No interior norte de Portugal existem verdadeiras pérolas por descobrir, como é o caso de Boticas. Em conjunto com Montalegre, pertencia às antigas Terras de Barroso, epíteto ainda hoje utilizado. Desde logo, destaca-se o seu precioso e vasto património cultural e natural, com castros pré-históricos e monumentos romanos para visitar, parques para passear em pleno contacto com a Natureza e tradições inéditas para descobrir, como o “Vinho dos Mortos”. Não esquecendo as Termas das Águas de Carvalhelhos, conhecidas por santas devido aos seus poderes curativos, para relaxar e cuidar da sua saúde e bem-estar, e a sua gastronomia de excelência para saborear, com destaque para a afamada carne barrosã e a truta.
Aproveite as sugestões do All About Portugal e venha passar uns dias a descobrir a hospitalidade dos botiquenses.
Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade
O magnífico Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade é, em simultâneo, um projeto de conservação da Natureza e uma interessante unidade turística. Atravessado pelo rio Beça, é um atrativo espaço verde com uma biodiversidade impressionante, oferecendo alojamentos em Natur Houses, caminhadas, passeios de bicicleta ou kayak, arborismo, pesca desportiva, entre outras atividades.
Parque do Ribeiro do Fontão
Os diversos cursos de água existentes na região permitiram criar espaços de lazer e bem-estar, como é também o caso do Parque do Ribeiro do Fontão, nas margens do ribeiro com o mesmo nome. Dispõe de um ginásio ao ar livre, um parque infantil e um polidesportivo, permitindo aos visitantes conciliar o contacto com a Natureza com a prática de exercício físico.
Ecomuseu de Barroso - Museu Rural
Integrado na rede de polos museológicos do Ecomuseu de Barroso, o Museu Rural de Boticas insere-se numa antiga unidade agrícola e pretende mostrar aos visitantes o que caracteriza o concelho de Boticas. Aqui poderá conhecer os aspetos específicos da cultura material e imaterial, a interação do Homem com o meio envolvente a nível físico e espiritual e a cultura local nas suas diversas manifestações. Um bom ponto de partida para conhecer os botiquenses!
Termas das Águas de Carvalhelhos
Sabia que as conhecidas águas de Carvalhelhos tem umas Termas que são conhecidas por Caldas Santas devido ao seu poder curativo? Particularmente aconselhadas para doenças dermatológicas, do aparelho digestivo e circulatório, situam-se no sopé do Castro de Carvalhelhos. A 800 metros de altitude, numa agradável área arborizada de 25 hectares, é um verdadeiro poço de saúde e bem-estar!
Castro de Carvalhelhos
O Castro de Carvalhelhos, um antigo povoado fortificado onde se destacam as muralhas, com rampas interiores de acesso, e restos de construções, é um exemplo do vasto património pré-histórico de Boticas, testemunha dos seus séculos de história. Localizado a 860 metros de altitude, este castro é considerado uma das mais importantes estações castrejas do Noroeste Peninsular.
CEDIEC - Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja
Para saber um pouco mais sobre o vasto Património Arqueológico de Boticas, recomendamos uma visita ao Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja, um núcleo de conhecimento e enquadramento dos cidadãos com a escultura castreja, com destaque para o Castro do Outeiro Lesenho.
Boticas Hotel Art & Spa
Para que possa prolongar a estadia e conhecer Boticas com calma, aproveitando tudo o que esta bela vila transmontana tem para oferecer, recomendamos o Boticas Hotel Art & Spa. Com um estilo contemporâneo e charmoso, presta homenagem a Nadir Afonso, estando o espaço decorado com obras de arte do mesmo. Relaxe com os tratamentos do seu Spa & Health Club e delicie-se no seu restaurante, com uma ementa com os melhores sabores do Barroso, dos Chefs Justa Nobre e David Nobre.
Centro de Artes Nadir Afonso
Mesmo ao lado, aproveite para conhecer o Centro de Artes Nadir Afonso, que perpetua a ligação familiar que o conhecido arquiteto e pintor Nadir Afonso tinha com Boticas. Aqui estão expostas permanentemente 80 das suas obras, recebendo exposições de outros artistas e albergando ainda uma biblioteca relacionada com temáticas ligadas à pintura e uma escola de pintura.
Vilarinho Seco
A castiça aldeia de Vilarinho Seco é uma das mais características aldeias barrosãs. O seu património histórico e arquitetónico encontra-se bem conservado, sendo possível apreciar vários espigueiros em granito, algumas construções que ainda conservam os típicos telhados em colmo, moinhos, um cruzeiro, uma capela e o forno comunitário onde ainda hoje se coze o pão.
Taberna Ti João
A gastronomia de Boticas tem como estrelas a posta barrosã, o presunto, a truta e o fumeiro. Na Taberna do Ti João poderá saborear algumas destas iguarias regionais, como a vitela barrosã, o fumeiro e produtos derivados do porco. Não deixe de provar o Cozido à Barrosã, o Naco de Vitela Barrosã ou a Arroz de Costelinhas Castrejo.
Repositório Histórico do Vinho dos Mortos
Se nunca ouviu falar do “Vinho dos Mortos”, não se deixe assustar pelo nome deste vinho que nasceu na época das Invasões Francesas, quando o vinho foi enterrado para não ser roubado. Quando foi desenterrado, descobriram que o vinho tinha propriedades novas, estava surpreendentemente mais saboroso! Assim nasceu o “Vinho dos Mortos”, um néctar que não pode deixar de provar na sua visita a Boticas.
Recomendado
Mais Lidos