Com uma vasta oferta cultural, nem sempre é financeiramente fácil conseguir apreciar toda a arte e cultura que a capital tem para oferecer, mas saiba que é possível visitar alguns museus grátis em Lisboa e arredores. Com opções para todos os gostos, desde a arqueologia à saúde, passando pela arte contemporânea, arte popular e arte antiga, acabaram-se as desculpas para não conhecer o lado mais cultural da cidade. Alguns destes museus são grátis todos os dias da semana, mas a grande maioria é gratuito apenas aos domingos. Passar um domingo em família, ou com amigos, a visitar museus é um ótimo plano, por isso siga as nossas sugestões e aproveite ao máximo a riqueza e diversidade que a cidade das sete colinas esconde.
Museu do Dinheiro
Apesar de ser um museu que se dedica ao dinheiro, no Museu do Dinheiro a entrada é gratuita todos os dias da semana. Trata-se de um espaço desenvolvido juntamente com a equipa do Banco de Portugal, dividindo-se em núcleos temáticos que nos permitem conhecer a história do dinheiro ao redor do mundo, assim como a sua evolução ao longo dos séculos. Não deixe de conhecer um dos mais interessantes museus grátis em Lisboa.
Museu da Saúde
Depois de explorar o mundo do dinheiro, sugerimos que explore um tema ainda mais importante, no Museu da Saúde. A funcionar desde 2017 no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, expõe a interessante mostra “800 Anos de Saúde em Portugal”, com peças oriundas da Cruz Vermelha Portuguesa e do Museu de História Natural e da Ciência. A entrada é livre, mas o espaço abre apenas às quartas-feiras.
MU.SA - Museu das Artes de Sintra
Na senda dos museus grátis em Lisboa, não poderíamos deixar de referir o interessante MU.SA - Museu das Artes de Sintra. Inserido num antigo casino, este museu dá destaque à arte e à cultura contemporâneas. Divide-se na Galeria Municipal, onde estão patentes exposições temporárias, no LabArte, um laboratório de experimentações e na Sala da Fotografia, estando prevista a abertura de uma nova sala denominada Espaço Pedro Cabrita Reis.
Museu de Lisboa - Casa dos Bicos
É num interessante edifício do século XVI, na zona ribeirinha, que encontramos o Núcleo Museológico da Casa dos Bicos. No local onde se localiza também a sede da Fundação José Saramago, este museu compreende uma área de exposição de longa duração que inclui visita às ruínas arqueológicas. A entrada no Núcleo Museológico é gratuita, mas se quiser aceder ao piso superior, onde se encontra o espólio de José Saramago, terá que pagar.
Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC)
Foi entre 1991 e 1995, aquando das obras na Rua dos Correeiros, no edifício de um banco, que se descobriram ruínas com mais de 2500 anos. Atualmente, o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros debruça-se sobre as diversas fases de ocupação da baixa lisboeta, levando os visitantes numa viagem pelos períodos ibero-púnico, romano, visigótico, islâmico, medieval, quinhentista e pombalino. A entrada é sempre gratuita, mas é aconselhável marcação prévia.
Núcleo Museológico Luís Serra
Instalado na sede do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, o Núcleo Museológico Luís Serra expõe um espólio diverso que foi sendo recolhido, ao longo de três décadas, pelo Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”. Aqui poderá apreciar trajes, alfaias e transportes agrícolas, utensílios de todos os tipos e mobiliário. Aproveite e visite também as outras salas ali existentes, onde poderá conhecer a coletividade anfitriã e os seus troféus.
Museus com entrada livre ao domingo
As opções para apreciar a arte e a cultura de Lisboa e arredores durante a semana não é extensa, mas o caso muda de figura se nos centrarmos nos museus gratuitos aos domingos e feriados, válido para residentes em Portugal. Neste dia, a lista de museus grátis em Lisboa é vasta e para todos os gostos, destacamos alguns: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Etnologia, Museu de Arte Popular, Museu Nacional do Teatro e da Dança e Museu Nacional do Traje.
Recomendado
Mais Lidos