Mina do Lousal
Integrada na Faixa Piritosa Ibérica, que, com cerca de 250 km de extensão e uma largura que chega a atingir os 40 km, tem início no vale do Sado e prolonga-se até ao vale de Guadalquivir, a mina do Lousal foi explorada entre 1900 e 1988, data em que encerrou a sua atividade extrativa. Foi um lavrador da região, António Manuel, que, em agosto de 1882, requereu ao Ministério das Obras Públicas e Minas o diploma de descoberta do jazigo do Lousal. Mas foi apenas a partir da terceira década do século XX que o Lousal começou a ser explorado de forma mais intensa. Para saber um pouco mais sobre estas minas, visite o Centro Ciência Viva do Lousal, que se encontra instalado num edifício outrora associado à atividade mineira. O edifício sofreu algumas adaptações para funcionar como espaço de divulgação da cultura científica e tecnológica, dispondo hoje de diversas valências: áreas expositivas, módulos interativos, gruta virtual, laboratório, cibercafé, auditório, espaços recreativos e miradouro.
Para informações mais detalhadas sobre este e outros pontos de interesse mineiro e geológico em Portugal, visite <a href=http://www.roteirodeminas.pt target="_blank">http://www.roteirodeminas.pt</a>.
Contactos
Avenida Frédéric Velge
7570-006,Lousal
- tel:269750520269750520
- email: [email protected]
- website: http://www.lousal.cienciaviva.pt/
- Estacionamento exterior fácil
- Outros monumentos
- Visitável (sem guia), Visitável (com guia)
- True
Características
Monumentos perto de Mina do Lousal
Cultura saiu à Rua num Dia Assim
Escultura inaugurada a 25 de abril de 2000, no Largo da Igreja, em Melides.
Dólmen da Pedra Branca
Monumento megalítico datado do neolítico final/ calcolítico inicial, com câmara poligonal e galeria trapezoidal diferenciado por septos parciais. Possui sete e…
Barragem Romana do Pego da Moura
Esta represa ou barragem romana está situada numa pequena ribeira, no local de Pêgo da Moura. Com um traçado retilíneo, tem uma altura máxima de 3,30 metros e …