Cromeleque do Xerez
Este conjunto de cinquenta menires definindo um recinto de planta quadrangular regular foi descoberto e identificado por portugueses. Embora fraturados, alguns têm configuração fálica, outros almendrados, envolvendo um gigantesco poste central com configuração fálica, de quatro metros de altura e 7 toneladas de peso. Foi o único monumento movido para outro local em toda a região do Alqueva e foi instalado em 2004.
- Estacionamento exterior fácil
- Locais arqueológicos
- Visitável (com guia)
- True
Características
Monumentos perto de Cromeleque do Xerez
Anta 1 do Olival da Pega
Anta de grandes dimensões situada junto à Ribeira da Pega. Pensa-se que terá sido construída entre 3500 e 3000 a.C. e que terá testemunhado pelo menos 134 ente…
Anta 2 do Olival da Pega
Pensa-se que esta anta terá sido construída na mesma altura que a primeira, entre 3500 e 3000 a.C. Ainda não foi totalmente escavada, mas já foi possível dar a…
Capela de São José
Esta construção religiosa foi fundada em 1708 por Domingos Lourenço Perdigão. Era aqui que os presos da cadeia da Comarca vinham cumprir os ofícios divinos. No…
Convento da Orada
A fundação deste convento é de 1670 e ficou a dever-se aos Agostinhos Descalços. A sua construção começou em 1700, pelo prior João Calvário, mas só em 1741 foi…
Igreja do Convento de Nossa Senhora da Orada
Igreja monumental, sóbria, sem adornos exagerados. A planta é retangular, tem coberturas diferenciadas e no interior estão 2 pisos. Começou a ser construída em…