Castelo Mendo
A povoação, com origem num antigo castro ocupado pelos romanos, vista de longe é uma autêntica fortaleza, rodeada por uma muralha e dois torreões à entrada. No entanto, Castelo Mendo encontra-se, hoje em dia, praticamente votada ao abandono. A sua população, que pouco ultrapassa a centena e meia de habitantes, dedica-se à criação de gado e agricultura. Mas, se hoje a localização do povoado (800 metros de altitude) é um entrave ao crescimento, outrora terá sido esse o fator crucial ao seu desenvolvimento e garante da defesa das terras da margem esquerda do rio Coa. Os dois importantes torreões datam dos primeiros tempos da monarquia. O castelo medieval foi erguido durante o reinado de D. Sancho II (séc. XIII) e as suas muralhas mandadas alargar por D. Dinis. Terá também sido pioneira ao nível das feiras medievais portuguesas. Dos diversos locais de interesse histórico, destaque ainda para o pelourinho e o largo do chafariz (onde se encontra a cadeia). A aldeia está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Contactos
Castelo Mendo
6355,Vilar Formoso
Características
Aldeias perto de Castelo Mendo
Aldeia de Freineda
Povoado localizado num planalto a 770 metros de altitude, sobre a margem direita do Rio Coa, a aldeia de Freineda foi bastante importante aquando das invasões …
Almeida
A área abrangida pela vila circunscreve-se ao núcleo urbano e zona envolvente da muralha, integrando-se numa zona planáltica sobre o rio Coa, a cerca de 750 m …
Castelo Bom
Castelo Bom terá sido conquistado aos Leoneses por D. Dinis, sendo de destacar o papel de defesa que a muralha representou durante a Idade Média. Aliás, do cas…
Malhada Sorda
Malhada Sorda, nome ligado à pastorícia, situa-se na margem direita do Rio Coa, no Concelho de Almeida. De origens que remontam ao paleolítico (patente na pedr…