Procura um destino encantador para umas férias em família? Explore as melhores praias para crianças na Madeira, conhecida como a “pérola do Atlântico”, que apresenta um clima agradável na maioria dos meses do ano. Não faltam locais revigorantes para desfrutar e o verão é uma excelente altura para ir à Madeira com crianças. Contudo, nem todas as praias são indicadas para os mais novos, uma vez que há muitas que não têm a agradável areia mas sim o calhau rolado, típico desta zona. Não se preocupe que há exceções e bem interessantes. Siga o roteiro proposto pelo All About Portugal e vai ver que vale bem a pena. Aconselha-se que alugue um carro e parta à descoberta dos encantos da ilha, em vez de ficar retido no Funchal. Não deixe de ir também à vizinha ilha do Porto Santo, igualmente englobada no arquipélago da Madeira, que é, sem dúvida, um dos pontos ideais para crianças por oferecer uma grande extensão de praia de areia de fina dourada. Pode ir de barco ou avião.
Praia da Calheta
Os petizes vão adorar esta encantadora praia e as suas águas calmas com temperaturas frequentemente mornas ou não fosse esta uma das zonas mais quentes da ilha. Localizada no centro da vila da Calheta, perto do Porto de Recreio, foi a primeira praia artificial a ser criada na Madeira com areia amarela trazida de Marrocos e da Figueira da Foz. Possui cerca de 100 metros de extensão, um solário com mais de sete mil metros quadrados e tem dois quebra-mares, que fazem com que haja poucas ondas ou correntes. Há serviço de aluguer de espreguiçadeiras e chapéus-de-sol e ainda balneários, casas de banho, posto de primeiros socorros e estacionamento. Se a fome apertar, existem vários bares e restaurantes nas proximidades, alguns em que a especialidade é o peixe fresco. Esta que é, indiscutivelmente, uma das melhores praias para crianças na Madeira é também procurada por adeptos de canoagem e windsurf. Enquanto os mais novos brincam na areia, os pais podem sempre desfrutar da magnífica paisagem envolvente.
Praia de Machico
Esta é outra praia de areia amarela importada e muito procurada por quem passa férias em família na Madeira com crianças. Conhecida também por Praia da Banda D’ Além, encontra-se na zona central da cidade de Machico, junto da aprazível baía, convidando a muitas brincadeiras e mergulhos com os miúdos. Tem aproximadamente 70 metros de extensão e dispõe de balneários, instalações sanitárias, cabines para mudança de roupa e estacionamento, tendo vigilância ao longo da época balnear. Ao longo da promenade, o agradável passeio que serve toda a frente de mar da cidade, existem diversos restaurantes e bares com esplanada, para além de estruturas de diversão e lazer. O Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo fica a cerca de quatro quilómetros desta zona muito procurada nos dias mais quentes e que constitui uma melhores praias para crianças na Madeira.
Praia da Prainha, Machico
Embora raras, existem praias de areia natural na ilha da Madeira. É o caso da Prainha, localizada igualmente no concelho de Machico, que oferece um enquadramento paisagístico espetacular, próximo da Ponta de São Lourenço. Prepare-se para transportar as pás, bolas e outros brinquedos dos seus filhos, pois o acesso a esta praia não é o mais imediato, uma vez que é necessário percorrer um pequeno trilho e descer alguns degraus. Contudo, vai ver que o esforço será recompensado assim que chegar a esta pequena praia de areia natural e escura, proveniente da formação basáltica. Situada numa singular baía rodeada de formações geológicas, tem um areal que não é muito extenso e quando a maré começa a subir fica ainda mais curto. Para compensar, há uma zona de solário onde dá para relaxar e aproveitar o sol. Há duches, casas de banho, balneários e um bar de apoio com esplanada. A Prainha é um dos “geossítios” do concelho de Machico, por ser considerado um espaço de valor natural e paisagístico.
Praia do Seixal, Porto Moniz
Na ponta oposta da ilha, na costa norte, no concelho de Porto Moniz, encontra-se outra praia de areia natural com uma paisagem deslumbrante e relaxante para os mais velhos desfrutarem e recantos para os mais novos explorarem. O enquadramento é assinalável com o verde da serra e da Floresta Laurissilva, património da Humanidade, a “misturarem-se” com o azul do Oceano Atlântico. Desfrute em família deste lugar de grande beleza natural e aproveite para registar os momentos aqui passados em fotografias, para mais tarde recordar durante a passagem pela Madeira com crianças. O cenário a isso convida. Encontra-se junto ao Porto de Abrigo e Clube Naval da freguesia do Seixal, o que permite o acesso a um bar de apoio e duches. A água é fresca e límpida e a areia escura nesta praia que é também procurada pelos praticantes de desportos aquáticos. A estrada passa mesmo ao lado e os acessos são bons, o que é sempre uma mais-valia quando se procuram praias para crianças na Madeira.
Piscinas Naturais de Porto Moniz
Outro spot que, embora não seja uma praia, faz as delícias de miúdos e graúdos. Fica na sede do mesmo concelho da Praia do Seixal e é um dos lugares ideais para crianças que se podem encontrar na Madeira. A água do mar entra nestas piscinas naturais formadas por lava vulcânica e os petizes adoram brincar na piscina para crianças, no parque infantil e ainda podem explorar as rochas. A qualidade da água é ótima, com temperaturas médias de 20 graus, num complexo que possui nadadores-salvadores e boas estruturas de apoio como bar, balneários e posto de primeiros socorros. Os 3.800 metros quadrados com dois metros de profundidade da área de natação faz com que haja 7.600 metros cúbicos de água do mar em permanente substituição, enquanto a zona de solário tem 3.200 metros quadrados. A entrada é paga (1,50€), mas crianças até três anos, inclusive, não pagam. Estão abertas durante todo o ano, mas claro que é quando o calor aperta são uma das atrações mais procuradas. A paisagem envolvente também é digna de ser apreciada.
Praia da Fontinha, Porto Santo
Exploradas as melhores praias para crianças na Madeira é altura de partir à descoberta do Porto Santo, conhecida como “Ilha Dourada”, dada a extensão de areal que apresenta, tendo sido considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal – Praias, na categoria de “Praias de Dunas”. O Porto Santo ostenta um areal de cerca de nove quilómetros que se divide por várias praias. Uma das mais frequentadas é a da Fontinha, com 700 metros de comprimento, começando no Cais Velho e acabando perto do hotel Torre Praia. Os pequenos vão adorar brincar na sua areia fina, que tem reconhecidas propriedades terapêuticas que ajudam a aliviar as dores do reumatismo e contribuem para a recuperação de fraturas ósseas. A temperatura do mar é outro chamariz para os miúdos que adoram banhar-se com uma temperatura média da água de 24 graus. Esta praia é ótima para umas férias em família, possuindo casas de banho, balneários, cacifos, zona de restauração, de primeiros socorros e estacionamento. Situada no principal núcleo urbano da ilha, é habitualmente distinguida com Bandeira Azul, o que é “só” mais uma garantia de qualidade do espaço.
Praia do Penedo, Porto Santo
Se não gosta de grandes confusões e procura um local calmo para as crianças poderem brincar à vontade, a Praia do Penedo é uma excelente opção. Em virtude de se encontrar no extremo Sudeste da ilha, distante do centro da cidade da Vila Baleira e da zona de comércio, é uma área onde abunda a tranquilidade. Tem casas de banho, zona de restauração, posto de primeiros socorros, nadador salvador e parque de estacionamento, no interior do Porto de Abrigo. Há quem a considere uma das mais bonitas praias do Porto Santo repleta de beleza natural com um extenso areal e águas em tons de azul vivo. Também aqui a areia possui propriedades terapêuticas e a água do mar costuma ter temperaturas amenas que vão fazer com que os mais novos não queiram de lá sair.
Praia Cabeço da Ponta, Porto Santo
Com um nome peculiar, esta praia fica a quatro quilómetros da Vila Baleira, numa zona em que se encontram diversas unidades hoteleiras, sendo muito frequentada por turistas. A paisagem é espetacular e os petizes vão adorar a água amena, o amplo areal dourado e brincar. À semelhança da Praia da Fontinha cumpre os critérios exigidos para a atribuição da Bandeira Azul e, durante a época balnear, dispõe de nadador-salvador, bote salva-vidas e posto de primeiros socorros. Para mais informações sobre o Porto Santo consulte este artigo.
Recomendado
Mais Lidos