O Guia Boa Cama Boa Mesa, do jornal Expresso, premeia há 20 anos os melhores restaurantes e hotéis de Portugal. Em 2023, na área da gastronomia, distinguiu quatro restaurantes com Garfo de Platina, o mais alto galardão atribuído, e 12 restaurantes com Garfo de Ouro. Para além destes prémios, que o All About Portugal lhe dá agora a conhecer, foram também distinguidos mais 16 restaurantes Garfos de Prata e 18 espaços que ininterruptamente estão presentes no guia, desde a primeira edição, com o prémio Mérito 20 Anos. Já a chef Justa Nobre foi distinguida com o Prémio Carreira 2023. Junte-se ao All About Portugal e venha descobrir onde comer com sofisticação, qualidade e criatividade, acompanhado por uma garrafeira de luxo.
Belcanto (Lisboa) - Garfo de Platina
É um dos Garfos de Platina de 2023 e é já uma presença habitual nos prémios Boa Cama Boa Mesa, não fosse liderado por uma das estrelas da cozinha nacional, o chef José Avilez. Se é apreciador da gastronomia portuguesa, aqui levará o seu palato a um outro nível. Uma das escolhas mais populares do menu é “Horta da Galinha dos Ovos de Ouro”, onde não falta a folha de ouro, a trufa e a avelã. Mas esta é apenas uma das opções de uma carta que promete uma viagem inesquecível.
Fifty Seconds by Martín Berasategui (Lisboa) - Garfo de Platina
Também em Lisboa, este restaurante promete levá-lo até às nuvens! A sala envidraçada, a cerca de 120 metros de altura ajuda à sensação, mas é a experiência inesquecível proporcionada pela carta do chef Martín Berasategui que o vai fazer levantar voo. Peça um dos clássicos: um “Brandade de Bacalhau” ou aventure-se por outros sabores, porque qualquer uma das escolhas o levará ao céu, enquanto contempla as vistas sobre o Rio Tejo. Este ano foi um dos galardoados com o Garfo de Platina pelo Boa Cama Boa Mesa.
Ocean (Lagoa) - Garfo de Platina
É um dos Garfo Platina do Boa Cama Boa Mesa, em 2023, e é liderado pelo chef austríaco Hans Neuner, que chegou a Portugal em 2007, em busca de novos sabores. Ainda que apaixonado pela gastronomia nacional, continua a buscar inspiração em viagens além-fronteiras. Este ano dá início a uma nova temporada no seu menu com “Memórias do Brasil”, o quarto capítulo de uma saga iniciada há três anos com “À Descoberta de Portugal”, sucedido por “Edição das Ilhas” e “Rota da índia”. Este verão, se está de férias pelo Algarve, é um local obrigatório onde comer.
The Yeatman (Vila Nova de Gaia) ¬ Garfo de Platina
Situado no alto de uma colina, em Vila Nova de Gaia, o magnífico cenário composto pelo Rio Douro e pelo Centro Histórico do Porto – classificado Património Mundial da UNESCO – garantem um espetacular ponto de partida para uma experiência gastronómica única. Das mãos do chef Ricardo Costa, os sabores tradicionais portugueses são interpretados num estilo criativo e contemporâneo, com um cuidado especial na conjugação do vinho com a gastronomia. O menu é uma viagem por uma série de especialidades gastronómicas regionais, onde não falta o “Leitão” e a “Tripa de Chocolate”, um regresso a Aveiro, as origens do chef.
A Cozinha por António Loureiro (Guimarães) - Garfo de Ouro
O Minho é sempre um excelente destino onde comer. No Centro Histórico de Guimarães, numa pequena praça repleta de história, encontramos o restaurante A Cozinha um dos Garfo de Ouro do Boa Cama Boa Mesa de 2023, a cargo do chef António Loureiro. Com base na sustentabilidade e na utilização de produtos locais sazonais, é na gastronomia portuguesa que assentam as suas criações. Os seus pratos dão vida a sabores e texturas em múltiplas combinações, que de uma forma apaixonada, intensa e única o levarão por uma experiência sensorial inesquecível.
Alma (Lisboa) - Garfo de Ouro
Henrique Sá Pessoa abre-nos o seu Alma com uma cozinha cujo sabor se baseia na tradição portuguesa, nas suas viagens pelo mundo e na sua paixão pela Ásia. O resultado é uma cozinha de gosto refinado, técnica perfeita e produto excelente. Apesar dos menus serem renovados com frequência, no menu “Alma” encontrará clássicos do percurso do chef, onde não falta o bacalhau ou o leitão. O espaço é bastante acolhedor e sofisticado, mas vai sentir-se em casa!
Casa de Chá da Boa Nova (Matosinhos) - Garfo de Ouro
Resultado da genialidade arquitetónica do Pritzker Siza Vieira, a Casa de Chá da Boa Nova é um edifício classificado como Monumento Nacional e integrado no Roteiro Internacional de Arquitetura. Construído num cenário idílico, à mesa é o Chef Rui Paula que dá as cartas, com uma ementa original e ambiciosa, onde as destacam os pratos de mar, como o peixe e o marisco, acompanhada por excelente carta de vinhos. Um espaço único, que vale a pena visitar, por tudo o que oferece!
Euskalduna Studio (Porto) - Garfo de Ouro
Situado em plena Baixa portuense, este restaurante galardoado como Garfo de Ouro em 2023, pelo Boa Cama Boa Mesa, recebe-nos com um ambiente descontraído e acolhedor, onde o balcão lhe permitirá assistir à preparação da magia que sai das mãos do chef Vasco Coelho Santos. Produtos nacionais e sazonais são os ingredientes estrelas de cozinha que homenageia a gastronomia portuguesa, e que o levarão até outra dimensão.
Fortaleza do Guincho (Cascais) - Garfo de Ouro
A Fortaleza do Guincho, em Cascais, dá cartas na gastronomia nacional há mais de 20 anos. Originalmente com uma cozinha de base clássica francesa, aqui os produtos e as tradições nacionais têm vindo a ganhar cada vez mais protagonismo à mesa. O espaço tem magníficas vistas para o mar – vai sentir-se num cruzeiro – e está aberto, unicamente, de quinta-feira a sábado.
G Pousada (Bragança) - Garfo de Ouro
Outro Garfo de Ouro do Boa Cama Boa Mesa em 2023, desta vez em Trás-os-Montes, pertence ao G Pousada, que mostra o melhor que se pode fazer com tudo o que se encontra na região transmontana. O chef Óscar Gonçalves apresenta propostas criativas, inspiradas na tradição e alguns artistas da região dão nome aos menus de degustação: perca-se nas delícias de um Graças Morais, de um Armando, Alves, um Nadir Afonso ou um Júlio Resende.
Il Gallo d’Oro (Funchal) - Garfo de Ouro
É o restaurante gourmet do hotel cinco estrelas The Cliff Bay – Funchal, Ilha da Madeira – e a sua cozinha está sob os comandos do chef francês Benoît Sinthon, desde 2004. Aqui vai viajar pelos sabores da cozinha aromática, com inspiração ibérica, onde o grande protagonista são os ingredientes da Ilha da Madeira. A apresentação cuidada, criativa e requintada são a cereja no topo do bolo.
LOCO (Lisboa) - Garfo de Ouro
Com as portas abertas desde 2015, é uma das estrelas da capital, no que respeita à restauração. O chef Alexandre Silva tem a batuta do espaço e trabalha com uma premissa assente na sustentabilidade e política de desperdício zero. À mesa a ousadia, a criatividade e a surpresa darão a tónica a cada prato, e a carta vive ao sabor das estações e inspira-se na tradição.
Mesa de Lemos (Viseu) - Garfo de Ouro
Centrada nos sabores sazonais, muitos dos ingredientes usados neste restaurante são oriundos da própria Quinta de Lemos, que o chef Diogo Rocha, natural da região de Viseu, tenta manter no seu estado mais puro e natural, para levá-los à mesa com os sabores mais genuínos. O resultado são pratos puros, simples e deliciosos, que nos evocam as paisagens do Dão.
Rei dos Leitões (Mealhada) - Garfo de Ouro
A funcionar desde 1947, o Rei dos Leitões, na Mealhada, é um dos restaurantes de Leitão à Bairrada mais antigos do país. Nos seus 75 anos de história e tradição, acumula vários prémios nacionais e internacionais e, apesar dos anos ao serviço dos apreciadores do bom leitão, soube atualizar-se, mantendo o ambiente acolhedor e familiar e um serviço sempre atento e simpático. O menu inclui várias alternativas ao seu produto estrela, como “Rojões à Bairrada”, “Sapateira Recheada” ou “Cordeiro de Leite”.
Vila Joya (Albufeira) - Garfo de Ouro
Na região algarvia não faltam opções onde comer com qualidade e requinte, e o Vila Joya, em Albufeira, é um bom exemplo disso. Integrado no hotel com o mesmo nome, e com incríveis vistas para o mar e para os jardins, serve pratos inovadores que nos transportam para várias geografias. Mergulhe numa gastronomia que faz as combinações mais surpreendentes, conduzida com mestria pelo chef Dieter Koschina.
Vistas Rui Silvestre (Vila Real de Santo António) - Garfo de Ouro
Inserido no complexo turístico de luxo conhecido pelo seu campo de golfe, o Monte Rei Golf & Country Club, o restaurante Vistas Rui Silvestre está à altura do hotel que o acolhe, em luxo e elegância. O chef Rui Silvestre utiliza ingredientes frescos de origem local para criar pratos únicos, onde mostra uma forte ligação com o oceano, um fascínio pelas viagens e descobertas, e o amor pelo seu país e tradições. As vistas maravilhosas para o mar resultam numa experiência gourmet completa.
Recomendado
Mais Lidos