35 Parques e Jardins para Passear nos Arredores de Lisboa
Descubra um leque variado de parques urbanos e jardins para passear sozinho ou em boa companhia, longe da confusão do centro de Lisboa.
Faça um breve viagem de carro ou recorra aos transportes públicos e aproveite os próximos fins de semana: há vários parques e jardins a desvendar nos concelhos que rodeiam a capital portuguesa. No total, o All About Portugal sugere 35 parques e jardins ideais para explorar num dia de sol, seja junto ao mar ou mais próximo da serra. Há dicas para todos os gostos e distâncias e, com o bom tempo, nada como optar por estes locais para um passeio ou piquenique, em família ou com amigos.
Parque da Paz, Almada – 12,3 km
Situado na Margem Sul do Tejo, é uma ampla zona verde e muito procurado para a prática de desporto ou simplesmente passear. Tem dezenas de espécies de árvores e é considerado o "pulmão" de Almada.
Parque da BD Turma da Mônica/Maurício de Sousa – 12,8 km
A Banda Desenhada é uma das referências da Amadora. Depois do já emblemático Festival Internacional, a cidade prestou homenagem a um dos autores mais queridos do público, Maurício de Sousa, e deu o seu nome a um jardim.
Jardins do Palácio Nacional de Queluz – 13,2 km
Recorde a extravagância de outros tempos com um passeio junto ao Palácio Nacional de Queluz. O elegante edifício é uma das últimas referências do rococó na Europa e os seus jardins transportam-nos para outra época.
Parque Fonte das Avencas, Amadora – 13,5 km
Um dos principais "pulmões" verdejantes do concelho, este parque convida a longos passeios. Com uma vasta área florestal, distingue-se pela presença de minas de água e compreende um total de 4,5 hectares.
Parque Urbano do Jamor – 13,8 km
É sem dúvida uma das referências da Grande Lisboa. Além de ter vários percursos pedestres, integra diversas atividades, nomeadamente um Parque Aventura, um Complexo de Piscinas, uma zona de minigolfe e umginásio ao ar livre, entre outros.
Jardim do Castelo, Almada – 13,9 km
Trata-se de um jardim mais urbano, tendo como principais atrações o Coreto e a incrível vista sobre o Tejo, a cidade de Lisboa e até a Serra de Sintra. Continua a ser um espaço de lazer muito procurado.
Jardim do Rio, Almada – 14,1 km
Junto ao Tejo, este jardim distingue-se pelas suas vistas incríveis, que parecem saídas de um postal. Explore o Miradouro ou o Elevador Panorâmico e deixe-se conquistar pelas paisagens envolventes.
Parque Adão Barata, Loures – 15,8 km
Este parque urbano alia os espaços verdes a uma série de instalações próprias para o exercício físico, como um polidesportivo, dois parques infantis e parque geriátrico. Integra ainda uma zona de merendas e restauração.
Parque Municipal da Pontinha (Paiã), Odivelas – 16,1 km
Muito procurado para piqueniques em dias solarengos, este parque localizado na Paiã convida a agradáveis momentos de partilha. O espaço verde é amplo e um ótimo local para passear, tendo ainda várias áreas de sombra e recantos para relaxar.
Quinta Real de Caxias – 16,4 km
Jardim romântico próximo do mar, construído no século XVIII e com inspirações francesas. A principal referência é a sua Cascata, que transporta quem a visita para outra época, bem como as magníficas estátuas que evocam a Deusa Diana.
Parque José Afonso, Corroios – 16,6 km
Já no Miratejo, este parque urbano integra cerca de duas centenas de árvores. Combina áreas de lazer para crianças com zonas para piqueniques, churrasco e também exercício. Nas proximidades, poderá visitar o Observatório de Aves.
Parque Urbano de Santa Iria de Azóia – 16,7 km
Com cerca de 24 hectares, distingue-se pela oferta variada, desde parede de escalada a zona de BTT e circuito de manutenção, entre outros. Além do convite ao exercício e ao passeio, possui uma vista incrível sobre oEstuário do Tejo e a Margem Sul.
Parque Urbano da Costa da Caparica – 17 km
Com um jardim infantil, um parque juvenil e uma zona de merendas, este parque urbano oferece divertimentos para toda a família. Dispõe ainda decampos de ténis e polidesportivo, além de uma vasta área para passear ou andar de bicicleta.
Parque dos Poetas, Oeiras – 17,8 km
Este parque urbano deve o seu nome a uma homenagem aos poetas e à poesia. Conta com obras de mais de 40 escultores, com várias representações de vários autores poéticos. A sua tranquilidade convida ao passeio ou à leitura num dos seus recantos.
Jardim da Música, Odivelas – 18,3 km
Um convite a relaxar numa esplanada ou sobre o vasto relvado, o Jardim da Música recebeu esse nome pela aposta na música ambiente (rádio) para animar quem por ali passeia. Pode ainda aproveitar o espaço para exercitar.
Jardim do Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras – 18,4 km
Classificados como Monumento Nacional em 1953, a par do Palácio e da Casa de Pesca, ecoam as caraterísticas dos jardins franceses do século XVIII. Exuberantes, convidam a explorar a paisagem verde que esconde cascatas e tanques, entre outras atrações.
Fábrica da Pólvora de Barcarena – 22,3 km
Esta antiga fábrica de pólvora foi reimaginada como espaço museológico e contém uma ampla área aberta ao público. Ali é possível passear, fazer piqueniques e também encontrar divertimentos para crianças, entre outros.
Frente Ribeirinha do Seixal – 24 km
A Baía do Seixal, Reserva Ecológica Nacional, é uma zona de incrível beleza e bastante agradável para passear em dias amenos. Nada como aproveitar um final de tarde junto a este recurso natural tão valioso, terminando depois numa das esplanadas das redondezas.
Parque do Cabeço de Montachique, Loures – 25 km
Num local onde predominam as áreas florestais, entre sobreiros e carvalhos, o parque inclui uma secção de "aventura", com dois circuitos de arborismo, slide e orientação. Tem várias zonas para relaxar à sombra e espaços próprios para a prática de desporto.
Parque Bosque dos Gaios, Estoril – 25,3 km
Um autêntico paraíso natural inserido na paisagem urbana, é um verdadeiro "tesouro" guardado no concelho de Cascais. Com uma vasta área para descanso e lazer, integra um espaço de merendas, um miradouro, hortas comunitárias e equipamentos para a atividade física.
Parque da Liberdade, Sintra – 27,6 km
Além de um ringue de patinagem e um court de ténis, este parque tem uma área de merendas e espaços verdes muito frescos e agradáveis. É habitado também por uma incrível vegetação, somando mais de 60 espécies.
Jardim da Quinta da Regaleira, Sintra – 27,9 km
É frequente encontrá-lo nos tops de jardins mais bonitos da Europa e do mundo. Combine uma visita à Quinta da Regaleira com um passeio pelos seus magníficos jardins, que ecoam a memória de outros tempos e transmitem uma enorme tranquilidade.
Parque Natural de Sintra-Cascais – 28,1 km
É, sem dúvida, uma das principais atrações nos arredores de Lisboa. O Parque Natural tem uma extensão muito vasta, pelo que a escolha é variada. Destacam-se, entre outros, a Peninha, a Boca do Inferno e as pegadas de dinossauros na Praia Grande do Rodízio.
Jardins do Palácio de Seteais, Sintra – 28,3 km
Continuamos em Sintra, onde a oferta é diversificada. Na envolvência de um Palácio belíssimo, os jardins em estilo romântico têm uma clara influência cultural inglesa. Trata-se de um lugar verdadeiramente de sonho, ideal para passear.
Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro – 30,2 km
Já no concelho de Mafra, um dos parques urbanos de que poderá desfrutar é o da Venda do Pinheiro. O mote do espaço é aliar a preservação do ambiente ao lazer e à mobilidade, sendo que contém o Centro Interpretativo – valorizando a proximidade à nascente do Rio Lizandro.
Parque de Monserrate, Sintra – 30,5 km
Obra de um arquiteto paisagista inglês, Francis Brit, o parque do Palácio de Monserrate reúne milhares de árvores e plantas de variadas origens, incluindo exótica. Como principal destaque tem grutas, cascatas e percursos pedestres bastante agradáveis.
Vale dos Lagos, Parque da Pena (Sintra) – 30,5 km
Um dos "segredos" mais bem preservados na zona do Parque da Pena, em Sintra. Tal como o nome indica, tem como principal atração vários lagos e espaços verdes, muito convidativos para um passeio depois da visita aos Palácios das proximidades.
Parque Marechal Carmona, Cascais – 33,4 km
Habitualmente o palco do Mercado Biológico aos sábados, este bonito jardim é o local ideal para relaxar e passear na zona urbana de Cascais, junto aoMuseu Condes de Castro Guimarães. Combine uma visita ao jardim com um passeio junto aoFarol ou à Marina.
Parque Augusto Pólvora, Maçã (Sesimbra) – 36,4 km
A quatro quilómetros de Sesimbra pode encontrar um agradável jardim com atividades para toda a família. Faça um piquenique, passeie ou pratique desporto – na estação fitness ou noutro dos equipamentos – e, quem sabe, termine com um mergulho numa praia das redondezas.
Jardim do Cerco, Mafra – 39,3 km
Mafra é um dos locais a visitar nos arredores de Lisboa, desde logo pelo magnífico Convento. É também uma atração irresistível pelos seus bonitos espaços verdes, como é o caso do Jardim do Cerco, ideal para um passeio.
Tapada Nacional de Mafra – 42,1 km
A Real Tapada de Mafra foi criada em 1747 e está intimamente ligada à história da localidade. Atualmente conta com uma fauna e flora de elevada riqueza e disponibiliza diversas atividades, nomeadamente percursos pedestres, em BTT, de comboio, visitas noturnas e jogos tradicionais.
Parque Verde da Bela Vista, Setúbal – 48,8 km
Distingue-se no concelho pela sua dimensão e oferta variada, que se estende do lazer ao desporto, passando ainda por zonas onde pode fazer um piquenique ou simplesmente passear. Tem ainda vistas para a Serra da Arrábida, o Rio Sado e Troia.
Parque e Bosquete de Vanicelos, Setúbal – 49,4 km
No meio do "caos" urbano, um espaço verde com diversos percursos pedonais para momentos de relaxamento ou convívio. Sente-se num banco a ler, faça um piquenique ou aproveite simplesmente os recantos com sombra.
Parque Urbano de Albarquel, Setúbal – 50,9 km
Muito perto da Praia de Albarquel poderá fazer uma pausa para relaxar, fazer um piquenique ou até pôr a leitura em dia. Além da agradável brisa marítima, o espaço tem várias áreas de sombra e também esplanada.
Buddha Eden, Bombarral – 76,9 km
A viagem desde Lisboa é um pouco mais longa, mas o Bacalhôa Buddha Eden é cada vez mais uma referência a norte da capital. Seja para passear, tirar fotografias ou simplesmente admirar a paisagem, o espaço anexo à enorme quinta de vinhos dos Loridos tem-se assumido como um local inescapável nos mais variados roteiros.
Recomendado
Mais Lidos