetáculos musicais, teatrais e de arte circense, um carrossel, uma pista de gelo, insufláveis, passeios com animais ou um mercadinho de Natal são algumas das experiências que costumam fazer deste Castelo situado bem no coração do país um local de eleição nas Férias de Natal. O Castelo Mágico é considerado um lugar inesquecível que tem árvores falantes, que contam histórias misteriosas, e habitantes como o Nico, o Fernão ou o Abade João. Após a brincadeira e a diversão é possível experimentar street food que vai reconfortar os estômagos de toda a família. Este é, sem dúvida, um ponto a visitar por quem quer ter uma experiência marcante de Natal com filhos.
Leiria, Cidade Natal
Leiria engalana-se a preceito para comemorar este período festivo e é mais uma excelente opção para desfrutar do Natal com crianças. Iluminação das avenidas e ruas mais conhecidas, animação de rua, vários espetáculos e diversões fazem de Leiria uma Cidade Natal habitualmente entre os últimos dias de novembro e os primeiros de janeiro. Dois momentos tradicionalmente muito aguardados são a chegada do Pai Natal e a inauguração da iluminação em que o grande destaque é o majestoso Castelo de Leiria, que também conta com animação e divertimentos para os petizes. O Recreio dos Duendes, com uma pista de gelo no Largo Papa Paulo VI, o Mercado de Sant'Ana, com espetáculos teatrais e musicais, a Praça Rodrigues Lobo, com a Casa do Pai Natal, o Largo Goa, Damão e Diu, com um carrossel, e o Jardim Luís de Camões com o Jardim Solidário e um Comboio de Carril são outros polos de atração. Ano após ano, esta iniciativa tem cativado visitantes e dado outro movimento ao centro da cidade.
Óbidos, Vila Natal
Se a capital acolhe a Cidade Natal, a cerca de 60 quilómetros, mas ainda no distrito de Leiria, encontramos a encantadora Vila Natal de Óbidos. Esta vila medieval cercada por muralhas constitui um cenário belíssimo para acolher esta festa em família, em que as crianças merecem toda a atenção e em que o Castelo assume, como não podia deixar de ser, um papel de relevo. Realizado, na grande maioria, ao ar livre, o evento deixa-se inundar pela alegria contagiante do Natal e por muita magia, espetáculos, animação e diversão. A Casa do Pai Natal, uma pista e uma rampa de gelo, um comboio, um carrossel mágico, trampolins e diversos jogos são algumas das atividades que metem os olhos das crianças a brilhar. Fora do recinto costuma ainda haver uma roda gigante. Para aquecer os adultos mais friorentos não falta onde beber a típica ginjinha da vila, enquanto os mais novos podem degustar doces como o pão de ló de chocolate.
Wonderland, Lisboa
A roda gigante é só uma das atrações deste parque temático e de diversões com entrada livre que faz com que todos os caminhos na capital de Portugal vão dar ao Parque Eduardo VII durante o mês de dezembro para aqueles que passam o Natal com crianças. Uma pista de gelo ecológica, a Casa do Pai Natal, uma grande Árvore de Natal, com cerca de 20 metros de altura, um comboio de Natal, carrosséis e animação itinerante são os outros “ingredientes” que transformam este parque emblemático do centro de Lisboa num local mágico para as crianças. Costuma haver também um mercado de Natal, com cerca de 10 mil metros quadrados distribuídos por um espaço aberto, onde os adultos podem aproveitar para comprar presentes originais, entre artesanato, produtos regionais e doçaria, roupa ou acessórios. A diversão, animação, boa disposição e muita música estão garantidas e vão, por certo, gerar horas muito bem passadas em família.
O Natal é Aqui, Redondo
Também mais a Sul há sugestões de atividades a realizar durante as Férias de Natal com crianças. É o caso da bonita vila de Redondo, no distrito de Évora, que prepara, habitualmente, um conjunto de atividades que enchem de alegria as crianças e contagia quem as acompanha. A iniciativa “O Natal é Aqui” decorre, por norma, nos três primeiros fins de semana de dezembro na Praça da República e na Praça D. Diniz, junto ao centro histórico. Iluminação de Natal, pista de gelo, passeios de charrete, a Casa do Pai Natal, com direito a fotografia com o “dono”, animação de rua, espetáculos musicais ou a interpretação das “mais belas canções de Natal" são algumas das atrações. Na Praça da República é habitual haver uma árvore de Natal, bem como um presépio. As muralhas do Castelo costumam também estar iluminadas durante o Natal, o que lhe confere uma beleza adicional. Em paralelo, decorre um Mercadinho de Natal com produtos endógenos e iguarias típicas da quadra festiva.
Recomendado
Mais Lidos