Aldeias Históricas: 12 Tesouros a Descobrir em Portugal
Localizadas no interior do país, conservam um vasto e riquíssimo legado histórico e patrimonial. Há castelos, fortalezas e pequenas casas que são um verdadeiro sonho.
Visitar as Aldeias Históricas de Portugal faz-nos reviver um passado pontuado pela passagem de reis nuns casos ou de confrontos sangrentos noutros. Em comum, há uma espécie de magia que se sente ao penetrar nestes territórios impregnados de história e de lugares encantadores espalhados pelo interior Centro de Portugal. Embarque neste roteiro imperdível proposto pelo All About Portugal e não se arrependerá. Para além do Património, a Gastronomia é outro atrativo.
Almeida
Uma vista aérea permite identificar perfeitamente uma curiosa e bem definida estrela de 12 pontas a rodear as suas muralhas, que têm resistido ao passar dos anos. Esta sede de concelho fica perto de Vilar Formoso e da fronteira com Espanha e possui uma enigmática Praça-Forte, que foi palco de muitas batalhas históricas. Após visitar a Fortaleza, parta à descoberta das suas ruas, casas típicas e não deixe de ir às antigas Casamatas, que hoje albergam o Museu Histórico-Militar.
Belmonte
Muitos são os motivos de interesse de diversa ordem para visitar esta terra erigida no cimo de um monte “belo”. Assim que nos aproximamos da entrada da vila, deparamo-nos com o seu Castelo, classificado como Monumento Nacional. Aqui nasceu Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil no ano 1500 e inspirou a criação de um atrativo Museu dos Descobrimentos. Acolhe uma das poucas comunidades judaicas que se mantêm ativas em Portugal e o seu Museu Judaico é outro ponto bastante procurado.
Castelo Mendo, Almeida
Assim que chegar a esta antiga sede de concelho, de forte importância histórica, vai querer deambular pelas suas ruelas e descobrir as inúmeras marcas medievais. A posição estratégica a 800 metros de altitude fez do seu Castelo, de estilo Românico e Gótico, um importante marco defensivo em lutas travadas naquela região situada perto de Espanha. Aprecie, com serenidade, a beleza das ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo nesta aldeia que reúne duas áreas de muralhas de diferentes épocas.
Castelo Novo, Fundão
Construído a 650 metros de altitude há mais de 800 anos, o Castelo é um dos pontos incontornáveis desta aldeia que se destaca na paisagem da Serra da Gardunha, perto da icónica Serra da Estrela. Terra de vasto património histórico e arquitetónico, esta antiga vila tem nos antigos Paços do Concelho e no Pelourinho, de estilo Manuelino, outros sítios de inegável interesse. As suas ruas de casas de granito transportam-nos para um passado longínquo e a paisagem envolvente é belíssima.
Castelo Rodrigo, Figueira de Castelo Rodrigo
Encantadora é um adjetivo que encaixa na perfeição nesta aldeia. As ruínas do belíssimo Palácio Cristóvão de Moura são um monumento a não perder e que faz miúdos e graúdos sentirem-se num ambiente de reis e rainhas. Explore as suas bem conservadas ruas de calçada e descubra marcos medievais como a Cisterna ou o Pelourinho. Após descobrir aquela que é uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de “Aldeia Autêntica”, desfrute da magnífica panorâmica do Cristo-Rei da Serra da Marofa.
Idanha-a-Velha, Idanha-a-Nova
Ostenta um importante legado histórico e arquitetónico, tendo sido fundada pelos romanos no século I A.C., mas por lá passaram muitos outros povos. Um dos seus monumentos mais enigmáticos é a Sé Catedral, que terá sido construída pelos Templários no século XIII, por cima das ruínas de um antigo local de culto Islâmico. A Torre de Menagem, a Porta Nova, as Muralhas e a Ponte Romana também merecem um olhar atento.
Linhares da Beira, Celorico da Beira
O bem conservado Castelo é um dos “ex-libris” desta aldeia, que fica num ponto sobranceiro do concelho de Celorico da Beira, muito conhecido pelo Queijo Serra da Estrela. Explore as suas ruas de calçada. Estão impregnadas de história e não será difícil encontrar outros pontos de interesse como a antiga Casa da Câmara ou o Pelourinho Quinhentista. A aldeia também é reconhecida pelas ótimas condições que proporciona para a prática de voo em parapente.
Marialva, Mêda
A sua localização privilegiada num ponto sobranceiro foi um dos motivos que levou à edificação de um Castelo, da cidadela e das muralhas que ainda hoje persistem. Por aqui andaram povos como os Aravos, Romanos ou os Árabes e todos eles deixaram marcas neste sítio, que nos remete para tempos remotos. Dentro das muralhas, aprecie devidamente a singularidade das ruínas e de tesouros como a Praça, o Pelourinho, a Torre de Menagem ou a Igreja de Santiago, e do seu esplêndido teto pintado.
Monsanto, Idanha-a-Nova
Também perto da fronteira com Espanha encontramos aquela que é apelidada de “Aldeia mais portuguesa de Portugal” desde 1938, altura em que venceu um concurso lançado com esse propósito. Passeie pelas suas genuínas ruelas de casas de granito, descubra o seu Castelo, compre uma marafona às artesãs locais e fique a perceber porque alguns visitantes se apaixonam à primeira vista. Desfrute da portentosa vista panorâmica que o seu ponto mais alto, localizado na parte mais antiga, oferece.
Piódão, Arganil
Destaca-se pelas suas casas de xisto distribuídas por uma encosta da Serra do Açor. O site norte-americano Huffington Post chamou-a de "Aldeia dos Flintstones" e foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeias. A Igreja Matriz, branca com pormenores azuis, intromete-se entre o casario de xisto desta encantadora terra, que apresenta um enquadramento natural soberbo. Se puder, permaneça até à noite e deixe-se maravilhar pelo cenário idílico das casas iluminadas.
Sortelha, Sabugal
A “Cabeça da Velha” e as “Pedras do Beijo Eterno” são duas formações rochosas que complementam a vastíssima riqueza patrimonial desta terra mágica. Os quilómetros de estradas de curvas que tem de percorrer até lá chegar serão amplamente recompensados pelo cenário que vai encontrar. Visite o Castelo, as Muralhas e o casario em pedra, distribuído pelas suas típicas ruelas. Aproveite parar tirar muitas fotografias, que mais tarde vai desejar regressar a este autêntico tesouro Medieval.
Trancoso
Entrar na sua zona histórica, em que se destacam o altivo Castelo Medieval e as bem preservadas Muralhas, transporta-nos para um passado longínquo. Atravesse as robustas Portas d’El Rei e aprecie a antiga Judiaria ou as Igrejas de São Pedro e da Misericórdia. Terra de fortes tradições comerciais acolhe anualmente várias feiras temáticas, destacando-se a centenária Feira de São Bartolomeu. Não parta sem provar as deliciosas sardinhas doces, feitas com cobertura de chocolate e recheio de ovo.
Recomendado
Mais Lidos