Se está à procura de sugestões de onde correr em Lisboa enquanto está de visita à cidade, ou numa estadia mais prolongada, o All About Portugal preparou para si uma lista de 10 locais para correr a apreciar a paisagem, não só na cidade de Lisboa mas também nos seus arredores. Já certamente ouviu falar da famosa luz de Lisboa, que se deve à localização da cidade e ao muito sol que ilumina Lisboa em comparação com outras cidades da Europa. A capital de Portugal reúne por isso condições excelentes para quem, mesmo em lazer, nunca perde uma oportunidade para correr e, assim, manter a forma.

1 - Alameda Keil do Amaral - Parque Florestal de Monsanto

1 - Alameda Keil do Amaral - Parque Florestal de Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto é o pulmão da cidade e um dos sítios mais procurados para correr em Lisboa em contacto com a Natureza. A área é enorme e há opções para todos os gostos, desde percursos circulares a trilhos, que exigem mais destreza, mais adequados a adeptos do Trail Running. No Monsanto, a sugestão do All About Portugal recai sobre Alameda Keil do Amaral. O acesso faz-se pela estrada do Alvito, na rotunda do Jardim dos Montes Claros. Para além das condições para correr em estrada, ou em trilhos, a Alameda keil do Amaral dispõe de um agradável anfiteatro com vista para o Rio Tejo e a Ponte 25 de Abril, de bar e WC público.

2 - Belém

2 - Belém

Belém é das zonas mais bonitas e históricas da capital portuguesa. Devido ao fluxo de turistas que diariamente percorrem Belém poderá encontrar alguma confusão, mas se gosta de correr à beira rio então é sem dúvida um dos sítios mais interessantes. Tem ainda o bónus de à medida que avança na corrida poder fazer paragens para ver a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Jardim da Praça do Império e a arquitetura do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, entre outras atrações.

3 - Parque Eduardo VII

3 - Parque Eduardo VII

Para quem está hospedado na zona central de Lisboa, e sem automóvel, o Parque Eduardo VII, no topo da Avenida da Liberdade, será sem dúvida a opção mais óbvia a ter em conta para correr em Lisboa. Há quem simplesmente não prescinda de reservar pelo menos um dia das suas férias para acordar muito cedo para, ainda com as ruas da capital portuguesa vazias, correr em redor do parque e apreciar, no final da corrida, no miradouro do parque, a luz da cidade enquanto ainda está meio adormecida.

4 - Farol da Mama, Oeiras

4 - Farol da Mama, Oeiras

Quem à primeira vista lança o olhar sobre o Farol da Mama rapidamente descobre semelhanças com o foguetão lunar de Tintim, a mítica personagem de banda desenhada criada por Hergé. Mas não passa de uma coincidência. Esta é mais uma curiosidade para o motivar a escolher correr em redor do Farol da Mama, situado da Serra de Carnaxide, em Oeiras, nos arredores da cidade de Lisboa. Não é a escolha mais óbvia para correr, mas irá surpreendê-lo. A zona dispõe de uma pista circular, jardins e uma paisagem panorâmica imperdível que se estende até ao Rio Tejo.

5 - Parque das Artes e do Desporto, Amadora

5 - Parque das Artes e do Desporto, Amadora

A cidade da Amadora, nos arredores de Lisboa, é muito conhecida pela sua forte ligação ao desporto e às artes. O Parque das Artes e do Desporto Amadora combina essas duas valências. Este recinto dispõe de um espaço enquadrado numa área onde se pode caminhar, correr ou andar de bicicleta. Aliado ao desporto e ao bem-estar, nas pausas de descanso poderá ver em exposição esculturas de vários artistas e admirar a vista desafogada para o grande aglomerado urbano da cidade.

6 - Parque da Bela Vista

6 - Parque da Bela Vista

O Parque da Bela Vista é sobretudo conhecido por ser o recinto do Festival de Música Rock em Rio Lisboa. Mas quando despido de palcos e de multidões, o parque transforma-se numa enorme pista de corrida. Situado numa das zonas mais altas da região de Lisboa, como o próprio nome sugere, oferece uma bela vista para a cidade e o rio.

7 - Parque das Nações

7 - Parque das Nações

Na zona oriental da cidade de Lisboa, o Parque das Nações, situado à beira do Rio Tejo, é também um excelente local para correr. Mais precisamente ao longo do Passeio Ribeirinho, que, durante a Expo 98, era conhecido como “O Caminho da Costa”. O passeio oferece zonas de descanso, agradáveis sombras proporcionadas pelos Pinheiros Mansos que dão cor ao passeio e a vista permanente para o Rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama.

8 - Quinta das Conchas

8 - Quinta das Conchas

A Quinta das Conchas tem amplos relvados, muitas árvores e oferece um percurso plano para correr sem grandes oscilações de ritmo. O parque é constituído por três áreas com características diferentes: a Nave Central da Quinta das Conchas, a Mata e a Quinta dos Lilases. Há muitas árvores e sombras, sendo ideal para evitar o calor dos dias mais quentes de verão.

9 – Centro Desportivo Nacional do Jamor

9 – Centro Desportivo Nacional do Jamor

Se estiver em visita prolongada a Lisboa e gostar muito de desporto, o Jamor é sem dúvida o espaço indicado para encontrar a sua modalidade favorita. Isto porque o Centro Desportivo Nacional do Jamor foi concebido para o desporto. A extensão do parque é enorme e permite-lhe experimentar correr em percurso linear ou inclusive fazer trilhos pela Mata até à Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. Além do histórico Estádio Nacional do Jamor, dispõe de piscinas, pista de atletismo, campos de ténis, minigolfe e um parque aventura.

10 - Passadiços do Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo

10 - Passadiços do Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo

Situada na Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira, esta é a sugestão mais distante da cidade de Lisboa, mas tem igualmente o Rio Tejo como companhia e uma paisagem de inegável beleza. Para além dos passadiços com percursos pedonais e de bicicleta, o parque abrange a zona da Praia dos Pescadores, que inclui uma zona desportiva.