Menir do Outeiro
Realizado entre os inícios do 4.º e meados do 3.º milénio a.C., este monumental monólito, afeiçoado e em forma fálica, foi erguido de forma isolada, mas harmoniosamente com o meio envolvente. Também conhecido por "Penedo Comprido", este menir possui um elevado poste de granito de configuração fálica. Tem 550 cm de altura, pesa cerca de 8 toneladas e no vértice tem esculpido o meato urinário. Foi descoberto tombado em 1969 e está classificado como Monumento Nacional.
- Estacionamento exterior fácil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Menir do Outeiro
Anta 1 do Olival da Pega
Anta de grandes dimensões situada junto à Ribeira da Pega. Pensa-se que terá sido construída entre 3500 e 3000 a.C. e que terá testemunhado pelo menos 134 ente…
Anta 2 do Olival da Pega
Pensa-se que esta anta terá sido construída na mesma altura que a primeira, entre 3500 e 3000 a.C. Ainda não foi totalmente escavada, mas já foi possível dar a…
Capela de São José
Esta construção religiosa foi fundada em 1708 por Domingos Lourenço Perdigão. Era aqui que os presos da cadeia da Comarca vinham cumprir os ofícios divinos. No…
Casa da Inquisição / Centro Interactivo da História Judaica
Conta-se que esta era a casa onde eram terrivelmente torturados os prisioneiros pelos inquisidores, embora não haja provas documentais. Sustenta-se que esta ca…
Casa do Juíz de Fora / Casa da Universidade
Inicialmente era habitação senhorial. No século XX, em 1970, é doado ao Instituto Universitário de Évora e hoje serve de casa de apoio aos investigadores a Uni…