De Madrid a Lisboa: um roteiro a partir da fronteira
Vai viajar de Madrid a Lisboa de carro? Transforme a viagem transfronteiriça, à partida cansativa, numa experiência de sonho: há um mundo por descobrir, por isso vá com tempo. O All About Portugal traçou um roteiro imperdível a partir da fronteira com Espanha.
Se viaja de Madrid a Lisboa de carro, seja por motivos de trabalho ou lazer, não se limite a fazer o trajeto sem paragens e siga o roteiro do All About Portugal, a partir da fronteira, e surpreenda-se. Entre castelos, vilas medievais de encantar, monumentos imperdíveis e petiscos de comer e chorar por mais, este roteiro, adaptável a vários dias mediante a sua disponibilidade, vai surpreendê-lo. Não esquecemos os mais pequenos, por isso incluímos uma Reserva Animal que os vai manter entusiasmados durante toda a viagem de Madrid a Lisboa. Começamos em Elvas, bem perto de Espanha, seguindo pelo maravilhoso Alentejo profundo, e terminamos, para o descanso merecido, no melhor miradouro com vista sobre Lisboa e o Rio Tejo.
Centro Histórico de Elvas
Bem perto de Espanha, encontramos Elvas, a maior cidade fortificada da Europa, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. A sua localização privilegiada, junto à fronteira, fez com que fosse palco de batalhas decisivas, encontrando-se delimitada por fortificações abaluartadas, em formato de estrela. Comece no Castelo e descubra o encantador Centro Histórico, terminando depois no Aqueduto da Amoreira.
Paço Ducal de Vila Viçosa
O percurso de Madrid a Lisboa não fica completo sem uma visita à encantadora Vila Viçosa, onde foi estabelecida a Casa dos Duques de Bragança, que merece uma paragem para conhecer o seu património histórico. Não deixe de visitar o Paço Ducal, com uma fachada surpreendente em mármore, material nobre muito importante na economia da região, mas também o seu Castelo e o Museu Bento de Jesus Caraças. É um destino ideal também para almoçar.
Adega de Borba
A caminho de Estremoz, fazemos ainda uma paragem em Borba, mais propriamente na sua Adega, onde poderá fazer uma visita ou uma prova de vinhos. Fundada em 1955, esta foi a primeira de uma série de Adegas constituídas no Alentejo, reunindo atualmente 300 viticultores, que cultivam cerca de 2.000 hectares de vinha. Aconselhamos uma prova de vinhos acompanhada com uma seleção de outros produtos regionais.
Castelo de Estremoz
Conhecida como “cidade branca” do Alentejo, Estremoz destaca-se na paisagem pelo casario branco disposto numa colina, rodeada pelo recinto amuralhado da antiga cidadela. Para além do Castelo, não deixe de visitar a soberba Torre de Menagem, que se ergue imponente no centro, em mármore branco da região com 27 metros de altura.
Vila Medieval de Évora Monte
Vila medieval com sete séculos de história, o nome de Évora Monte resulta da sua localização, num monte a 500 metros de altitude. Subindo pelas ruelas, por entre o casario branco, chega-se ao centro da cidade fortificada, onde se ergue o Castelo e o Paço Ducal. As vistas panorâmicas deste local, mesmo no ponto mais alto da colina, são assombrosas e prometem ser dos pontos altos da sua viagem de Madrid a Lisboa.
Templo de Diana, Évora
Em Évora, classificada pela UNESCO como Património Mundial, são tantos os monumentos e locais de interesse que se torna difícil apontar o seu ex-libris, mas, se este existe, é o Templo Romana de Diana, erguido no século I e destruído durante o século V. Deixe-se levar pelas suas ruelas, que mais cedo ou mais tarde irá dar à conhecida Praça do Giraldo. Não deixe de visitar a Sé, a Capela dos Ossos e a Igreja de São Francisco.
Monte Selvagem, Montemor-o-Novo
Para quem está a fazer esta viagem com crianças, adicionamos a este roteiro uma atração turística que fará as delícias dos mais novos. Falamos do Monte Selvagem, uma Reserva Animal localizada em Montemor-o-Novo. Nos seus cerca de 20 hectares, existem cerca de 300 animais distribuídos por 70 espécies selvagens e domésticas. Depois desta paragem, temos a certeza que a viagem com os mais novos seguirá mais tranquila.
Café Boavista – Bifanas de Vendas Novas
Não poderíamos passar por Vendas Novas sem provar as famosíssimas Bifanas de Vendas Novas. O Café Boavista é o mais antigo espaço da Capital da Bifana a confecionar esta afamada iguaria. Um ótimo local para descansar da viagem e reconfortar o estômago.
Parque Natural da Arrábida
A próxima paragem é no magnífico Parque Natural da Arrábida, uma reserva biogenética situada junto ao mar, que abrange os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra. Estende-se por 35 quilómetros, sendo o seu ponto mais alto a 501 metros de altitude, no Pico do Formosinho. Pode simplesmente passear de carro, percorrer a pé os trilhos, descansar nas suas maravilhosas praias ou visitar os seus monumentos, como o Convento da Arrábida, o Castelo de Sesimbra e o Castelo de Palmela.
Santuário Nacional de Cristo Rei, Almada
Terminamos o nosso Roteiro em Almada, no Santuário Nacional de Cristo Rei, com uma das melhores vistas sobre os concelhos de Lisboa e Almada. Em dias de sol, poderá ainda vislumbrar parte de Sintra e Sesimbra. Aqui, de braços abertos a 133 metros acima do nível do rio Tejo, ergue-se uma estátua do Santíssimo Redentor, com 28 metros de altura, obra do escultor Francisco Franco de Sousa. Um final de viagem abençoado.
Recomendado
Mais Lidos