Lisboa em road trip: 10 atrações a menos de 80 km
Faça-se à estrada e descubra os “tesouros” nos arredores da capital.
Se está de visita a Lisboa e quer descobrir o que ver para lá das suas sete colinas, espreite as sugestões do All About Portugal. Agarre-se ao volante e pare só para poder aproveitar ao máximo esta road trip! Da margem sul do Tejo ao oeste prometido, viaje connosco e fique a conhecer as atrações imperdíveis que estão a menos de uma hora de distância da capital.
Cristo Rei – 13,8 km
Espreita Lisboa, de braços abertos, desde a margem oposta do rio Tejo, como que convidando a uma visita. Cada vez mais perto à medida que se atravessa a Ponte 25 de Abril, o emblemático Cristo Rei pode ser visitado durante todo o ano, tendo como grande chamariz o seu miradouro, que oferece uma perspetiva invejável sobre Lisboa e Almada.
Palácio Nacional da Pena – 30,5 km
Edifício imponente na paisagem da Serra de Sintra, é o exponente máximo do Romantismo em Portugal no século XIX. Com vários estilos arquitetónicos, nomeadamente Manuelino e Neo-Islâmico, ergue-se num ponto destacado da montanha, de onde tem uma vista privilegiada sobre todas as povoações e Natureza em redor. Não deixe de visitar também o interior.
Parque Natural da Arrábida – 35,9 km
Mais perto de Setúbal pode encontrar um dos maiores tesouros naturais da região, o Parque Natural da Arrábida. Tem de tudo: praias, montanha, flora e uma paisagem que se perde no horizonte desde o Pico do Formosinho, a 501 metros de altitude. O Parque estende-se ao longo de 35 km, uma distância maior do que aquela que tem de percorrer para lá chegar…
Azenhas do Mar – 38,7 km
Foi assim batizada pelas azenhas que se situavam nas arribas, e tem no topo inferior uma piscina oceânica. Esta pequena povoação, no litoral do concelho de Sintra, é um destino turístico excecional, que combina de forma idílica o encontro do mar com a serra e a “agitação” urbana. Os restaurantes caraterizam-se pelos pratos de peixe e marisco.
Palácio Nacional de Mafra – 39,2 km
Trata-se de um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal. Marco incontornável do Barroco e da literatura, graças à obra O Memorial do Convento, de José Saramago, é um local de paragem obrigatória. Espaço multifacetado, permite a visita aos aposentos da realeza, a uma biblioteca de sonho e a muitos outros registos históricos, incluindo um hospital.
Tapada Nacional de Mafra – 42,5 km
A deslocação a Mafra não fica completa sem a Tapada. A cerca de 11 minutos do Palácio, foi construída pelo rei João V como espaço de recreio para a corte e também para fornecer lenha e outros produtos ao convento. Além de variada fauna e flora, dispõe atualmente de percursos pedestres (ou em BTT), bem como de jogos tradicionais e atividades para crianças.
Cabo Espichel – 48,3 km
A oeste de Sesimbra — que também merece uma visita — fica um dos cabos mais populares do país. A beleza natural é de cortar a respiração: há praias selvagens deslumbrantes, falésias soberbas e percursos pedestres desafiantes. Chegados ao miradouro, a paisagem é igualmente protagonista desta história, com o oceano a perder de vista e “segredos” espalhados pela costa.
Dino Parque Lourinhã – 75,4 km
A Lourinhãjá era conhecida pelas descobertas relacionadas com dinossauros, mas o Dino Parque veio acrescentar algo mais a este legado. Ao jeito de um Parque Jurássico “seguro”, já que estes dinossauros não vão saltar a cerca, o parque proporciona uma viagem pelo tempo, através de réplicas que percorrem o Paleozóico, o Triásico, o Jurássico e o Cretácico.
Bacalhôa Buddha Eden – 77,1 km
A Bacalhôa é mais conhecida pela sua casta de vinhos, mas o Bombarral também é casa, desde 2006, de um jardim oriental — batizado Jardim da Paz pela tranquilidade que transmite —, que abriga mais de 200 obras de arte. É fácil encontrar pelo espaço verde soldados de terracota, pintados à mão, Budas dourados e recantos ideais para relaxar e até meditar.
Praia Grande do Guincho – 32,9 km
Nem a “antipatia” natural do clima do Guincho afasta as pessoas deste local de eleição. Caraterizado por forte ondulação e ventos fortes, é o palco perfeito para a prática de surf, bodyboard e windsurf. Nas imediações da Praia Grande, há outras praias mais pequenas, bares, restaurantes conhecidos pelo marisco e o incontornável Forte do Guincho.
Recomendado
Mais Lidos