Achado Arqueológico
Este achado isolado foi descoberto casualmente, em abril de 1961, por um agricultor. As peças foram guardadas pelo pároco da freguesia e mais tarde cedidas à Câmara Municipal de Montalegre, onde atualmente se encontram.
O machado de talão apresenta uma dupla canelura, um duplo anel e sinais de uso. Pesa 965 gramas e mede 24,2 cm.
As duas pontas de lança apresentam um orifício para o cabo, uma nervura bastante saliente na lâmina e medem 146 milímetros e 144 milímetros e pesam 68 e 62 gramas, respetivamente.
O instrumento com “forma de garfo” parece ser peça única em Portugal, apresentando uma parte espalmada entre os dentes, cinco orifícios de um lado e quatro do outro, parecendo estes últimos serem posteriores. As extremidades das hastes são relativamente curvadas, uma para o exterior e outra para o interior. Pesa 155 gramas e mede 23 cm de comprimento.
Acredita-se ter-se tratado de um esconderijo.
- Estacionamento exterior difícil
- Outros monumentos
- True
Características
Monumentos perto de Achado Arqueológico
Castro de Solveira
Vestígios de um povoado castrejo fortificado, localizado a pouca amplitude, num promontório sobre o rio Assureira. Do lado Norte, sobre o rio, bem como na plat…
Forno do Povo de Solveira
Os fornos comunitários foram essenciais na subsistência dos povos do barroso. A massa era preparada em cada agregado familiar e depois levada para o forno da a…
Gravura em Cargua
Gravura isolada gravada num bloco granítico, localizada a Sul do rio Assureira, em Cargua e junto a uma linha de água. O monólito encontra-se dentro de uma pro…
Mamoa 1 de Castro
Possível monumento megalítico localizado a cerca de 150 metros do castro de Serraquinhos. Encontra-se parcialmente cortado por um caminho, não apresentando dep…
Mamoa 1 de Chã de Casteleira
Monumento Megalítico bastante destruído, com difícil visibilidade na paisagem, localizado a cerca de cinco metros da estrada Municipal que liga Montalegre a Ch…
Mamoa 2 de Castro
Monumento megalítico razoavelmente visível na paisagem, localizado a cerca de 100 metros do castro de Serraquinhos. Não apresenta depressão central muito acent…