Nem só de praias vive o Algarve: o seu património cultural e histórico, com destaque para o turismo religioso, é igualmente digno de uma visita. O All About Portugal fez um roteiro pelas 10 igrejas mais bonitas do Algarve, desde Lagos até Vila Real de Santo António. Palco de inúmeras guerras ao longo dos séculos, a região algarvia é testemunha da passagem de diferentes povos, sendo as igrejas uma parte essencial deste testemunho, uma vez que combinam a religião e a fé com a arte, a arquitetura e a cultura.
Pode seguir este roteiro pelos mais belos templos algarvios durante a época balnear e conjugar com as praias (porque não combinar o melhor de dois mundos?) ou fazer uma visita durante a época baixa e usufruir desta bela região evitando as multidões. Em qualquer dos casos, terá à sua disposição peixe e marisco fresquíssimos para acompanhar o seu périplo pelo melhor que o turismo religioso no Algarve tem para oferecer.
Igreja de São Sebastião - Lagos
A Igreja de São Sebastião é um templo Renascentista construído nos séculos XIV e XVI sobre uma antiga ermida. No interior, destacam-se valiosas imagens, como a de Nossa Senhora da Glória e, no exterior, a pequena Capela dos Ossos. Erguida numa colina, é um miradouro privilegiado sobre a bela cidade de Lagos e sobre o mar.
Igreja do Divino Salvador/ Igreja Matriz de Alvor
No centro histórico da vila de Alvor, encontramos a Igreja do Divino Salvador, ou Igreja Matriz de Alvor, um dos pontos imperdíveis do turismo religioso no Algarve. A construção atual, que veio substituir a construção medieval, foi erigida no início do século XVI por Dom Manuel. No interior, são vários os pormenores interessantes, como o painel de azulejos rococó e o portal Manuelino.
Igreja do Colégio dos Jesuítas - Portimão
O edifício do Colégio dos Jesuítas, também conhecido como Colégio de São Sizenando ou Colégio de São Francisco Xavier, é um dos edifícios mais impressionantes da cidade de Portimão. Foi fundada em 1660, mas só em 1707 foi aberta ao culto. No interior da igreja, sobressaem os retábulos Barrocos e o mausoléu de Diogo Gonçalves, fundador da igreja.
Sé Catedral de Silves
A Sé Catedral de Silves, cuja fundação datará do século XIII, com reconstruções várias ao longo dos séculos, é considerado o templo mais notável da arquitetura Gótica do Algarve. Tal como grande parte dos edifícios de Silves, foi construída em arenito vermelho, o Grés de Silves, uma característica que torna a herança edificada da cidade única e digna de nota.
Igreja de São Lourenço de Almancil
Construída na primeira metade do século XVIII, em estilo Barroco, a Igreja de São Lourenço de Almancil apresenta um exterior sóbrio, mas um interior de uma impressionante riqueza artística. Desde logo, a impressionante cúpula revestida de azulejos figurativos, mas também o conjunto de azulejos setecentistas com cenas da vida de São Lourenço, da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Capela dos Ossos - Faro
Não poderíamos falar sobre turismo religioso no Algarve sem referir a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, também conhecida como Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, e a Capela dos Ossos, em Faro. Foi inaugurada em 1719, tendo depois a Capela dos Ossos sido construída em 1816, com as ossadas que se diz serem de monges carmelitas.
Sé Catedral de Faro
A Sé Catedral de Faro transparece várias influências: Gótica, Renascentista e Barroca, devido às sucessivas reconstruções após um ataque das tropas inglesas e dois tremores de terra. No interior, destacam-se os azulejos e a talha, que constituem um dos mais valiosos conjuntos da arte dos séculos XVII e XVIII do Algarve.
Igreja da Misericórdia de Tavira
Construída no século XVI, a Igreja da Misericórdia de Tavira é considerada um dos melhores exemplares da Renascença do Algarve, com destaque para o magnífico portal talhado em forma de arco. No interior, não deixe de atentar no retábulo da capela-mor, nos azulejos que revestem as paredes da igreja e nas diversas imagens dos séculos XVII e XVIII.
Igreja de Santa Maria do Castelo - Tavira
Ainda em Tavira, a Igreja de Santa Maria do Castelo, construída na segunda metade do século XIII no local onde existira uma mesquita, merece um olhar atento. Foi reconstruída após o terramoto de 1755, mas manteve a estrutura e o portal Góticos. Não deixe de visitar a exposição de arte sacra com imagens e pinturas datadas dos séculos XV a XIX.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação - Vila Real de Santo António
Construída no século XVIII como parte do projeto pombalino de reconstrução de Vila Real de Santo António, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação sobressai na praça principal da vila. No interior, destacam-se os retábulos de estilo Rococó e um conjunto de vitrais da autoria do pintor Joaquim Rebocho. Assim terminamos a nossa viagem pelo turismo religioso no Algarve, numa ronda repleta de religião e fé.
Recomendado
Mais Lidos