Percurso Pedestre - Marinhas do Sal
As Marinhas do Sal estão localizadas no Parque Natural das Serras D'Aire e Candeeiros e ficam a 30 quilómetros do mar. A referência mais antiga a este espólio natural data do século XII e crê-se que o aproveitamento do sal-gema venha da Pré-História. Dada a facilidade com que a água das chuvas penetra na rocha calcária, os cursos de água acabam por se tornar subterrâneos. Graças a uma dessas correntes, a água torna-se salgada ao passar pela jazida de sal-gema. Depois de retirada do poço vai para os concentradores e daí volta à pia de distribuição. Depois segue para os talhos através das sete regueiras. Em 6 dias a água evapora-se; o sal é rapado com pás de ferro e fica a secar na eira durante 60 horas. Após esse período é transportado para a cooperativa para ser armazenado e embalado.
- Natureza
- 1,5
Características
Atividades de passeio perto de Percurso Pedestre - Marinhas do Sal
Percurso Pedestre - Chãos à Gruta
A Gruta de Alcobertas tem 210 metros de extensão e pontualmente atinge os 9 metros de altura. O seu valor arqueológico já foi demonstrado, graças à descoberta …
Percurso Pedestre - Chãos - Alcobertas
O percurso de 17 quilómetros começa e termina no Centro de Tecelagem Artesanal de Chãos e tem uma duração de 7 horas. Os principais pontos de interesse de Alco…
Percurso Pedestre Vale de Ventos
Percurso de 2,5 quilómetros integrado no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O ponto de partida e de chegada é o Centro de Acolhimento de Vale de V…