Castro de Solveira
Vestígios de um povoado castrejo fortificado, localizado a pouca amplitude, num promontório sobre o rio Assureira. Do lado Norte, sobre o rio, bem como na plataforma superior, os vestígios do povoado são mais evidentes e consistem no alinhamento de uma espessa muralha e na acumulação de pedras provenientes do derrube de estruturas. Não foi identificado espólio cerâmico ou outro condicente com a ocupação humana do local na pré-história.
- Estacionamento exterior difícil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Castro de Solveira
Achado Arqueológico
Este achado isolado foi descoberto casualmente, em abril de 1961, por um agricultor. As peças foram guardadas pelo pároco da freguesia e mais tarde cedidas à C…
Forno do Povo de Solveira
Os fornos comunitários foram essenciais na subsistência dos povos do barroso. A massa era preparada em cada agregado familiar e depois levada para o forno da a…
Gravura em Cargua
Gravura isolada gravada num bloco granítico, localizada a Sul do rio Assureira, em Cargua e junto a uma linha de água. O monólito encontra-se dentro de uma pro…
Mamoa 1 de Castro
Possível monumento megalítico localizado a cerca de 150 metros do castro de Serraquinhos. Encontra-se parcialmente cortado por um caminho, não apresentando dep…
Mamoa 1 de Chã de Casteleira
Monumento Megalítico bastante destruído, com difícil visibilidade na paisagem, localizado a cerca de cinco metros da estrada Municipal que liga Montalegre a Ch…
Mamoa 2 de Castro
Monumento megalítico razoavelmente visível na paisagem, localizado a cerca de 100 metros do castro de Serraquinhos. Não apresenta depressão central muito acent…