Castro de Soutelo
No triângulo entre Solveira, Santo André e Gralhas, na parte final do Regato Do Campo, a cerca de 900 metros de altitude máxima situa-se o castro de Soutelo. Trata-se de um povoado fortificado cuja tipologia também é condizente com os povoados da Idade do Ferro, mas que está circundado de vestígios de época romana, portanto com um período de ocupação mais alargado. Apresenta duas ordens de muralha, sendo que a muralha interior circunda o povoado e a mais exterior é apenas visível dos lados Norte, Sul e Este. A Oeste localizava-se o fosso. No interior do povoado, e voltada a Poente existe uma extensa plataforma, onde provavelmente se concentravam as estruturas habitacionais. Na zona circundante e fora das linhas de muralha identificam-se grandes concentrações de material de tipologia romana, nomeadamente tégulas, ímbrices, cerâmica domestica comum, pedra aparelhada e mós rotativas. Ou seja o espectro de materiais frequentes em povoados mineiros. Para Norte identifica-se um grande fosso, actualmente preenchido por um extenso carvalhal e que segundo os especialistas (Francisco Sande Lemos da Universidade do Minho, Carlos Meireles do Instituto Geológico e Mineiro e Carla Martins doutorada da Universidade do Porto) corresponde a uma corta mineira, de cronologia romana, provavelmente para extracção de ouro.
- Estacionamento exterior difícil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Castro de Soutelo
Casa do Seminário de Gralhas
Casa senhorial em granito localizada na aldeia de Gralhas, no sopé da Serra do Larouco. Datada do século XVIII, mais precisamente de 1780, esta casa já pertenc…
Castelo do Romão
Povoado fortificado da época pré-romana, localizado no sopé da vertente sudoeste da Serra do Larouco, entre o Corgo do Fojo e o Corgo do Cabreiro, a 1090 metro…
Forno do Povo de Santo André
Os fornos comunitários foram essenciais na subsistência dos povos do barroso. A massa era preparada em cada agregado familiar e depois levada para o forno da a…
Mamoa de Campo da Armada
Trata-se de um monumento megalítico funerário, razoavelmente visível, com cerca de nove metros de diâmetro máximo e parcialmente cortada por um caminho. Não se…