Fábrica de Briquetes da Mina do Espadanal
A Fábrica de Briquetes iniciou a sua atividade em 1955. Aqui produz-se energia, armazena-se o minério (silos), faz-se a bombagem, secagem, prensagem e o transporte para o cais de embarque. A sua dimensão é enorme. Só a chaminé da central termoelétrica tem 64 metros de altura. Foi a primeira unidade deste tipo construída pela Maschinenfabrik Buckau R. Wolf fora do território alemão e é a única em Portugal.
Contactos
Avenida Doutor Mário Soares
2040,Rio Maior
- Casas típicas e edifícios relevantes
- True
Características
Monumentos perto de Fábrica de Briquetes da Mina do Espadanal
Casa Senhorial d'El-Rei Dom Miguel
O nome desta Casa Senhorial é justificado com o facto de Dom Miguel ter aqui pernoitado antes da Batalha de Almoster. Neste solar destacam-se os tetos pintados…
Homenagem ao Bombeiro
Estátua que pretende demonstrar o reconhecimento que Rio Maior e os seus habitantes fazem destes Soldados da Paz, do seu esforço, coragem e determinação no com…
Homenagem ao Mineiro
Monumento em bronze de um mineiro segurando utensílios que pretende homenagear esta atividade e os seus trabalhadores.
Homenagem ao Salineiro
Como é sabido, Rio Maior é conhecido, principalmente, por ser um local de salinas de sal-gema, sendo esta a sua principal atividade da região. Nesse sentido, e…
Hospital da Misericódia de Rio Maior
Estrutura construída a partir de 1926, de acordo com o projeto do Engenheiro Mendonça. Foi inaugurado em 1935 e apresenta-se como um edifício adaptado à tipolo…
Igreja da Misericórdia de Rio Maior
Arquitetura de caráter religioso, composta por capela-mor abobadada e nave, esta composta por dois altares colaterais. A sacristia conserva um lavabo barroco. …