Com os dias quentes e mais longos, no verão surge uma vontade irresistível de fazer refeições no exterior, e a melhor maneira é estender a toalha e fazer um piquenique. O All About Portugal diz-lhe os melhores locais para piqueniques de verão, em Lisboa e no Porto. Desde grandes parques verdejantes, a pequenos e acolhedores jardins, há opções para todos os gostos.
Pegue na manta ou toalha de piquenique, no cesto bem recheado de belos petiscos, junte a família ou amigos e tem tudo o que precisa para uma tarde bem passada. Se for com crianças, leve uma bola ou raquetes e escolha um jardim que tenha parque infantil ou animais, animação não faltará. Para um piquenique romântico, escolha um dos espaços com vistas panorâmicas sobre o rio ou sobre o mar. Seja qual for a sua opção, aproveite a envolvente natural para se conectar com a Natureza e descomprimir do stress do dia-a-dia. Deixe-se envolver pela tranquilidade que os piqueniques de verão proporcionam, e crie memórias que ficarão para vida. Vamos piquenicar?
Parque da Quinta das Freiras - Gondomar
O Parque da Quinta das Freiras, em Gondomar, é um parque urbano muito aprazível, com uma área total de cerca de 4,5 hectares. Para além de árvores frondosas e parque infantil, dispõe de vários equipamentos indicados para a prática desportiva como mesas para piqueniques, campo de ténis, tabelas de street basket, ringue e circuito de manutenção. O local ideal, portanto, para um piquenique bem ativo, onde a atividade física fará parte da animação.
Parque da Lavandeira - Vila Nova de Gaia
O Parque da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, é um dos locais por excelência para piqueniques de verão na zona do Grande Porto. Com vários jardins temáticos, incluindo uma estufa neogótica, um jardim com labirinto, um jardim oriental e o novo parque temático infantil “Volta ao Mundo em 80 dias”, é a opção ideal para um piquenique com crianças. Também é palco de eventos diversos, como Yoga e Taichi.
Quinta do Covelo - Porto
A Quinta do Covelo é um dos espaços verdes mais procurados da cidade Invicta, em especial pelo seu parque infantil, um dos mais completos da cidade. Com oito hectares verdejantes, esta antiga quinta rural dispõe de espaços privilegiados para um piquenique, trilhos de corrida, parque canino e umCentro de Educação Ambiental, tudo o que necessita para um magnífico dia em família.
Parque da Cidade do Porto
O famoso Parque da Cidade do Porto quase dispensa apresentações. Com 83 hectares que se estendem até ao mar, este é o maior parque urbano do país. Com amplos espaços verdes, onde se destacam espelhos de água com animais e pequenos bosques com caminhos, aqui não lhe faltará espaço onde estender a toalha de piquenique. No parque, pode ainda visitar o Pavilhão da Água e, bem perto, o Aquário Sea Life.
Jardins do Palácio de Cristal - Porto
Com as vistas mais bonitas da cidade, não se poderia falar de piqueniques de verão sem referir os magníficos Jardins do Palácio de Cristal. Datado do final do século XIX, com projeto do arquiteto Emille David, neste jardim pode ver plantas exóticas, roseirais, fontes, um lago, animais como pavões, patos e galinhas, espaços para eventos, espaço infantil e uma capela. Escolha um dos pontos que oferecem vistas maravilhosas sobre o Rio Douro e estenda a toalha, será um piquenique inesquecível.
Parque da Bela Vista - Lisboa
O Parque da Bela Vista é um dos espaços verdes mais procurados de Lisboa. Resultado da reconversão de uma antiga quinta de cariz agrícola, oferece, a partir das zonas mais altas, vistas únicas sobre Lisboa e o Rio Tejo, onde poderá fazer o seu piquenique. Nos seus cerca de 85 hectares, poderá usufruir do parque de merendas, circuito de manutenção, polidesportivo, campo de golfe e parque infantil.
Parque de Monsanto - Lisboa
Conhecido como o pulmão da cidade de Lisboa, o Parque de Monsanto estende-se por uns assombrosos 9 mil hectares, oferecendo condições para a prática de inúmeras atividades. Aqui poderá caminhar, pedalar, jogar basquetebol ou ténis, ver animais diversos e, claro, fazer um piquenique em pleno contacto com a Natureza. Ao longo do parque, poderá usufruir de panorâmicas fantásticas sobre a cidade, o estuário do Tejo e o mar.
Jardim da Estrela / Jardim Guerra Junqueiro - Lisboa
Também designado Jardim Guerra Junqueiro, o Jardim da Estrela existe desde 1852, tendo sido criado por iniciativa do Marquês de Tomar. A vegetação é, portanto, secular com cerca de 800 espécies arbóreas e grande variedade de flores, uma mancha verdejante que é um autêntico refúgio no centro da cidade. Passeie por entre o seu coreto, esplanada, biblioteca, estufa, grutas artificiais e lagos, fazendo depois um piquenique no seu parque de merendas.
Jardim de Belém / Jardim Vasco da Gama - Lisboa
Localizado em Belém, uma das zonas nobres de Lisboa, o Jardim de Belém (ou Jardim Vasco da Gama, uma vez que é uma homenagem a este navegador) foi construído na altura da Grande Exposição do Mundo Português, em 1940. Aqui destacam-se os monumentos em homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em forma de hidroavião. Com cerca de quatro hectares, possui uma grande zona ajardinada, ideal para piqueniques de verão.
Tapada das Necessidades - Lisboa
Mesmo ao lado do Palácio das Necessidades, um magnífico monumento classificado como Monumento de Interesse Público, a Tapada das Necessidades é um dos espaços verdes de eleição dos lisboetas. Por entre a mancha verde da sua mata, encontra-se uma estufa, três lagos, cascatas, chafarizes e uma biodiversidade impressionante, que tornarão o seu piquenique num evento inesquecível.
Recomendado
Mais Lidos