Ara Romana a Júpiter
Ara romana encontrada em outubro de 1969, aquando da abertura da estrada 508, junto ao caminho que liga ao Altar de Penascrita. Encontra-se esculpida num bloco de granito, parcialmente fraturada na base, e dedicada a Júpiter. É em quase tudo idêntica à ara dedicada a Larouco, ambas encontradas no mesmo local e nas mesmas circunstâncias. Encontrava-se soterrada, a cerca de 1,5 metros de profundidade, no mesmo local onde foram encontrados vários fragmentos de “tegullae”.
Junto às duas aras foi ainda encontrada uma pia circular, com orifício na parte inferior. Atualmente, encontra-se no armazém da Câmara Municipal de Montalegre.
Contactos
Vilar de Perdizes
5470-461,Vilar de Perdizes
- Estacionamento exterior fácil
- Outros monumentos
- True
Características
Monumentos perto de Ara Romana a Júpiter
Ara Romana a Larouco
Ara romana encontrada em outubro de 1969, aquando da abertura da estrada 508, em pleno eixo da via. Dedicada ao Deus Larouco, é em quase tudo idêntica à ara de…
Calçada de Santa Marinha/ Penedo do Podão
Troço de trilho empedrado, que integrava o antigo caminho de Santa Marinha. O tramo tem cerca de 250 metros de extensão por três metros de largura média e enco…
Capela de Nossa Senhora das Neves
Capela do século XVI situada na aldeia de Vilar de Perdizes. Este edifício não apresenta características decorativas de grande destaque, enquadrando-se num tip…
Castro da Mina
Povoado fortificado castrejo, localizado sobre a margem esquerda do rio Açoreira, elevando-se a uma altitude máxima de 736 metros. Possui duas imponentes mural…