Castro da Mina
Povoado fortificado castrejo, localizado sobre a margem esquerda do rio Açoreira, elevando-se a uma altitude máxima de 736 metros. Possui duas imponentes muralhas concêntricas, complementando a defesa com um fosso escavado na rocha e com um torreão. Do lado Este, verifica-se ainda uma das entradas na segunda linha de muralha, com cerca de 2,70 metros de largura. As muralhas são construídas em aparelho pseudoisódomo, observando-se em alguns troços ambas as faces.
No interior do recinto, à superfície, foram encontrados fragmentos de cerâmica doméstica castreja.
Devido à ausência de material datável de época posterior, acredita-se que este povoado foi abandonado ainda durante a Idade do Ferro.
Segundo os populares, no castro existe uma mina que conduz ao rio.
- Estacionamento exterior fácil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Castro da Mina
Ara Romana a Júpiter
Ara romana encontrada em outubro de 1969, aquando da abertura da estrada 508, junto ao caminho que liga ao Altar de Penascrita. Encontra-se esculpida num bloco…
Ara Romana a Larouco
Ara romana encontrada em outubro de 1969, aquando da abertura da estrada 508, em pleno eixo da via. Dedicada ao Deus Larouco, é em quase tudo idêntica à ara de…
Calçada de Santa Marinha/ Penedo do Podão
Troço de trilho empedrado, que integrava o antigo caminho de Santa Marinha. O tramo tem cerca de 250 metros de extensão por três metros de largura média e enco…
Capela de Nossa Senhora das Neves
Capela do século XVI situada na aldeia de Vilar de Perdizes. Este edifício não apresenta características decorativas de grande destaque, enquadrando-se num tip…